Uma brochura continua a ser uma estratégia de marketing eficaz para pequenas empresas. Com uma brochura profissional, a sua empresa tem uma vantagem sobre as empresas que dependem do boca a boca.

Uma brochura é colorida, transportável e fácil de ter acesso no offline. Além disso, pode ter uma versão PDF da sua brochura e enviá-la para os seus clientes ou potenciais clientes.

O marketing online tem crescido nos últimos anos, com páginas nas redes social, aplicativos móveis e sites, tem atraído a maioria dos esforços de marketing. Mas é importante não canalizar todo o seu orçamento para o marketing digital e apostar também no marketing tradicional.

As brochuras têm sido tradicionalmente usadas no local físico do negócio ou em feiras e outros locais físicos. Uma brochura pode variar em comprimento e formato, mas geralmente é feita de papel resistente dobrado para minimizar a largura, tornando mais fácil para guardar numa pasta ou bolso.

Brochuras usadas em feiras.

Aqui estão algumas maneiras de como uma brochura maximiza os esforços de marketing de uma pequena empresa:

  • Coloridas e artísticas, as brochuras mostram aos seus clientes o cuidado e a criatividade que definem a sua empresa.
  • Pode usar uma brochura para fornecer informações específicas de um produto de forma bem organizada. Cada brochura pode ser usada como um mini anúncio para um produto específico
  • Uma brochura pode servir como um cartão-de-visita de luxo, que poderá dar a potenciais clientes que estão genuinamente interessados nos seus produtos ou serviços.
  • Ao contrário do conteúdo da web, um folheto é tangível. É certo que pode sempre imprimir uma página da web, mas uma brochura é robusta o suficiente para transportar ou guardar numa gaveta para posteriores contactos.
  • As brochuras são rentáveis em comparação com outras formas de publicidade. Como geralmente são impressas em grandes quantidades, acaba por ficar mais barato.

É essencial ter uma brochura(s) que represente a missão da sua empresa, transmita o que tem para oferecer ao seu público-alvo e vai ver que a sua brochura vai ser uma ferramenta eficaz de marketing e vendas. As seguintes dicas abaixo explicam como fazê-lo.

Pense estrategicamente

Uma brochura que comunica eficazmente não acontece por acaso – exige planeamento e previsão. Então, para começar o processo de design, pergunte a si mesmo, como queremos que as pessoas usem a brochura? O que queremos que elas façam depois de lê-la? O que queremos que elas se lembrem? A sua brochura deve ter um propósito específico, ou seja:

  • Informativa: Dar quando os clientes perguntam sobre a sua empresa ou produtos
  • Complemento: Para deixar com os clientes após uma reunião
  • Ponto de Venda: Disponível para os clientes a lerem na sala de espera
  • Correio direto: enviada para os prospetos como parte da campanha de marketing por correio
  • Suporte de vendas: Para auxiliar no discurso de vendas ou na apresentação

Foque-se nos seus objetivos

Uma brochura com muitos objetivos como por exemplo, para vender às pessoas na empresa, vender às pessoas os produtos, descrever características, dar informações sobre produtos que nunca mais acabem, etc. vai parecer muito confusa e inesquecível.

Empurrar demasiadas mensagens é a maneira mais certa de que não vai comunicar nenhuma. Escolha, em vez disso, para segmentar a finalidade da sua brochura apenas um, talvez dois, objetivos.

Identifique o seu público-alvo

Para quem é a sua brochura? Que linguagem e estilo seriam atraentes para o seu público-alvo? É vital que saiba para quem está a escrever porque, você quer usar uma linguagem apropriada para o seu público-alvo e dar-lhes exatamente o que eles querem saber ou estão à procura.

Quem é o seu público-alvo?

Se, por exemplo, a brochura é dedicada a crianças, não é recomendado usar um vocabulário muito complicado ou uma fonte muito formal. Tente enviar a mensagem através de imagens e cores.

Um bom título é a chave

O título na frente da sua brochura deve sempre incluir os interesses e os problemas do seu público-alvo, e ser seguido pelas soluções que você pode fornecer. Para captar a atenção do seu público e levá-los a ler o resto do folheto.

Muitos empresários, pensam erradamente que as informações básicas da sua empresa devem estar logo na frente. Você quer que a informação na frente leve os seus potenciais clientes a ver o resto da brochura, e idealmente a converterem-se em clientes.

Lembre-se do básico

Não ignore o básico ao criar uma brochura. Ela deve incluir informações básicas, como o nome da empresa, pelo menos dois tipos de informações de contacto, o logotipo e tagline ou slogan (se tiver).

Ela deve incluir um título na frente e dois ou três itens breves, destacando os benefícios que a sua empresa pode fornecer. Todo o texto deve ser curto, fácil de ler e em blocos para facilitar a leitura.

Adicione imagens e fotos dos seus produtos, serviços e/ou pessoas para um toque humano.

Não confunda o leitor

Evite a tentação de colocar muita informação na sua brochura. Muitas mensagens vão confundir o seu público e dispersar os seus pontos principais.

Dúvidas

Concentre-se no que interessa ao seu público-alvo de forma sucinta, e eles vão sair com uma compreensão precisa do que você pode oferecer-lhes e como irá fazê-lo.

Evite palavras “caras”

Não há necessidade de impressionar os seus potenciais clientes ao usar palavras difíceis de entender e com uma linguagem muito formal. O seu objetivo é fornecer ao leitor a informação a respeito da sua empresa, de uma forma sucinta e clara.

Inclua uma “chamada à ação”

Não assuma que o seu público-alvo, vai logo contactá-lo(a) ou comprar os seus produtos ou serviços depois de lerem a sua brochura.

Uma brochura eficaz deve incluir um apelo à ação, como uma oferta para uma amostra ou uma estimativa grátis ou presente ou avaliação.

Isso vai atrair leitores e dar-lhes um incentivo para agir. Às vezes as pessoas precisam dessa motivação extra para entrar em contacto com a sua empresa.

Tenha fotografias com qualidade

Nada torna mais difícil levar uma empresa a sério, do que fotografias amadoras. Dê à sua brochura uma vantagem profissional, com imagens e gráficos de alta qualidade e atraentes.

Não use muitas fontes

Desordenar o seu folheto com muitas fontes irá prejudicar a sua mensagem. Escolha uma ou duas fontes, três no máximo, a fim de manter o seu conteúdo claro e de fácil leitura.

E ao selecionar essas fontes, procure opções que são simples: que são de fácil leitura e que não sejam tão peculiares ou criativas que distraiam o leitor.

Seja seletivo com as cores

Assim como combinar muitos gráficos ou fontes irá complicar o seu folheto, também o uso excessivo de cores pode transmitir uma imagem pouco profissional, difícil de seguir e confusa.

Escolha duas ou três cores, para o seu esquema de cores principal e se necessário variações ligeiras de cada uma.

Não seja “forreta”

Uma brochura de uma empresa é o equivalente a um aperto de mão firme; Promove confiança e competência. O peso, textura e a sensação geral são algumas das primeiras coisas que alguém vai notar na sua brochura.

Bonecos a apertar mão

Use papel de alta qualidade, com um acabamento brilhante, para ter uma brochura com qualidade e que se destaca. Ter brochuras em papel fino, frágeis e de baixa qualidade não vai transmitir uma boa imagem da sua empresa.

Uma brochura promove a interação um-para-um entre cliente e empresa. Este tipo de proximidade nem sempre é fácil de conseguir.

De acordo com a pesquisa feita pelo Content Marketing Institute, 87% das empresas B2C, reportam que a sua estratégia de marketing de conteúdo mais popular é através de fotos e ilustrações.

Uma vez que uma brochura é por natureza principalmente visual, preenche esta necessidade de estética na publicidade.

Enquanto o marketing na internet está em pleno andamento, nada indica que as formas mais tradicionais de publicidade, não devem ser utilizadas como parte de uma base de marketing eficaz. Já salientamos os benefícios da brochura, particularmente como uma forma visualmente atraente de publicidade.

Uma das principais razões para a publicidade com brochuras é a sua versatilidade. Ao contrário do conteúdo do site que muitas vezes fica lento ou permanece na mente apenas enquanto se está no site, uma brochura pode ser estudada a qualquer hora, dia ou noite, com ou sem acesso à Internet.

Na DesignPT, ajudamos empresas de todos os tamanhos a construir marcas imparáveis, se você ou a sua equipa precisa de ajuda ou aconselhamento com o design da sua brochura, entre em contacto connosco.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment