Encontrar tempo para manter uma presença nas redes sociais já é difícil, quanto mais expandi-la.

Mas não tem de ser difícil.

Com um bocadinho de engenhosidade, você pode criar a sua presença nas redes sociais ao mesmo tempo que lida com outras responsabilidades. Para isso reuni uma lista de cinco coisas que pode fazer quando tiver uns minutinhos a mais no seu dia.

Bastam alguns minutinhos para ter mais seguidores nas redes sociais.

1 – Aborde duas ou três pessoas no Twitter

A maioria dos utilizadores do Twitter segue pequenas empresas só para receber atualizações sobre os produtos deles. As estatísticas mostram que as pessoas que seguem certas marcas no Twitter estão 47% mais inclinadas para visitar o website deles, e 72% com maior hipótese de vir a comprar alguma coisa do website.

Atenção que estas estatísticas são do mercado internacional. Cá em Portugal o Twitter pode não ser muito usado, mas tem algum potencial para certas indústrias.

Além do mais não custa nada abordar algumas pessoas no Twitter.

Enquanto é bom manter o relacionamento atual com os seus seguidores, chegar a pessoas novas é importante. Cinco a dez minutinhos por dia é o que chega para fazer isto. Encontre e aborde pessoas que possam estar interessadas naquilo que você tem para vender.

E pode fazer isto de algumas maneiras:

  • Use a pesquisa do Twitter para encontrar e seguir algumas pessoas com interesses na sua indústria (ou local) relevantes para o seu produto ou serviço. Eles ao receberem uma notificação que os está a seguir podem clicar e ver mais sobre a sua empresa.
  • Encontre tweets com conteúdo relevante para o seu negócio e responda às pessoas que os iniciaram. Isto pode levar a um diálogo e fazer com que as pessoas se sintam especiais.
  • Procure perguntas que utilizadores tenham colocado que sejam relevantes para o seu negócio e responda.

2 – Comente ou faça post num grupo LinkedIn

Os grupos LinkedIn são uma boa forma de se ligar a outras pessoas na sua área, ou em áreas semelhantes.

Quer queira estar à frente do que se passa no seu segmento de mercado, ou fazer networking com outras pessoas (e empresas), ou marcar-se como líder no seu mercado, os grupos LinkedIn podem ajudá-lo(a) a fazer isso.

Publique em grupos LinkedIn relevantes para levar tráfego para o seu perfil e para o seu website. Os posts que fizer num grupo também vão aparecer na feed do seu perfil. E os comentários a mesma coisa.

Com 5 a 10 minutos por semana, pode colocar um ou dois posts num grupo LinkedIn. Ou então navegar pela feed dum grupo e escrever um comentário em algum post que tenha sido interessante, ou no qual consiga escrever algo que agregue valor.

Se ainda não se juntou a nenhum grupo, vá aos grupos LinkedIn e junte-se a um (ou mais) que sejam relevantes para a sua atividade.

3 – Domine as tendências no Pinterest

O Pinterest é outra das redes sociais que não são muito usadas em Portugal, mas que poderiam funcionar bem para si.

Crie posts interessantes em temas que as pessoas estão interessadas, de forma a expandir a sua presença nas redes sociais. Estes temas podem ser intemporais, sazonais (Primavera, Natal, etc), ou específicos de eventos (feriados, Euro, Mundial de Futebol, etc).

A isto também se dá o nome de newsjacking, ou seja, usar eventos atuais (ex.: futebol, euro, mundial) para levar a conversa para o seu produto ou serviço.

E pode fazer isto no Pinterest. Com 5 minutinhos pode ir ao Pinterest Analytics e ver as tendências atuais, escolher uma que faça sentido e criar um ou dois posts que liguem essas tendências à sua marca.

P.S.: Pode usar esta dica em qualquer rede social, não apenas no Pinterest.

4 – Tire fotos

Uma imagem vale por mil palavras. As imagens são populares em redes sociais como o Pinterest e o Instagram, mas também noutras, como o Facebook, Twitter e LinkedIn.

Usar as suas próprias fotos é mais barato (e mais rápido e pessoal) do que comprar fotos de bancos de dados, e com os smartphones que temos acesso atualmente, é ainda mais conveniente fazer isto.

Em vez de tirar fotos de cada vez que quiser publicar nas redes sociais, agilize este processo ao criar uma biblioteca de imagens que pode usar nas redes sociais.

Em cinco ou dez minutos, consegue tirar algumas fotos relacionadas com o seu negócio e adicioná-las à sua biblioteca. Se necessário, pode usar um programa de edição de imagem para torná-las mais apelativas, como o Photoshop (pago) ou o Gimp (gratuito e open-source).

5 – Siga um líder de opinião

Existem pessoas influentes em todas as redes sociais. Estas pessoas podem ajudá-lo(a) a crescer o seu negócio e a expandir o número de pessoas que seguem a sua marca.

Estes líderes de opinião podem também ajudá-lo(a) a estar atualizado no que se passa na sua indústria. Aborde-os ou partilhe em conversações que eles façam online, partilhe os conteúdos (posts) deles e faça-se notar.

Pode usar uma ferramenta como o Buzzsumo para encontrar pessoas influentes na sua indústria, ou ver alguns possiveis líderes de opinião no LinkedIn (no LinkedIn provavelmente será maisfácil).

Siga estas pessoas, envolva-se com eles ao colocar conteúdo bom, relevante e útil.

Como vê, basta cinco minutinhos para expandir a sua influência e o seu alcance nas redes sociais.

Artigos Relacionados:
Redes sociais: o que publicar, e quantas vezes?
8 dicas rápidas para usar nas redes sociais
Em que redes sociais devo promover o meu negócio?
Porque precisa de um plano de marketing para as redes sociais
Venda mais nas redes sociais

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.