Dicas marketing pequenas empresas
Eis algumas dicas de marketing, económicas e fáceis de aplicar para destacar a sua marca ou empresa.

Marketing: o básico

Marketing é tudo o que faz para divulgar o seu negócio, desde anunciar um novo produto ou serviço nas redes sociais, até ao seu stand numa feira.Existem várias formas de divulgar a sua marca ou negócio, por isso, é uma boa ideia experimentar diferentes tipos de marketing, para descobrir o que funciona para si e para a sua marca.Pode escolher e misturar ideias para criar uma abordagem que os seus clientes respondam bem, quer seja através de uma newsletter, do Instagram ou artigos envolventes no seu blogue.

Porquê investir em marketing?

Eis alguns bons motivos:
  • Ser mais visível para os seus potenciais clientes;
  • Agregar valor, envolver e entreter os seus clientes, especialmente através das redes sociais;
  • Tem uma vasta variedade de ferramentas e plataformas para ajudar a moldar a sua marca;
  • Saber mais sobre como os seus clientes veem os seus produtos e marca;
  • Ganhar novas habilidades e fazer contactos úteis.

Marketing offline e digital

Ao iniciar o seu plano de marketing, pense no equilíbrio entre o marketing offline e online.Independentemente da sua estratégia principal ser offline ou online, pode existir alturas em que pode beneficiar da adoção da outra abordagem.Por isso, vale a pena conhecer todas as opções para aproveitar ao máximo.
  • O marketing online é tudo digital, incluindo o site, email, redes sociais e publicidade online.
  • O marketing offline são atividades e ativos do “mundo físico”, incluindo materiais promocionais impressos, feiras, etc.
Neste artigo, falamos de algumas abordagens offline e online mais populares, juntamente com ideias de como pode fazê-las funcionar com um orçamento pequeno.

Abordagens e estratégias de marketing digital

O mundo do digital tem um enorme potencial quando se trata de marketing para pequenas empresas.Aqui ficam as nossas sugestões para redes sociais, artigos para o blogue e algumas ideias para o site.

Redes Sociais

Quando se trata de marketing, as redes sociais são uma mais-valia. São gratuitas, fácil de medir resultados e têm uma enorme audiência que passam muito tempo usando-as.Fique com algumas ideias para envolver a sua audiência:

1. Escolha uma plataforma que se adeque a si e ao seu público

O sucesso do seu marketing nas redes sociais torna-se mais fácil, se já estiver familiarizado com a plataforma.Procure por redes sociais que já use e veja se o seu público-alvo também está ativo lá.Se não, vai precisar de adquirir novas competências, mas se o seu público-alvo também está ativo nas mesmas redes sociais que você, tem a vantagem de poder começar num terreno mais familiar e a curva de aprendizagem é mais fácil.

2. Concentre-se no conteúdo visual

Com a diminuição da atenção no online, os feeds visuais, como o Pinterest ou o Instagram, permitem que possa criar conteúdo rápido e fácil de consumir.É melhor organizar as suas publicações com uma mistura de conteúdo inspirador e promocional para os seus produtos ou serviços.

3. Agregue valor com as histórias do Instagram

Uma história é curta e por norma desaparece passado um dia. Elas são ótimas para divulgar notícias de um produto ou serviço, mostrar algo novo por trás dos bastidores ou realizar uma sessão de perguntas e respostas entre a sua marca e a sua audiência.

Blogue

Se há uma coisa que os profissionais de marketing concordam, é o valor do storytelling.Ao começar um blogue pode transformar a sua viagem de negócios em conteúdo valioso.Escrever artigos para o seu blogue é uma ótima maneira de mostrar para a sua comunidade que é um expert na sua área e como bónus é bom para os motores de busca.Eis algumas ideias de conteúdo para o seu blogue:

4. Conteúdo visual

Os seus leitores não querem ver só texto, as imagens ajudam na leitura e tornam um artigo mais interessante.Os infográficos são uma excelente forma de ilustrar ou explicar uma ideia ou processo visualmente. Por causa do seu formato de transmitir conteúdo útil de uma forma fácil, são normalmente mais partilhados.

5. Aumente o seu alcance com artigos de convidados

Escrever e receber artigos de convidados é uma boa forma de aumentar o seu alcance.Esta é uma boa maneira de divulgar a sua marca para um conjunto de leitores que têm interesse nos seus conteúdos, mas que ainda não tinham conhecimento da sua marca.Este tipo de parceria dá-lhe acesso a um público muito mais vasto, e é também uma forma de networking.

6. Use conteúdo dos seus visitantes

Um blogue para além de um espaço de partilha de conteúdo relevante, também é envolvimento com a comunidade.Coloque no seu blogue conteúdo que os seus clientes ou fã lhe tenham enviado, como elogios a um produto ou serviço, ou fotos que lhe tenham enviado a usar os seus produtos, etc.Esta é uma forma de mostrar o valor do seu produto ou serviço, pode incluir testemunhos de clientes, mostrar formas de como as pessoas usam os seus produtos e partilhar histórias de como eles fizeram a diferença na vida de alguém.Usar este tipo de conteúdo no blogue é um recurso permanente, em vez de um momento passageiro nas redes sociais.

Email Marketing

Incentive os seus clientes e potenciais clientes a inscreverem-se na sua newsletter, dê-lhes conteúdo de valor não queira só vender.Artigos relacionados: Como criar uma lista de emails do Zero e enviar a sua primeira newsletter Dicas para crescer uma lista de emails Lead Magnet: o guia definitivo de ideias Lead magnets: ideias e exemplos para captar leadsSe está a dar os primeiros passos no marketing digital, não se preocupe com os termos técnicos como taxa de conversão, taxa de cliques, etc.O importante é começar e se o email marketing funcionar para o seu negócio, então pode começar a aprender mais sobre email marketing.Aqui ficam algumas dicas para email marketing:

7. Dê muito valor

Ganhe o seu espaço na caixa de entrada dos seus subscritores com conteúdo de valor. Quer seja um artigo, uma notícia ou promoções, certifique-se que as suas campanhas de email marketing valem a pena ser abertas.Muitos dos seus subscritores veem os seus emails a partir do smartphone, portanto, lembre-se de criar emails que fiquem bem tanto em desktop como em smartphones.

8. Configure a sua campanha de email automatizado

Uma campanha de email automation ou automação de email, é um conjunto de emails enviados automaticamente para os seus subscritores, em resposta a determinados comportamentos.Por exemplo, pode ter um email que é enviado automaticamente quando alguém se inscreve na newsletter ou quando alguém não abre os seus emails há algum tempo.Também, pode usar comportamentos num site, como compras ou visitar determinadas páginas como acionadores.O Zapier tem um guia prático para campanhas de automação de emails.

9. Use a segmentação para manter os emails relevantes

Se há algo em que os serviços de email marketing se destacam, é poder segmentar o seu público.Além, de separar os seus emails transacionais dos seus emails promocionais, segmente a sua lista por comportamento.Escreva conteúdo específico para cada um dos seus grupos, como clientes existentes, novos inscritos e pessoas que não compram há algum tempo.Tem mais trabalho a escrever emails, mas vai ter campanhas de email marketing muito mais eficientes.

Táticas e estratégias de marketing offline

Muitos proprietários de pequenas empresas angariam negócios usando táticas de marketing offline como principal estratégia de marketing.Este tipo de estratégia pode dar um público-alvo menor do que o digital, mas pode oferecer resultados de alta qualidade na forma de lealdade do cliente e fortes relacionamentos com outras pequenas empresas.Também, há muito espaço para marketing de baixo orçamento, algumas destas dicas para pequenas empresas são totalmente gratuitas.

Redes de Referência

Uma ideia de baixo custo e alto valor é juntar-se a outras empresas e promoverem-se umas às outras.O conhecimento local, os relacionamentos pessoais com clientes e a sociedade partilhada significam uma excelente oportunidade para programas de referência, a explorar por proprietários de pequenas empresas.Como as empresas não estão em concorrência direta, não comprometerá as suas próprias oportunidades de venda, mas aumentará o seu público-alvo e adicionará conveniência aos seus clientes.

10. Ofereça desconto de referência

Recomende um parceiro de referência aos seus clientes e dê-lhes um desconto quando eles referirem a sua empresa.Isto funciona muito bem para empresas relacionadas que partilham o mesmo público, como agentes imobiliários e designers de interiores.Por exemplo um designer pode oferecer 10% de desconto nos móveis para os clientes do seu parceiro agente imobiliário.Um programa de referência mútua como este é interessante para os potenciais clientes, eles poupam dinheiro e têm menos uma chatice para procurar novas empresas.

11. Marketing Impresso

O marketing offline geralmente envolve impressão, e por boas razões. O material impresso causa uma ótima impressão e atrai outros sentidos como o toque.Pode alcançar públicos-alvo que nenhuma campanha de marketing online jamais oferecerá, como pessoas que não usam as redes sociais ou públicos desconhecidos para os quais não direcionou as suas campanhas.Uma dica para poupar no seu marketing impresso, é juntar-se com a sua rede de referência e partilharem os custos de impressão de flyers, cartões e cartazes e usá-los para promover o seu grupo de empresas.

Relações Públicas

Colocar a sua pequena empresa nos media local tem enormes benefícios. Aparecer nas notícias transmite uma certa autoridade, e a consciência de que a sua pequena empresa faz parte da comunidade.Pode ajudar o seu público-alvo a relacionar-se com as pessoas por trás da sua marca e aumentar a confiança.Mas, para aproveitar esta opção de marketing de baixo custo, precisa ser motivo de notícia. Experimente estas dicas abaixo.

12. Envie Press Release

Um Press Release, é uma forma de marketing destinada a jornalistas. É um pequeno artigo a explicar o que é interessante acerca do seu produto ou serviço e a convidar os jornalistas a apresentá-lo.Escrever um Press Release pode ser uma ótima estratégia de marketing, com um baixo custo.Tem de dedicar algum tempo para reunir uma lista de contactos de jornalistas e bloggers, mas, se um ou dois deles publicarem a sua história, valerá a pena, especialmente porque pode promover nos seus próprios canais.Certifique-se de enviar o seu Press Release aos jornalistas que cobrem o seu setor, e que segue as melhores práticas ao escolher o seu assunto e a escrever o seu press release, eis um bom artigo.

13. Tente ganhar prémios e certificações

Ganhar prémios é uma ótima forma de divulgar a sua marca. Procure por prémios e programas de certificação que reconhecem a excelência em áreas como o atendimento ao cliente, inovação e qualidade do produto.Receber um prémio ou certificação é uma ótima maneira de aumentar a sua confiança e dar à sua equipa uma motivação adicional.Também, transmitem confiança para os seus potenciais clientes.

14. Fale em eventos

Falar em eventos é uma ótima oportunidade de divulgar a sua empresa ou marca, mesmo que não tenha uma história interessante para partilhar. E claro, não tem de pagar por isso.

Medir e rastrear táticas de marketing

Para quê fazer estes esforços de marketing se não está acompanhar os resultados?Medir o sucesso de todo o seu trabalho vai ajudar a entender melhor o seu negócio, clientes e o que funciona para a sua marca, o que, por sua vez, permitirá que crie estratégias de marketing ainda melhores no futuro.Felizmente, pode acompanhar campanhas de marketing digital e offline sem precisar de um software caro.Aqui estão algumas opções económicas para começar:

Acompanhe as métricas das redes sociais

Existe um vasto leque de plataformas para acompanhar as métricas das suas redes sociais, tanto gratuitas como com planos pagos.Entre as mais populares estão o Hootsuite, Buffer e Zoho. Tem ainda a Swonkie , que é uma empresa 100% Portuguesa.Comece com um plano gratuito primeiro para testar a plataforma e, se for adequada e necessário passe para um plano pago.As próprias redes sociais têm as suas próprias métricas internas, geralmente são gratuitas por isso é bom para negócios preocupados com o orçamento.Mas, muitas vezes uma plataforma de terceiros é a melhor opção, principalmente para quem tem contas em várias redes sociais, pois pode ver todas as métricas e agendar posts numa só plataforma.

Website Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita para web analytics, mas não é a única. Opções alternativas incluem Kissmetrics, Matomo antigo Piwick.Qualquer que seja a sua opção pode esperar ver métricas como a taxa de exibição e hit de uma página, localização geográfica do visitante, como chegaram até ao seu site, navegador, sistema operacional, entre outras métricas.

Use uma ferramenta de CRM para medir as suas campanhas de email

Um sistema de CRM (customer relationship management) é indispensável para o email marketing, tanto para gerir as suas campanhas como para métricas como taxa de abertura, bounce rate, entre outras.O Mailchimp e o Hubspot são dois CRMs bem conceituados, com planos gratuitos e recursos integrados de análise de marketing.Um CRM, também pode ser usado como uma plataforma de automação de marketing, oferecendo um retorno extra do investimento.

Explore os resultados offline com questionários e códigos de rastreamento

Embora o marketing offline não ofereça a mesma facilidade de medir os resultados como o marketing digital, ainda assim pode acompanhar as principais métricas e avaliar o sucesso do seu marketing.
Códigos de rastreamento
Adicione um código exclusivo às suas campanhas promocionais, para que os clientes que resgatem uma oferta especial sejam “marcados” com o canal de marketing que os trouxe até si.Por exemplo, ter o código “flyer” para quem viu a oferta no flyer. Quando a promoção terminar, pode registar os seus códigos e ver qual o canal que teve mais sucesso.Adicionar códigos nas suas campanhas é uma boa forma de saber quais as campanhas mais sucedidas, e assim poder investir mais onde consegue melhores resultados.
Questionários
Os questionários podem fornecer informações fantásticas sobre a sua eficácia no marketing.Os softwares de questionários online, fornecem dados qualitativos e quantitativos, consegue obter opiniões e pontuações.Tanto o SurveyMonkey como o Qualtrics têm versões gratuitas, para reunir informações do cliente sobre o seu marketing, testar diferentes versões de anúncios e o reconhecimento da marca.E você já está aplicar algumas destas dicas no seu marketing? Partilhe connosco nos comentários.
A DesignPT Agência Digital ajuda a comunicar o melhor que a sua marca tem às pessoas, de forma inteligente.Peça-nos um orçamento, contacte-nos agora, invista na sua imagem.Artigos relacionados: Criar uma estratégia de marketing do ZERO 11 Estratégias de marketing para pequenas empresas Como criar um plano de marketing para pequenos negócios Como criar um plano de marketing para pequenas empresas 100 dicas para ser um mestre de online marketing 10 dicas de marketing para pequenas empresas
Logótipo
Design logótipo profissional
a partir de €200

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.


Notice: presscore_display_share_buttons_for_post foi chamada incorrectamente. Function is deprecated, use the7_display_post_share_buttons instead. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 7.8.0.) in /home/joaoxgaz/public_html/wp-includes/functions.php on line 4778

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment