Dicas de marketing de conteúdos para empreendedores

Criar conteúdo como parte de uma estratégia de marketing, muitas vezes é deixado de lado por falta de tempo. O marketing de conteúdos é uma ferramenta poderosa, para promover a sua marca e ganhar novos clientes.

O que é marketing de conteúdos?

Resumidamente, marketing de conteúdos é a forma de construir e manter uma audiência através de conteúdo envolvente, que ajudará o seu público-alvo a resolver um problema, através do uso de blog, redes sociais ou outras ferramentas que distribuam a sua mensagem. Isto significa envolver um grupo de pessoas, que mais tarde se poderão converter em seus clientes.

Por que deve fazê-lo?

A diferença entre marketing de conteúdos e outras estratégias de marketing é que enquanto por exemplo um anúncio pode ser visto por breves minutos ou por um determinado número de dias, bom conteúdo é uma fonte duradoura de tráfego qualificado para o seu site.

Se publicar bom conteúdo, que ajude e dá dicas para o seu público-alvo, vai ser visto pelo seu público como uma autoridade em relação a esse tópico.

Por exemplo, vamos supor que tem uma agência de viagens e escreveu um artigo sobre as 10 cidades mais baratas para um fim de semana, com dicas para aproveitar ao máximo cada cidade e onde ficar hospedado, este artigo vai ajudar o seu público-alvo e vão vê-lo como uma autoridade.

Como fazê-lo?

A regra de ouro para um marketing de conteúdos eficaz é sempre agregar valor. Ao criar conteúdo envolvente que os leitores vão achar útil, está a construir um relacionamento com eles. Depois de construir essa relação, pode lembrá-los dos produtos ou serviços que a sua empresa oferece.

Escreva só conteúdo sobre o qual tem conhecimento e experiência, o seu público vai respeitar a sua autenticidade, se estiver a oferecer conselhos da sua própria experiência pessoal.

Não é por escrever e publicar conteúdo que as pessoas vão lê-lo ou encontrá-lo. O seu público-alvo não vai encontrar o seu conteúdo é o seu trabalho certificar-se que eles o vêm. Ao contrário do que se possa pensar, colocar o seu conteúdo por todo o lado quanto mais vezes melhor, não é um método confiável de construir seguidores.

Precisa sim, colocá-lo na frente do público que está interessado e que possa tirar valor a partir do seu conteúdo. Eis algumas dicas de como distribuir o seu conteúdo da melhor maneira:

Redes sociais
Se a sua empresa já tem conta no Facebook, Twitter, LinkedIn ou outra rede social a probabilidade é que os seus seguidores nessas páginas, já estejam interessados no conteúdo que vai lá colocar. Manter estes canais atualizados com conteúdos novos e envolventes é um ótimo lugar para começar.

social-networks-some

Guest posts
Se conhece blogues influentes ou canais de notícias influentes no seu mercado, não tenha medo de perguntar se aceitariam que escreve-se um post de convidado para eles.

Guest posting Facebook
Se tiver a oportunidade de ter conteúdo seu publicado numa fonte respeitada na sua indústria, é uma boa oportunidade para conseguir tráfego interessado para o seu site.

Email Marketing
Cerca de 77% dos consumidores preferem receber email marketing a que tenham dado permissão. A sua lista de subscritores já lhe deu autorização para se comunicar com eles, já estão envolvidos no que tem para lhes dizer. Faça uso da sua lista de subscritores.

Use imagens nos seus emails

Anúncios
Se investe na criação de um novo artigo, não tenha medo de pagar para promover o seu conteúdo. O alcance orgânico é uma enorme vantagem, mas há muito a ganhar quando se unem esforços de marketing.

fidelidade-marca

Como qualquer novo investimento na sua empresa, o marketing de conteúdos no início pode parecer difícil ou até mesmo intimidante. Não tenha medo de começar e não tenha medo de falhar. Não se foque só em criar, foque-se também em avaliar qual o conteúdo que tem mais interação pelos seus leitores, só assim, irá estar sempre a criar conteúdo de excelência.

Artigos Relacionados
O que é marketing de conteúdos e porque me hei-de importar?
4 Dicas para encontrar ideias de conteúdo
Crie uma estratégia de conteúdo digital em 2016
Crie conteúdo que “mexe” com o cliente
11 Dicas para tornar conteúdo viral
11 dicas content marketing para empresas sem fins lucrativos
Porque o seu negócio precisa de content marketing
Content marketing: estatísticas que deve medir

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.


Notice: presscore_display_share_buttons_for_post foi chamada incorrectamente. Function is deprecated, use the7_display_post_share_buttons instead. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 7.8.0.) in /home/joaoxgaz/public_html/wp-includes/functions.php on line 4778

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment