metricas das redes sociais

Já todos nós sabemos que é importante para um negócio estar nas redes sociais. Além do alcance e do papel que desempenham para o marketing do seu negócio ou empresa, também permitem que se estabeleça uma identidade única e deixam mostrar o seu lado mais humano, para os seus seguidores.

No entanto, estar nas redes sociais sem objetivos definidos é tão mau quanto não estar. A sua empresa precisa ter um bom plano de marketing nas redes sociais, não apenas para que siga na direção pretendida, mas também para permitir que meça o quão bem-sucedido ou não está a ser nessas plataformas. É aqui que entram as métricas das redes sociais.

Muitos empresários acham difícil escolher as métricas mais importantes, muitas vezes acabam por se focar nas métricas que parecem “boas”, mas na verdade essas métricas acabam por revelar pouco sobre o quão eficaz está a ser na sua estratégia.

Primeiro tem de definir objetivos sólidos e depois definir as métricas das redes sociais a serem analisadas.

Os objetivos que a sua empresa deve ter nas redes sociais

Ao definir os objetivos para o seu negócio nas redes sociais, siga estes três passos simples.

3 setas num alvo

1. Identifique os seus principais objetivos. Está a procura de mais vendas, de mais leads ou de notoriedade? Defina objetivos que estejam interligados com a sua estratégia de marketing, com um cronograma fixo para lhe dar uma ideia realista de quanto tempo deve trabalhar para isso. Alguns exemplos de objetivos são:

  • Aumentar o reconhecimento e reputação da sua marca ou negócio.
  • Aumentar o tráfego no seu site ou no seu blog.
  • Um relacionamento mais forte com a sua audiência.
  • Aumentar a quantidade de tempo que os seus leitores passam no seu site.
  • Aumentar as suas conversões nas redes sociais.

2. Definir como irá atingir os seus principais objetivos. O que deve fazer para alcançar os seus objetivos? É aqui que define os seus objetivos, que são mais detalhados e específicos que as suas metas a longo prazo.

3. Escolha as métricas corretas para o(a) manterem na direção certa para atingir os seus objetivos. Esta é a parte em que escolhe quais as métricas que deve analisar para medir o quão perto está de atingir os seus objetivos.

Como escolher as métricas certas

Com os seus objetivos definidos para as redes sociais, está na hora de descobrir a melhor maneira de medir o sucesso de cada um dos objetivos.

ilustração avião de papel

Ter métricas sólidas é a única maneira que tem para avaliar a eficácia dos seus esforços nas redes sociais. Eis algumas das métricas mais importantes que pode medir:

Alcance. O alcance mede o quanto os seus posts estão a ser espalhados, bem como o tamanho da audiência que está a participar ativamente neles. O alcance ajuda a ter uma ideia de quantas pessoas foram alcançadas pela sua campanha.

Envolvimento. O envolvimento ou engagement em inglês, mede quantos entre o seu público-alvo se estão a juntar às conversas da sua marca nas redes sociais.

Esta é a melhor forma de saber quais os seus posts com maior atenção, por parte dos seus seguidores – um detalhe que certamente será útil à medida que vai tendo novas campanhas e estratégias para fortalecer ainda mais a sua marca. O envolvimento é medido ao dividir o número de ações (cliques, retweets, etc.) pelo alcance total.

Volume. Quão grande é a conversa em torno da sua marca ou campanha? Esta métrica é um excelente indicador de interesse. As pessoas têm tendência para falar de coisas que gostam muito e de coisas que detestam, mas raramente falam de coisas que não lhes importam.

Esta métrica pode parecer uma simples contagem, mas é mais do que apenas contar posts. É importante medir o número de mensagens sobre a sua marca, bem como o número de pessoas que falam sobre a sua marca e acompanhar a forma de como esses números mudam ao longo do tempo.

Perfil do seu público-alvo. Quem é o seu público-alvo? Através dos relatórios das redes sociais consegue analisar o seu tipo de audiência. Essa análise irá ajudar a adaptar a sua mensagem e criar uma estratégia que incentive o crescimento e a lealdade do seu público-alvo.

Partilhas. Quantas pessoas estão a falar sobre a sua marca vs a marca dos seus concorrentes? Medir isto irá dar-lhe uma ideia de quão influente a sua marca é.

Estatísticas nativas das redes sociais versus ferramentas/plataformas de analítica de terceiros: Qual a melhor opção?

Normalmente, as redes sociais têm as suas próprias ferramentas de análise internas onde pode ver as suas métricas. Pode parecer mais fácil usar logo as estatísticas nativas das redes sociais, no entanto com uma plataforma de estatísticas de terceiros consegue ver métricas mais específicas.

Boneco analisa métricas redes sociais

Considere criar uma conta numa destas plataformas quando:

  • Quiser comparar a sua performance com a dos seus concorrentes

    As estatísticas das redes sociais fornecem apenas as suas métricas. Se quiser avaliar o seu desempenho em relação ao da sua concorrência tem de usar outra(s) ferramenta(s). Neste artigo tem várias ferramentas de analítica de redes sociais e outros recursos que podem ser úteis.

  • Quiser ter um único sítio onde possa ver todas as suas métricas de todas as suas contas

    Em vez de verificar separadamente cada uma das suas contas através das ferramentas nativas, pode ter todos esses dados através de uma única plataforma, o que também permitirá comparar o seu desempenho entre as suas contas e identificar quais as redes sociais que valem a pena o seu esforço.

  • Quiser ter acesso a métricas que normalmente não tem na sua conta

    As métricas a que tem acesso diretamente das suas contas são limitadas. Os dados acima mencionados são um bom exemplo disso. Felizmente poderá ter facilmente acesso a eles ao usar uma ferramenta de analítica.

  • Quiser criar relatórios com facilidade

    Em vez de ter que compilar todos os seus dados manualmente e colocá-los manualmente num relatório, com uma plataforma de analítica consegue facilmente fazê-lo com apenas alguns cliques.

Ao verificar as suas métricas

Eis alguns indicadores úteis ao verificar as suas métricas.

  • Seja consistente na verificação dos seus dados
  • Comece a analisar as suas métricas logo que as estabeleça
  • Mantenha-se fiel à mesma ferramenta, para garantir que os dados permanecem consistentes
  • Defina um cronograma para analisar as suas métricas (por ex.: uma vez por mês, de duas em duas semanas), depende das suas necessidades
  • Se começar a detetar inconsistência nos seus dados, analise qual será o problema

Pronto(a) para começar a analisar as suas métricas das redes sociais? Partilhe connosco as suas ideias nos comentários.

Artigos Relacionados
Alcance e Interação: qual é mais importante nas redes sociais?
Como criar um plano de marketing para as redes sociais
Redes sociais: o que publicar, e quantas vezes?
Quais as melhores redes sociais para o meu negócio?
7 regras das redes sociais para PME’s
39 dicas para aumentar engagement nas redes sociais

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.


Notice: presscore_display_share_buttons_for_post foi chamada incorrectamente. Function is deprecated, use the7_display_post_share_buttons instead. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 7.8.0.) in /home/joaoxgaz/public_html/wp-includes/functions.php on line 4773

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment