Pesquisar a concorrência é algo que se deve fazer: não é preciso ter vergonha.

Por vezes isto pode suscitar na cabeça de algumas pessoas conceitos como “espionagem” mas não tem mal nenhum. O que acontece é que muitos empreendedores nem sabem quem é a sua concorrência direta porque não prestam grande atenção a isso.

Veja também: 14 ferramentas para espiar a concorrência

A concorrência pode vir em todos os tamanhos e feitos, e pode nem sequer estar na sua cidade ou zona geográfica de atividade (isto é particularmente mais relevante na área digital).

No que toca à competição digital, um concorrente de peso pode não ser aquele ou aquela que conseguiu o serviço para o qual você também concorreu, pode ser uma empresa que você nunca ouviu falar que por acaso está bem posicionada para termos e palavras-chave importantes para o seu negócio.

Ou pode ser uma empresa que faz bons anúncios online e que está a levar mas tráfego (visitantes), por menos dinheiro, para as landing pages dele e a converter mais pessoas em leads.

Ver também: Google Analytics para espiar concorrência

Se pensar na sua concorrência como uma forma de aprender e crescer, vai conseguir perceber a importância de saber usar isto a seu favor.

Pesquisar a concorrência tem os seguintes benefícios:

  • ajuda a saber novas maneiras de bem servir o seu cliente
  • ajuda a perceber porque os outros sites estão melhor posicionados
  • permite usar a analítica para encontrar novas oportunidades
  • ajuda a usar oportunidades para ganhar mais clientes
  • ajuda a criar uma estratégia para link building
  • mostra o tipo de conteúdo que deve produzir (artigos, etc)

Para tornar a pesquisa da concorrência uma prática consistente na sua empresa, comprometa-se a dedicar algum tempo por semana a pesquisar a sua indústria e os seus rivais. Faça uso de ferramentas que lhe possam facilitar a vida.

Eis quatro coisas que o(a) podem ajudar na pesquisa da sua concorrência, assim como ferramentas que ajudam a criar e implementar um plano de “espiona…” er, perdão, de pesquisa da sua concorrência 🙂

Alertas

Consistem em receber um email de alerta quando uma empresa, marca ou pessoa é mencionada online. É tão simples quanto isto.

Este é uma boa oportunidade para ver a quantidade de vezes que um concorrente é mencionado. Também pode usar estes alertas para a sua empresa e saber quantas vezes foi mencionado.

Ao criar estes alertas, pode ser alertado para quando um concorrente anuncia algum produto, serviço ou alguma coisa relevante que valha a pena saber.

Ferramentas de alertas

  • BuzzSumo – bom para investigar pessoas, empresas e ter alertas
  • SocialMention – motor de busca em tempo real que apanha coisa que o BuzzSumo pode não apanhar

Publicidade online

Qualquer pessoa pode fazer anúncios, mas muitos gastam dinheiro desnecessário porque não sabem otimizar as suas campanhas, não são experts.

É necessário ter um bom entendimento de copywriting, comunicar a mensagem certa e usar as palavras-chave corretas.

Para isso pode usar ferramentas para saber o tipo de mensagem e palavras-chave que são mais lucrativas de forma a maximizar o investimento feito em anúncios.

Ferramentas de publicidade online

  • AdEspresso – ferramenta de anúncios facebook, que tem uma secção de exemplos de bons anúncios no Facebook
  • SpyFu – ferramenta de análise de concorrência que permite ver palavras-chave usadas por concorrentes

Conteúdo

Pesquisar conteúdo é um bom hábito. Já lá vai o dia em que o jogo do empurra-empurra funcionava bem. Agora é o puxa-puxa.

Já lá vai o dia em que o jogo do empurra-empurra funcionava bem. Agora é o puxa-puxa.

Criar conteúdo é uma das melhores formas de atrair pessoas e ter mais conversões no seu website.

Uma forma de encontrar ideias para criar conteúdo é perceber que tipo de conteúdo está bem posicionado para os termos de pesquisa que são interessantes para si, e descobrir o porquê de isso ser assim.

Ferramentas de conteúdo

  • BuzzSumo – mostra o conteúdo mais partilhado de qualquer site (ex.:concorrente) ou para qualquer termo de pesquisa, revelando ainda quem partilhou o conteúdo.
  • SEMRush – boa ferramenta para pesquisa de palavras-chave e posicionamento. Permite procurar em Português, mas infelizmente apenas do Brasil. No entanto, com um bocadinho jogo de cintura, dá para fazer uma extrapolação de dados para o mercado nacional.

SEO

Se um dos seus objetivos é ter mais tráfego orgânico no seu site, então faz todo o sentido perceber como é que os sites que estão melhor posicionados que o seu o fazem.

Se perceber como uma página que está bem posicionada e como ela está otimizada, e que outros sites de autoridade linkam para ela, então tem aqui uma hipótese de saber como fazer o mesmo para obter o mesmo ou melhor tipo de posicionamento.

Ferramentas de SEO

  • Ahrefs – bom para ver os backlinks que um site tem, usando a sua própria base de dados (ao invés de usarem APIs ou serviços de outrem).
  • Monitor Backlinks – outra boa ferramenta para monitorar backlinks e saber que links é que os concorrentes têm e estão a adquirir (se eles tiverem um link em determinado site, tente arranjar link nesse site também)

Tudo-em-um

Existem algumas soluções de tudo em um, como o MOZ Pro, Raven Tools e RivalIQ. Com estas ferramentas (pagas), pode-se pesquisar a concorrência ou mostrar analítica e dados de forma apelativa a clientes.

Operadores Google

Os google operators são termos especiais de pesquisa que se podem usar para refinar a pesquisa. Existem vários, mas estes são os que uso mais.

  • site: dá resultados sobre certos sites e domínios, de forma a encontrar conteúdo num site específico. Exemplo: pesquise isto no google “site:designportugal.net content marketing” e irá ver resultados de pesquisa mencionando a expressão “content marketing” apenas dentro do site “designportugal.net”
  • info: dá informação sobre um endereço, incluindo a versão cache da página, páginas semelhantes, e páginas que linkam a esse site. Exemplo (info: designportugal.net
  • filetype: .pdf mostra conteúdo PDF. Exemplo: “filetype: .pdf” ou “filetupe: .doc”, etc.

Extensões Chrome

Existem extensões para o browser Chrome que ajudam a pesquisar a concorrência. Para isso, basta adicionar ao seu browser para ter dados sobre os websites e páginas que visitar.

Eis algumas das minhas extensões favoritas.

  • MozBar – dá acesso a informação sobre a autoridade do domínio em cada página que visitar, assim como nos resultados de pesquisa.
  • Similar Web – mostra dados sobre tráfego, palavras-chave e links para as páginas que visitar na web.
  • Email Hunter – ajuda a encontrar o email da pessoa associada ao website que visitar.
  • Wappalyzer – mostra a tecnologia usada por trás do site, assim pode ser se estão a usar uma CMS como joomla, drupal, wordpress, ou se estão a usar javascript, etc.

Artigos relacionados:
3 ferramentas para analisar o conteúdo da concorrência
Otimize o Google Analytics com estes 5 vídeos rápidos

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment