Redes Sociais: As ferramentas de publicidade mais acessíveis

Se têm alguma coisa para dizer, partilhar ou vender, transmitir essa mensagem para as pessoas certas, talvez não seja tão caro e difícil quanto imagina.

Isto pode ser feito facilmente e de forma acessível por qualquer um dos canais de redes sociais. Neste artigo vou mostrar porque as redes sociais são uma ótima ferramenta publicitária.

Alcance de um público vasto

Um dos motivos mais óbvios para anunciar nas redes sociais é o grande número de pessoas que as utilizam. São sítios onde milhares de pessoas se reúnem diariamente.

O top 5 das principais redes sociais são (de acordo com este artigo):

  • Facebook: 2,010,000,000 visitantes mensais
  • YouTube: 1,500,000,000 visitantes mensais
  • Instagram: 800,000,000 visitantes mensais
  • Twitter: 328,000,000 visitantes mensais
  • Reddit: 250,000,000 visitantes mensais

Top redes sociais mais populares

Como pode ver pelo número de visitantes mensais, as redes sociais são um ponto de encontro para pessoas que possam estar interessadas, no que tem a dizer ou a vender.

Mesmo que seja só uma pequena porção destes números, ainda assim tem a oportunidade de aumentar o seu público.

Pense como funcionam os outdoors, geralmente eles são estrategicamente colocados em estradas ou auto-estradas com muito movimento, onde existe mais oportunidade para que muitas pessoas vejam o seu anúncio.

Coloque esse outdoor numa estrada com menos movimento e só algumas pessoas é que vão reparar nele. As redes sociais, oferecem o outdoor pela estrada mais movimentada.

Gaste o seu dinheiro com sabedoria e segmente os seus anúncios

Algumas das redes sociais permitem anúncios segmentados, como o Facebook. Estes são anúncios, que são direcionados especificamente a determinados dados demográficos à sua escolha.

Isto proporciona-lhe a oportunidade de alcançar o seu público-alvo e a oportunidade, de trazer mais tráfego qualificado para o seu site e potencialmente um aumento de vendas.

Por exemplo, se o seu produto ou serviço só for relevante para mulheres com idades compreendidas entre os 35 e os 60 anos e que vivem no Algarve, pode segmentar os seus anúncios para mostrar apenas a este segmento de mulheres.

Se por outro lado, estivesse a promover um artigo no blog da sua barbearia “5 Dicas para ter uma barba perfeita”, pode segmentar os seus anúncios para homens com idades compreendidas entre os 28 e os 60.

Segmentar os seus anúncios, significa que não vai pagar por anúncios que vão estar a aparecer a um vasto número de pessoas, que não têm qualquer interesse no seu produto ou serviço e que possivelmente não se vão converter em seus clientes.

Em vez disso, pode ser seletivo e gastar o seu dinheiro só em anúncios que serão apresentados às pessoas que quer que vejam os seus anúncios.

O seu site deve ser o coração de todas as suas campanhas

Embora as redes sociais ofereçam uma ótima oportunidade para alcançar clientes novos e existentes, geralmente o objetivo de qualquer negócio é converter essas pessoas em clientes.

Por trás de cada campanha sua nas redes sociais deve existir um ponto central: o seu site. Lembre-se que a rede social não é sua. Você está lá por privilégio, não por direito. O seu site é seu ninguém lho tira.

Quando partilha alguma coisa no Facebook, no YouTube ou LinkedIn, deve incluir um link para direccionar os leitores para o seu site, onde eles têm a oportunidade de fazer uma compra, ou saber mais sobre a sua empresa.

O que fazer a seguir?

Se já tem um site, mas ainda não está a tirar partido das redes sociais, veja este artigo que o/a pode ajudar a escolher as melhores redes sociais para o seu negócio.

É certo que as redes sociais não têm custos para criar e manter uma conta, mas outros recursos como anúncios têm um custo a eles associado. Contudo esse custo é bem mais baixo do que outros meios tradicionais de publicidade.

Se a sua empresa estiver na área do vídeo o YouTube é uma boa aposta para começar. Se no entanto possuir um negócio como uma pastelaria, uma loja de roupa, uma florista o Instagram é uma boa aposta.

Artigos relacionados:
Como escolher a rede social certa para uma empresa
6 Ferramentas de Redes Sociais que deve usar
As métricas das redes socias que deve estar de olho
Como usar as redes sociais para geração de leads B2B
Redes sociais: expanda o seu alcance
Em que redes sociais devo promover o meu negócio?

A nossa agência digital ajuda a comunicar o melhor que a sua marca tem às pessoas, de forma inteligente. Peça ajuda dum profissional, invista na sua imagem, obtenha bom design & branding.

Logótipo
Design logótipo profissional
a partir de €200

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.


Notice: presscore_display_share_buttons_for_post foi chamada incorrectamente. Function is deprecated, use the7_display_post_share_buttons instead. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 7.8.0.) in /home/joaoxgaz/public_html/wp-includes/functions.php on line 4986

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment