Conceitos básicos do branding

O branding é um dos aspetos mais importantes de qualquer negócio, grande ou pequeno. Uma estratégia de branding eficaz, oferece uma vantagem importante em mercados cada vez mais competitivos. Mas, o que faz exatamente o branding? O que significa? Como afeta um pequeno negócio?

Noções básicas de branding

De uma forma muito simples, a sua marca é a sua promessa para o seu cliente. O branding informa o que podem esperar dos seus produtos ou serviços, e diferencia a sua oferta da sua concorrência.

A sua marca deriva de quem você é, quem você quer ser, e quem as pessoas percebem que você é.

É o inovador na sua indústria, ou o experiente e confiável? O seu produto ou serviço é a opção de alto custo e alta qualidade, ou a opção de baixo custo e alto valor?

Não podem ser ambos e não pode ser tudo para todas as pessoas. Quem você é deve seguir até certo ponto em quem os seus potenciais clientes querem e precisam que você seja.

A base da sua marca é o seu logótipo. O seu site, embalagens e materiais promocionais – todos devem integrar o seu logótipo – comunicam a sua marca.

A sua estratégia de marca

A estratégia da sua marca, é como, o que, onde, quando e para quem planeia se comunicar e transmitir a mensagem da sua marca. Onde anuncia faz parte da sua estratégia de marca. Os seus canais de distribuição fazem parte da sua estratégia de marca. E o que comunica visual e verbalmente faz parte da sua estratégia de marca.

Valor da marca

Uma estratégia de marca consistente leva a um forte valor da marca. O que permite cobrar mais pela sua marca do que os produtos idênticos sem marca. O exemplo mais óbvio é a Coca-Cola versus um refrigerante de marca branca.

Como a Coca-Cola construiu um forte valor de marca, pode cobrar mais pelo seu produto. O “valor adicionado” intrínseco ao valor da marca frequentemente vem na forma de qualidade percebida ou apego emocional.

Por exemplo, a Nike associa os seus produtos a atletas famosos, esperando que os clientes transfiram o apego emocional do atleta para o produto. Não são apenas os recursos e benefícios do calçado que vendem o calçado.

Definir a sua marca

Definir a sua marca é como uma jornada de autodescoberta corporativa. Pode ser difícil, demorado e desconfortável.

No mínimo requer respostas para as perguntas abaixo:

  • Qual é a missão da sua empresa?
  • Quais os benefícios e recursos dos seus produtos/serviços?
  • O que os seus clientes e prospetos já pensam da sua empresa?
  • Quais as qualidades que deseja que eles associem à sua empresa?

Faça a sua pesquisa. Aprenda as necessidades, hábitos e desejos dos seus clientes e potenciais clientes. Não confie no que acha que eles pensam. Saiba o que eles pensam.

Comece o seu branding

Depois de definir a sua marca, como divulga a palavra? Aqui estão algumas dicas simples:

  • Obtenha um logótipo profissional. Coloque-o em todos os seus materiais de marketing.
  • Anote as mensagens da sua marca. Quais são as principais mensagens sobre a sua marca? Todos os seus colaboradores devem estar cientes dos atributos da sua marca.
  • Integre a sua marca. O branding estende-se a como atende o telefone, na sua assinatura de email – em tudo.
  • Crie uma “voz” para a sua empresa que reflete a sua marca. Essa voz deve ser aplicada a toda a sua comunicação escrita e nas imagens visuais de todos os seus materiais, online e offline. A sua marca é amigável? Seja conversacional. É chique? Seja mais formal.
  • Crie um slogan. Crie um slogan memorável, cheio de significado e conciso que capte a essência da sua marca.
  • Crie templates e crie padrões para materiais de marketing. Use o mesmo esquema de cores, coloque o logótipo sempre no mesmo sítio, a mesma aparência. Não precisa ser extravagante, apenas consistente.
  • Seja fiel à sua marca. Os clientes não voltarão se não cumprir a promessa da sua marca.
  • SER CONSISTENTE. Coloquei este em último porque envolve todos os itens acima. É a dica mais importante que lhe posso dar.

A DesignPT Agência Digital ajuda a comunicar o melhor que a sua marca tem às pessoas, de forma inteligente. Peça ajuda dum profissional, invista na sua imagem, obtenha bom design & branding.

Artigos relacionados:
Branding, Identidade e Logótipo, Quais as diferenças?
O Poder do Branding
6 Lições de Branding que podemos aprender com a Apple
Crie um plano de branding para o seu negócio
O que é uma marca?
5 Sinais de que precisa fazer Rebranding

Logótipo
Design logótipo profissional
a partir de €200

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment