Como criar um plano de marketing para pequenos negócios

Preparar um plano de marketing requer planeamento antecipado. À medida que o setor, em que a sua empresa trabalha evolui, surgem novas tendências, a tecnologia fica cada vez mais avançada e o seu plano de marketing deve ser reativo a essas mudanças.

Deve ser um documento de trabalho ajustável às mudanças, em vez de um plano fixo. Deixo aqui algumas dicas de como criar um plano de marketing para pequenos negócios.

Pesquisa

A pesquisa é a base de todos os planos, o mesmo acontece com o plano de marketing.

Para começar precisa pesquisar e analisar os seus concorrentes. É importante saber quem é a sua concorrência e o que ela está a fazer.

Inscreva-se nas newsletters dos concorrentes, siga-os nas redes sociais e analise o conteúdo deles, assim consegue se manter atualizado com os líderes da sua indústria.

Quando conhecer melhor os seus concorrentes, deve fazer uma análise SWOT para detetar os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças do seu negócio, para ajudá-lo/a a formular os seus objetivos.

Também, deve analisar o seu público-alvo (o seu cliente ideal). Pode fazer isto ao criar buyer personas.

Persona com lupa

Saiba quem é a sua persona, o público-alvo que quer alcançar.


Uma buyer persona, é uma representação do seu cliente ideal com base nas informações que possui sobre os seus clientes existentes.

Se no seu caso ainda não tiver clientes, pode analisar os clientes dos seus concorrentes como ponto de partida, que poderá corrigir posteriormente com base nos seus próprios clientes.

A criação de buyer personas, vai permitir que compreenda melhor o que os seus potenciais clientes estão a pensar quando estão à procura do seu tipo de produtos ou serviços, e quando eles abordam o seu negócio.

Também, irá ajudar a adaptar o seu plano de marketing a eles. Após a fase da pesquisa, pode decidir sobre a formulação da estratégia do seu plano de marketing.

A estratégia do plano de marketing

Um bom plano de marketing deve incluir os seguintes elementos:

Objetivos comerciais claros
Especifique os seus objetivos de negócios, para manter os seus esforços de marketing focados nas coisas certas. Ter metas claras, também vai ajudar a priorizar as atividades de marketing.

Descubra e promova a sua USP – Unique Selling Proposition (Proposição Única de Vendas)
Identificar a sua USP – Unique Selling Proposition (Proposição Única de Vendas) do seu negócio é vital para obter uma vantagem competitiva no mercado.

É, realmente importante manter a menção à sua Proposição Única de Vendas no seu site, na sua publicidade, nas redes sociais, no email marketing e em todos os seus meios promocionais.

Estabeleça a sua marca
Criar e desenvolver a consciência da marca através de mensagens e valores fortes da marca, ajudará a fidelizar o cliente. Neste outro artigo, pode ver mais como estabelecer uma marca.

É importante que o seu negócio invista num marketing consistente da sua marca, especialmente no início.

Mas, o marketing não pode ser só criar consciência da sua marca. Também, tem de informar o seu público-alvo sobre o valor e a singularidade do seu negócio, para que os seus potenciais clientes possam considerar os seus produtos ou serviços e tornar-se o líder deles.

É por isso que incluir a criação de conteúdo relevante e útil é tão importante quando prepara o seu plano de marketing.

Invista em SEO e marketing de conteúdos

Certifique-se que o seu site funciona bem para os seus utilizadores e motores de pesquisa, como o Google e Bing.

Pode analisar os sites dos seus concorrentes, para descobrir o que pode fazer que ainda não tenha sido feito no seu site.

Se detetar algumas lacunas nos seus conteúdos, invista um pouco do seu orçamento na criação de novos conteúdos. Esse novo conteúdo no seu site, pode fornecer informações valiosas aos seus clientes sobre os seus produtos ou serviços, tornar o seu negócio como um especialista na sua indústria e transmitir que o seu negócio é uma marca em que se pode confiar.

Não são só os seus clientes que poderão apreciar conteúdo informativo e útil, mas também os motores de busca como o Google.

Tem de descobrir que conteúdo é útil e em que ponto da jornada os seus potenciais clientes estão, quando estão propensos a comprar o seu produto ou serviço.

Funil de vendas

Funil de vendas


Por exemplo, artigos no blogue e guias são bons para aumentar a consciência da sua marca. Os conteúdos de vídeos e webinars, bem como ebooks especializados, tornam-se mais importantes no ciclo de compra.

Antes que os seus clientes decidam comprar alguns dos seus produtos ou serviços, pode ajudá-los fornecendo-lhes conteúdo focado em produtos/serviços, comparações de produtos ou serviços, alguns estudos de caso bem-sucedidos ou oferecer um free trial, se aplicável.

Lembre-se que os seus clientes, também podem procurar por comentários feitos ao seu negócio. Por isso, responda e agradeça sempre aos comentários positivos e responda também aos comentários menos bons para esclarecer qualquer mau entendido, isto mostra que o seu negócio se importa com os seus clientes.

Plataformas de distribuição

Depois de ter uma estratégia de conteúdos definida, terá de decidir onde partilha-lá. Tem de promover o seu conteúdo, caso contrário ninguém ou quase ninguém o vai ver.

Existem muitos canais de marketing que pode usar para promover o seu conteúdo: SEO, PPC, email marketing, redes sociais, brochura, cartões de contacto, entre outros.

Medir os resultados

Nunca invista, sem medir. Certifique-se que mede todos os seus esforços de marketing, para saber o que está a funcionar e o que não está. Pode sempre alterar o seu plano de marketing com base no que funciona.

Tendo pesquisado a concorrência e os seus clientes, será mais fácil chegar à conclusão, que canal de marketing lhe vai permitir chegar a mais potenciais clientes e por sua vez às vendas. Não tem de escolher só um canal, pode chegar à conclusão de que vai precisar de usar vários.

Um bom plano de marketing é vital para o desenvolvimento do seu negócio. Não só ajuda os seus clientes a perceber porque o seu produto ou serviço é melhor e diferente do que o da concorrência, como o mantém focado a si no que é importante para a sua estratégia de negócios no geral.

Artigos relacionados:
Como criar um plano de marketing para pequenas empresas
Qual a melhor forma de obter mais clientes?
Use Storytelling no seu Marketing Mix
Dicas de marketing de conteúdos para empreendedores
Criar uma estratégia de marketing do ZERO

A nossa agência digital ajuda a comunicar o melhor que a sua marca tem às pessoas, de forma inteligente. Peça ajuda dum profissional, invista na sua imagem, obtenha bom design & branding.

Logótipo
Design logótipo profissional
a partir de €200

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.