5 dicas de anuncios Adwords

Milhões de pessoas pesquisam diariamente no Google, e muitas dessas pesquisas mostram anúncios patrocinados do Google, em que as empresas usam a publicidade deste motor de busca para divulgar os seus produtos e serviços na primeira página de pesquisa.

Com tantas pessoas a pagar por anúncios no Google Adwords, como é que você se pode destacar?

Bem, primeiro, tem de saber o objetivo dos seus potenciais clientes, e criar os seus anúncios de forma a mostrarem as características e benefícios que essas pessoas estão à procura.

E o que são características e benefícios?

Características são o que torna o seu produto único; benefícios são o que demonstra como o seu produto ajuda o cliente. Quando tiver isto bem determinado, pode começar a criar os seus anúncios.

Veja também: Quanto devo investir no Google Adwords?

Dica 1: Palavras-chave… são chave

Foque-se numa palavra-chave forte relacionada com o seu produto ou serviço. Tenha em conta que a sua keyword deve ser algo que a pessoa iria pesquisar numa pesquisa Google.

Ao escolher a sua palavra-chave principal, pense numa frase ou termo que você iria escrever para pesquisar pelo seu produto ou serviço. Quando tiver a sua palavra principal determinada, está na altura de criar o anúncio.

Para criar o seu anúncio com base na sua keyword:

  • Saiba quantos caracteres a sua palavra-chave tem. O limite de caracteres para cada linha do anúncio são:
    • URL final, sem limite
    • Título 1, 30
    • Título 2, 30
    • Caminho, 15, 15
    • Descrição, 80

    Limite caracteres Adwords

  • O URL final é o URL a que as pessoas acedem depois de clicarem no seu anúncio.
  • Os títulos são para chamar a atenção. O título 1 é apresentado na parte superior do anúncio. Idealmente, a palavra-chave deve estar no título 1 (coloque-a se fizer sentido). O Título 2 é apresentado a seguir ao Título 1 na parte superior do anúncio. Os dois títulos são separados por um hífen (“-“).
  • Os campos “Caminho” fazem parte do URL de visualização (o texto verde sob o texto do título) e podem ter até 15 carateres cada. URL de visualização é outro bom sítio para colocar a sua palavra-chave. Por exemplo, se a sua keyword fosse “consulta clinica”, a sua URL de visualização poderia ser www.siteclinica.com/consulta-clinica
  • A descrição é para chamar a atenção, coloque características e benefícios do produto ou serviço.

Usar palavras-chave relevantes vai ajudar a posicionar melhor o seu anúncio contra os concorrentes e conseguir um bom índice de qualidade, resultando em menor custo por clique.

O índice de qualidade é a qualidade estimada que o Google dá aos seus anúncios.

Dica 2: Curto e conciso vende

O que fazer se chegar ao limite de caracteres? Por vezes é frustrante porque só faltava meter ali um “caracterezinho” e já chegámos ao limite.

Eis algumas formas de “espremer” ao máximo os caracteres do seu anúncio:

  • Use um dicionário para encontrar sinónimos para usar palavras mais curtas. Lembre-se de não substituir as suas palavras-chave, isto é para ser usado com outras palavras não importantes.
  • Ajuste alguma linha que o coloque no limite ao usar abreviaturas ou símbolos (se apropriado) como por exemplo infinito (&), percentagem (%) ou mais (+) para passar a sua mensagem sem se restringir. Eis um exemplo da Jetcost.
    Anuncio Adwords Jetcost
  • Uma frase pode ir para a próxima linha, desde que faça sentido.
  • Nem sempre precisa usar pontuação. Se só faltar um caracter, não coloque ponto final. Resolvido.
  • É bom usar o nome da empresa no título, mas se for muito longo pode usar um pronome de “nós”.
  • Substitua palavras “caras” (no pun intended) por mais simples, porque terão menos caracteres.
  • Verifique se há erros gramaticais, porque podem-lhe estar ocupar caracteres desnecessários, além de parecer mal aos potenciais clientes.
  • Use a Hemingway App para ajudar a ter uma linguagem clara. Esta ferramenta ajuda a perceber se a sua frase é difícil de ler e sugere alternativas. Experimente copiar e colar texto deste artigo lá dentro.

Dica 3: Use extensões de anúncios

O Google Adwords permite usar extensões de anúncios como forma de adicionar mais informação aos seus anúncios. Por exemplo, pode querer colocar envio gratuito mas não ter espaço num anúncio de texto normal.

Há várias extensões disponíveis, mas uma que considero importante é a “extensão de texto destacado” que tem um limite de 25 caracteres para cada nova anotação.

Pode colocar um total de quatro extensões de texto destacado no seu anúncio. Para que esta funcionalidade de extensões esteja disponível deve criar pelo menos duas extensões de texto destacado. Note que não pode repetir conteúdo que aparece noutras partes do seu anúncio.

Como 25 caracteres é pouco, os seus apelos à ação têm de ser ainda mais concisos. Para isso, use verbos como “Compre”, “Saiba” ou “Veja” para incentivar o utilizador a fazer algo. Se necessário, substitua palavras como “gratuito” por “grátis” porque dizem o mesmo e têm menos caracteres.

Eis um exemplo de extensões de texto destacado.

Extensoes de anuncio destacados

Dica 4: Apele às emoções

O fator humano conta muito para apelar às emoções dos seus potenciais clientes. Quando possível, associe alguma emoção ao produto ou serviço que está a vender, de forma a apelar ao interesse da pessoa.

Da mesma forma que um gatinho ou cachorro chamam à atenção enquanto imagens, também em texto é possível apelar às emoções. Despertar emoções como medo, curiosidade e felicidade são boas formas de aumentar a taxa de cliques.

É uma pena que em Portugal não vejo nenhuma empresa a fazer isto na copy dos seus anúncios. Mas eis um exemplo da Evodesk, que coloca uma menção da revista Entrepreneur como extensão de texto destacado, “It’s the Lamborghini of standing desks”.

Extensão de texto destacado EvoDesk

Dica 5: Cumpra as normas

Está a escrever um bom anúncio e de repente apercebe-se que chegou ao limite de caracteres. Carrega no backspace e tenta substituir palavras compridas por mais curtas. É tentativa e erro. Pode ser um pouco frustrante ao princípio, especialmente quando queria comunicar a sua mensagem de determinada maneira.

Mas o mais importante no meio disto tudo é ser conciso. A sua oferta deve ser clara e concisa para que o utilizador saiba o que pode esperar após clicar no anúncio e ir ter à landing page. Ao ser frontal e transparente no seu anúncio, irá reduzir o custo por clique e baixar a taxa de rejeição das suas landing pages.

Ver também: Google Analytics: as métricas mais importantes

Todos os anúncios devem cumprir as normas editoriais da Google. Coloque-se no papel do seu potencial cliente e imagine o que gostaria de ler no anúncio que incentivasse ao clique.

Dica bónus

Crie três versões de cada anúncio para determinar qual a versão que tem melhor desempenho. O Google Adwords irá fazer rotação de anúncios para mostrar automaticamente aqueles que o algoritmo pensa serem os que têm melhor desempenho, para os mostrar mais frequentemente que os outros.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.


Notice: presscore_display_share_buttons_for_post foi chamada incorrectamente. Function is deprecated, use the7_display_post_share_buttons instead. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 7.8.0.) in /home/joaoxgaz/public_html/wp-includes/functions.php on line 4778

2 comentários

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment