estratégias de marketing para pequenas empresas

Tem uma ótima ideia para o seu negócio, tem tudo orientado, incluindo o seu logótipo, e agora precisa encontrar clientes.

Pode oferecer os melhores produtos ou serviços do mercado, mas isso por si só não chega, se os seus potenciais clientes não o conseguirem encontrar. Precisa de uma estratégia de marketing.

Veja as 11 estratégias de marketing a baixo, que podem ajudar a aumentar a sua visibilidade e a atrair novos clientes.

1. Branding – estabeleça uma identidade

marca, identidade, logótipo
Para comunicar o que a sua empresa é, faz e representa, precisa ter uma identidade clara. Você sabe o que a sua empresa representa, e para transmitir isso para os seus clientes, precisa de um nome adequado, de um logótipo, cores e imagens.

Este tipo de trabalho pode fugir um pouco ao seu orçamento, mas é dinheiro bem investido. Pense em empresas como a McDonald’s ou a Starbucks são definidas pelas suas marcas, logótipos e cores.

Quando tiver o seu logótipo, certifique-se de colocá-lo em tudo, publicidade, cartões-de-visita, envelopes, assinatura de email, redes sociais, vídeos, etc., para construir a consciência da marca e visibilidade. A sua marca deve ser memorável.

Artigos relacionados:
Conceitos básicos do branding
O Poder do Branding
6 Lições de Branding que podemos aprender com a Apple
Como usar a emoção no branding

2. Conheça o seu negócio e conheça os seus clientes

Persona com lupa

Um erro comum é pensar que existe uma estratégica de marketing standard que pode seguir e esperar grandes resultados, seja qual for o negócio.

Isto não é verdade, todas as empresas são diferentes e todas possuem requisitos diferentes.

Antes de escolher quais os elementos a integrar na sua estratégia geral de marketing, precisa pensar cuidadosamente sobre os seus potenciais clientes. Quais os dados demográficos? Onde é que vivem? Quantos anos têm? Como procuram pelo seu produto ou serviço? Quais os serviços online que eles usam?

Ter conhecimento destes detalhes vai permitir que desenvolva uma estratégia direcionada e mais eficaz, que se foque nos canais com maior probabilidade de lhe gerar resultados.

Artigos relacionados:
Buyer Personas: o que é?
Criar uma estratégia de marketing do ZERO
Como criar um plano de marketing para pequenos negócios

3. Use anúncios Facebook

Anúncios carrossel facebook

Os anúncios Facebook, são uma das melhores maneiras de segmentar um grupo específico. Os seus anúncios podem ser segmentados por idade, sexo, interesses, localização, hábitos online, etc.

O sistema é fácil de usar e é relativamente barato, o que torna uma ótima maneira de alcançar o número máximo de potenciais clientes em pouco tempo.

Artigos relacionados:
10 razões para se viciar em anúncios Facebook
Facebook Principais Tipos de Anúncios
Quais os diferentes tipos de anúncios Facebook?
Análise de todo o tipo de anúncio Facebook e como os usar

4. Tenha um bom site

Se há uma coisa que vai colocar os seus potenciais clientes fora do seu radar, é um mau website. Você fez a parte mais difícil que foi conseguir esse clique e trazer o cliente para o seu site, o que acha que vai acontecer se o seu site for difícil de navegar e muito confuso, fecham o site e vão para a concorrência.

Este é um erro que é fácil de evitar, por isso, não cometa este erro.

Artigos relacionados:
8 Dicas para criar site profissional
Como criar website para o sucesso
5 formas de como o seu site afugenta as pessoas
8 maneiras de estragar o seu website

5. Entenda o poder do SEO

Uma das formas mais importantes de direcionar tráfego da web para o seu site é por meio de pesquisas no Google.

Mesmo que o Google mude os algoritmos, você precisa manter a palavra-chave da sua página otimizada para garantir que tem uma boa posição nas pesquisas.

Ter o seu site na primeira página aumenta as suas chances de conseguir o clique. Por isso, faça com que seja aí que está.

Artigos relacionados:
Tutorial SEO para iniciados
Como funciona o SEO?
10 dicas SEO para negócios locais
SEO: otimize para as pessoas; não para os motores de busca

6. Não se esqueça do email merketing

Smartphone email marketing

O email tem muitas vantagens como um canal de marketing. É fácil de fazer, fácil de automatizar, permite uma comunicação instantânea, os custos podem ser baixos, pode segmentar a sua lista.

Forneça conteúdo interessante, valioso e relevante que faça com que queiram abrir os seus emails, em vez de os eliminarem imediatamente. Caso contrário está a perder tempo e dinheiro.

A ideia principal é fazer com que voltem ao seu site.

Artigos relacionados:
7 Erros de Email Marketing que os Empresários Cometem
19 dicas email marketing para principiantes
5 dicas rápidas de Email Marketing

7. Use o Google My Business

Google my business

Registe a sua empresa no Google My Business

O Google My Business, é uma ferramenta particularmente útil para empresas locais, com uma base de clientes locais. Quando as pessoas na sua área geográfica pesquisam no Google, por um produto ou serviço que você fornece, esta é uma ótima maneira de exibir a sua empresa no topo da pesquisa.

Quando potenciais clientes veem o perfil do seu negócio, e boas avaliações no topo ou perto do topo da lista, a sua empresa ganha credibilidade automaticamente, e as pessoas estarão mais dispostas a confiar no seu negócio.

Artigos relacionados:
O que é uma citação Local? SEO localizado
10 dicas SEO para negócios locais
Google My Business para PME’s

8. Patrocine uma equipa local

patrocine equipa local

Com tanta coisa que pode ser feita online, às vezes esquecemos as formas mais tradicionais de ganhar visibilidade. Para empresas locais, patrocinar uma equipa local ainda é uma ótima forma de aumentar a notoriedade da sua empresa.

As pessoas adoram as suas equipas locais e ter o seu logótipo estampado no equipamento ou noutros materiais fará com que as pessoas associem a sua marca à área local. Eles estarão mais propensos a pensar na sua empresa quando precisarem do seu produto ou serviço e a probabilidade de comprarem de si será maior.

9. Promova a sua marca com amostras gratuitas ou demos

Se quer criar consciência do seu produto, precisa deixar que as pessoas experimentem. Um bom exemplo disso é quando a Keurig queria passar de máquinas de café para o escritório, para produzir máquinas para uso doméstico.

Apesar de terem um produto fantástico para vender, na época uma máquina de café em cápsulas era uma ideia muito nova, eles fizeram um esforço para demonstrar o seu sistema Keurig em lojas e outros locais de alta visibilidade.

A estratégia, foi recompensada já que a empresa passou a dominar o mercado norte-americano de cafés caseiros e tornou-se um modo de vida.

10. Trabalhe as referências

Bonecos a apertar mão

Use os clientes existentes para gerar mais negócios, tente incentivar referências para incentivar os seus clientes a gerar mais.

Dependendo do seu tipo de negócio, ofereça recompensas como produtos gratuitos, presentes, descontos ou qualquer outra coisa que possa funcionar no seu tipo de negócio, para que os seus clientes satisfeitos tenham um incentivo em trazer mais leads para si.

A outra vantagem, é que os seus clientes ao recomendarem o seu produto ou serviço para os amigos, os amigos deles estarão automaticamente mais predispostos a confiar em si.

Por este motivo, as leads vindas de referências oferecem uma taxa de conversão muito maior do que muitos outros canais.

Artigos relacionados:
Como pedir testemunhos e contactos aos seus clientes

11. Use o Google AdWords

Google portugal

Embora o Google AdWords seja mais caro do que muitas outras opções de marketing disponíveis, deve considerar porque, quando bem feito, pode ser uma ferramenta de marketing muito poderosa.

Lembre-se que o objetivo é que as pessoas encontrem o seu negócio quando pesquisam no Google e, ao usar o Google AdWords, pode aumentar muito as suas hipóteses de as pessoas verem o seu nome.

Artigos relacionados:
10 Razões para Usar o Adwords
Fundamentos marketing Google: Adwords
5 dicas anúncios Adwords que resultam

Foque-se no que funciona para si

Existem muitos canais de marketing a seguir e coisas que pode fazer para aumentar a sua visibilidade. Acima de tudo, não tenha medo de experimentar estratégias de marketing diferentes, e concentre sua energia no que funciona melhor para si e para a sua empresa.

Logótipo
Design logótipo profissional
a partir de €200

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

2 Comments

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment