5 estratégias básicas para dentistas

Quer esteja a começar com a sua clínica e precise de pacientes, ou já tem a sua clínica mas quer mais pessoas a entrar pela porta, use estas estratégias para ter mais leads e pacientes.

Não importa quão avançado(a) é na prática da medicina dentária ou a tecnologia que usa, a clínica não avança se não tiver um fluxo constante de pacientes. Ao contrário do que pensa a velha guarda, o marketing não pode ficar para trás. Por isso, use estas estratégias de marketing digital para dentistas que irão permitir a sua clínica prosperar.

1. Objetivo

Sem um objetivo é como se estivesse a navegar no oceano num barco potente, mas sem forma de virar. Se não puder mudar de direção vai bater em alguma coisa e falhar redondamente.

Você precisa dalgum tipo de medição, duma escala para poder medir os seus esforços. Escolha um objetivo: algo ligeiramente difícil mas não stressante. Imagine o arqueiro que tem de levantar o arco um certo ângulo acima da mira para que a seta chegue ao alvo. Se o objetivo for acima do esperado e lá chegar, ótimo, se não lá chegar, ao menos conseguiu algum tipo de resultado.

Crie um objetivo para si que seja específico e mensurável. “Ter mais pacientes” não é um objetivo mensurável. “Ter 10 novos pacientes este mês” é mensurável. Ter um objetivo claro e conciso vai afunilar os seus esforços de marketing e dar-lhe foco e direção.

2. Funil de marketing

Um funil de marketing pode parecer o tipo de coisa que faz disparar fogo-de-artifício na cabeça de alguns dos meus clientes. Mas não tem de ser complicado.

Um funil serve para transformar visitantes que estão simplesmente a ver uma página no seu site e contactarem-no para uma marcação. Siga a fórmula AIDA (Atenção, Interesse, Desejo, Ação) ao criar um funil.

  • Atenção – mostre aos seus visitantes que é esta a clínica ideal para eles, seja para o empreendedor super ocupado ou a advogada e mãe de 2 filhos. Quem quer que seja o seu paciente, o seu site deve mostrar algum tipo de de benefício que mostra porque o devem escolher. Isto é mais fácil com um lead magnet (já falo mais sobre isto)
  • Interesse – ao visitarem o seu website e lerem a sua informação, as pessoas estão a mostrar algum interesse. Uma uma call-to-action (apelo à ação) ou um lead magnet para captar informação sobre a pessoa. Isto deve levar para uma landing page (página de destino) ou um formulário de contacto onde podem colocar a informação delas (nome e email).
  • Desejo – No final de cada página ou artigo, convide as pessoas a contactarem a clínica para uma consulta ou marcação. Pode colocar igualmente na barra lateral das páginas/artigos, numa caixinha deslizante pelos cantos ou mesmo numa barra de topo no site. Eles já têm o desejo, só tem de lhes dar um empurrãozinho para o contactar.
  • Ação – Se eles se tornarem leads (potenciais pacientes) ou o contactarem por email, contacte-os de volta para agendar uma consulta. Ser rápido a agir previne a pessoa de se esquecer ou dizer que vai pensar nisso.

3. Apelos à ação

Call to actions (apelos à ação) são uma componente importante de qualquer tática de marketing. Estas são as paalvras ou frases que levam a pessoa a contactar a sua clínica.

Elas focam-se na psicologia do visitante, incentivando as pessoas a telefonar ou enviar um email. Estes apelos à ação devem ser colocados na maioria das páginas do seu site, e devem levá-los a preencher um formulário de contacto ou fazer um telefonema. Algo tão simples como “Contacte-nos hoje para uma consulta de rastreio” é uma boa chamada para ação.

4. Um lead magnet

Um lead magnet é um incentivo em forma de oferta. Pode ser uma checklist, um guia, um e-book, uma infografia, ou uma oferta num serviço. É algo que pode ser dado para lhes dar a entender que a sua clínica é a indicada para eles.

Um lead magnet é usado em várias áreas de marketing, mas apesar de ser menos comum no marketing para dentistas, um guia curto (mas que agregue valor) sobre ter um bom cuidado oral pode fazer maravilhas em mostrar a sua clínica como uma autoridade na indústria.

Vai dar este lead magnet às pessoas como incentivo para elas colocarem os seus dados numa landing page.

5. Tráfego

Para que qualquer destas estratégias funcione, tem de gerar tráfego para o seu site, ou seja, visitantes. Há várias formas de trazer pessoas para o seu site, mas concentre-se naquelas que trazem as pessoas que estão mesmo interessadas nos seus serviços.

Eis algumas táticas para trazer visitantes para as suas páginas:

  • Um blog. Crie conteúdo e artigos com valor para as pessoas.
  • Otimize conteúdo. Coloque palavras-chave relevantes no seu conteúdo para ter maiores hipóteses dalgum dos seus artigos ou páginas virem a ser encontradas nos motores de busca
  • Website que funciona. Um website que não faz scroll ou não carrega páginas parece amador e leva as pessoas a abandonar o site.
  • Redes sociais. Use as plataformas sociais e invista como deve de ser. Muitas empresas vão às redes sociais porque pensam que é gratuito mas depois não se destacam porque não investem.

O marketing digital não tem de ser complicado. Siga este plano, e com trabalho e dedicação, vai chegar aos seus objetivos e colocar “butts in seats”.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.


Notice: presscore_display_share_buttons_for_post foi chamada incorrectamente. Function is deprecated, use the7_display_post_share_buttons instead. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 7.8.0.) in /home/joaoxgaz/public_html/wp-includes/functions.php on line 4778

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment