Dicas de Networking para pequenas empresas

O networking pode ajudar a encontrar clientes, conectar-se com mentores e obter inspiração para ajudar a expandir o seu negócio. Eis as nossas 5 dicas de networking para pequenas empresas.

1. Saiba o que o networking pode fazer pelo seu negócio

Quando vai a um evento de networking com um propósito, é mais provável que saia de lá satisfeito(a) e fique com vontade de repetir.

Não tem a certeza de quais os seus objetivos? Aqui estão algumas formas de como o networking pode ajudar a sua empresa:

Encontrar parceiros

O networking pode ajudar a encontrar fornecedores, retalhistas ou parceiros de logística que podem ajudar o seu negócio e vice-versa.

Encontrar um mentor

Se está a começar, ou a pensar iniciar o seu negócio o networking pode ser o caminho para encontrar um mentor.

Aumentar as vendas

Os eventos de networking não têm como objetivo principal as vendas, mas podem sem dúvida abrir a porta para novos clientes.

Divulgação da marca

Divulgar a sua marca significa que é mais provável que seja recomendado a uma rede mais ampla de pessoas, outra boa razão para fazer networking.

Conhecer os seus objetivos pode facilitar a conversa. Comece por falar sobre o que o(a) levou ao evento e as suas histórias de negócio.

2. Lembre-se do que tem a oferecer

Não vá a um evento de networking focado em com pode beneficiar, pense no que pode dar a outras pessoas em troca.

Pode ter conhecimento especializado para partilhar, dar uma nova perspetiva sobre um desafio comercial ou apresentá-los a conexões que podem ajudá-los, mesmo que você não os consiga.

Se pensar no networking como uma oportunidade de dar valor, em vez de uma chance de se vender é mais provável que faça conexões autênticas e duradouras.

Todos se lembram de pessoas que são úteis e estão interessadas em ouvir o que elas têm a dizer, em vez daqueles que estão apenas a pedir coisas.

3. Prepare-se antes do evento de networking

Faça o trabalho de casa e prepare-se, isto pode fazer toda a diferença. Quando for a um evento de networking, informe-se das pessoas convidadas e veja o que publicaram nas redes sociais nos eventos anteriores.

Isto ajuda a ter a noção de como é o evento, e pode ajudar com coisas como decidir o que vestir e o que levar consigo.

Não se esqueça dos cartões de contacto, é indispensável levá-lo consigo. Não há praticamente nenhuma ocasião de networking em que trocar cartões não seja apropriado.

Além de os usar para partilhar os seus contactos, pode usar o verso para anotar coisas como aplicativos ou serviços recomendados para os seus novos contactos.

Para um evento maior ou mais formal, os flyers oferecem mais espaço para mostrar a sua proposta de valor e descrever o que tem a oferecer.

Prepare um elevator pitch (discurso de elevador)

Prepare uma frase sobre quem você é e o que faz, por exemplo “Sou um designer e ajudo startups a elevarem a sua marca” ou “Sou um jornalista a começar a carreira como freelancer”.

Um elevator pitch torna as introduções rápidas e fáceis quando encontra muitas pessoas em um único evento.

Esteja pronto(a) para fazer a transição sem problemas entre conversas
Não importa o quão boa está a conversa com aquela pessoa, em algum momento vão querer seguir em frente e falar com outras pessoas.

Faça isto de maneira mais suave possível com uma frase preparada, como por exemplo “Gostei muito de o(a) conhecer, é melhor conversar com outras pessoas antes de ir para casa”, ou algo parecido, com o seu toque pessoal.

Faça follow up com um email

Depois do evento, envie emails para as pessoas com as quais fez conexões promissoras. Inclua algo que lembre do que falaram e sugira que se reencontrem, se for algo que deseje fazer.

É mais provável, que um convite específico tenha resultados do que um convite geral “vamos nos manter em contacto”.

Envie os emails 1 a 2 dias depois do evento, enquanto a conversa ainda está fresca na sua memória.

Evite a sua zona de conforto

Participar num evento de networking com amigos ou colegas poder tornar as coisas menos stressantes, mas também reduz a possibilidade de fazer novas conexões, que é para o qual lá está.

Se estiver no evento com um grupo de amigos ou colegas, passe algum tempo sem eles à procura de novos contactos.

Outra coisa a evitar é passar o tempo a olhar para o telemóvel, que é uma forma de perder uma conexão que pode mudar o seu negócio.

4. Saiba onde encontrar oportunidades de networking

Oportunidades de networking surgem em todo o lado, eis alguns tipos de eventos e situações onde pode trabalhar o seu networking.

Redes Sociais

Redes sociais como o LinkedIn, oferecem várias formas de se conectar com pessoas que trabalham no seu setor. Pode usar também, as newsfeeds e fóruns para participar em conversas e trocar conhecimentos sobre tópicos relacionados ao seu setor.

O LinkedIn, não é o único sítio onde se pode relacionar profissionalmente. Existem outros sites gratuitos e pagos, especializados em ajudar empresários e empreendedores a fazer conexões profissionais. Quora, StackExchange e até mesmo o Facebook fornecem espaço para conversar, partilhar conhecimento e promover-se. O Eventbrite e o Meetup.com são sítios úteis para encontrar eventos locais.

Entrevistas Informativas

Uma entrevista informativa, é mais ou menos, como uma entrevista de emprego, mas sem uma vaga para preencher. O objetivo é perder tempo de qualidade, a descobrir sobre uma empresa ou setor em que você tem interesse, com alguém que lá trabalha.

De natureza informal, as entrevistas informativas são geralmente uma estratégia para os candidatos a emprego, mas pode funcionar igualmente bem para os pequenos empresários que procuram orientação, conselhos e ideias.

Se está a procura de alguém para solicitar uma entrevista informativa, é uma vantagem se tiver algum conhecimento prévio um do outro, ou uma conexão em comum. No entanto, se pesquisou sobre a pessoa em questão e tem perguntas específicas para fazer, uma abordagem por email também pode ser bem-sucedida.

Speed Networking

Como no speed dating, o speed networking é um evento projetado para ajudar a conseguir o máximo de conexões no menor espaço de tempo. É uma forma divertida de experimentar networking, sem ter de abordar alguém e iniciar uma conversa.

A desvantagem é que pode ser difícil fazer uma conexão de valor num espaço de tempo muito curto. Mantenha-se em contacto com as conexões mais promissoras ao levar os seus cartões de contacto.

Conferências

Participar numa conferência pode ser um bom investimento, pois pode fazer networking. A maioria das conferências tem uma pausa para fazer networking. A melhor parte é que pode usar as palestras que assistiu como forma de iniciar uma conversa com alguém.

5. Elimine os seus medos

Está muito nervoso(a) e não quer ir

Sentir-se nervoso(a) por ir a um evento de networking é comum e absolutamente natural. Meter conversa com pessoas não é a atividade favorita de muitos, e pode ter a certeza que haverá muitas pessoas no evento a sentirem-se da mesma forma.

Para evitar constrangimentos prepare uma lista com “ice-breakers” que pode usar para desencadear a conversa.

Não há eventos de networking na minha cidade

Se mora numa numa zona distante ou o setor em que trabalha dificulta encontrar uma área em comum, pode ser difícil entrar no ritmo do networking.

Mas não há nada que diga que tem de fazer isto pessoalmente, a magia da internet torna o networking uma coisa global.

Os eventos de networking coincidem com compromissos familiares

Muitos empresários fazem malabarismo para conciliarem o trabalho com a família e outros compromissos, se for o seu caso pode parecer irreal ou até inatingível.

A Internet pode ser sua aliada nesta situação. Pode usar a Internet para fazer networking, e manter-se informado dos eventos e quais vale realmente a pena investir o seu tempo.

Subscrever-se, para receber informação sobre os eventos por email, pode ajudar a organizar com antecedência a sua agenda profissional ou familiar.


A DesignPT Agência Digital ajuda a comunicar o melhor que a sua marca tem às pessoas, de forma inteligente.

Peça-nos um orçamento, contacte-nos agora, invista na sua imagem.

Artigos relacionados:
Networking: traga o raio dos cartões consigo
Porque deve ter uma presença online agora
Segredos para criares uma network espetacular
Conhecer novos clientes e contactos através do Networking

Logótipo
Design logótipo profissional
a partir de €200

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment