Mais tráfego segmentado para o seu website com 10 passos

Alguns sites têm muitos visitantes, como é que o fazem? Será que publicam mais conteúdo, são famosos nas redes sociais, será email marketing, como o fazem?

Há com certeza uma diferença entre websites que têm muitos visitantes e outros que têm poucos visitantes. Os sites com muito tráfego (visitantes) têm páginas com informações que as pessoas estão à procura.

Parece simples, mas não é, por isso neste artigo vou descrever como criar uma dessas páginas com muito tráfegfo e como torná-la visível para as pessoas que estão à procura dessa informação.

Vamos tomar como exemplo uma agência de viagens neste artigo.

Passo 1. Escolha um tópico

Tudo começa com uma ideia. Mas não pode ser apenas qualquer ideia, pois tem de cumprir estes três requisitos.

  1. O tema tem de ser “grande” – o tema tem de ser vasto o suficiente para poder cobrir tudo, já que irá escrever centenas ou milhares de palavras (e não vale adicionar “palha”).
  2. Tem de saber sobre o tópico – isto significa que tem de ser um especialista no tópico, ou pelo menos um entusiasta, porque assim irá criar boas páginas à volta do seu tema.
  3. É útil para a sua audiência – o conteúdo tem de ser apontado para a sua audiência, para que eles possam resolver as suas preocupações e medos, esperanças e sonhos.

Bons temas que se podem usar para criar conteúdo em páginas ou artigos são instruções de “como fazer” e respostas a questões que os seus visitantes possam ter, mesmo antes de chegar ao seu website, ou após terem lá chegado.

Exemplo

Se for uma agência de viagens, a sua audiência poderia estar interessada em temas relacionados com estes:

  • aprender sobre culturas diferentes
  • saber que precauções tomar nesses destinos
  • aprender palavras comuns na língua desses destinos

Passo 2. Crie lista de frases relacionadas com o tema

Coloque-se na mente do utilizador que está à procura de alguma coisa. Como é que ele iria pesquisar alguma coisa? Que palavras ele iria usar? Que frases?

Crie uma lista de frases tendo em conta estas dicas.

  • Evite jargão/termos técnicos, a menos que a sua audiência esteja habituada;
  • Use frases com três a seis palavras no máximo;
  • Pense em frases que são completas ou que são perguntas.

Exemplo

Cada uma das ideias para o artigo podem ser alinhadas com uma frase. O título e o artigo irão ser orientados em volta duma frase, mas lembre-se de se manter fiél ao tema escolhido. O objetivo é acrescentar o valor que a sua audiência está à procura.

  • “contacto visual na China”
  • “tenho de levar vacinas para ir ao egito?”
  • “como dizer obrigado em Japonês”

Passo 3. Veja a “autoridade do domínio” do seu website

A autoridade do domínio é a medida da popularidade de links. Isto é o número e qualidade dos sites que têm links apontados para o seu website. Este é um factor importante no posicionamento dos motores de pesquisa. A Autoridade do Domínio é uma estimativa da medida que o Google apelida de “PageRank”.

A autoridade do seu website determina a probabilidade de posicionamento. Para saber a autoridade do seu domínio, use o Open Site Explorer e escreva o seu domínio. Esta versão gratuita da ferramenta pode ser usada algumas vezes por dia.

Verifique o seu número e aponte-o.

Open Site Explorer

Autoridade Domínio = quantidade links + qualidade links

Passo 4. Verifique a popularidade das suas frases

Precisamos de verificar as nossas frases. Para tal, vamos usar o Planeador de Palavras-Chave do Google Adwords.

Digite várias frases na caixa, separado por vírgulas e clique em “Obter Ideias”.

frases no planeador palavras chave google

Escreva as suas frases no Planeador de Palavras-Chave

Aqui poderá ver o número de pesquisas mensais para cada um dos seus termos e frases. Se existir um “traço” (-) em vez dum número nesta coluna, isso signififca que existem menos que 10 procuras mensais para esse termo específico.

Obter ideias de palavras chave

Obter ideias de palavras chave adicionais

1424695904_ktipDica do autor: Os números nestes exemplos não são importantes. Nesta ferramenta o Google mostra números arredondados em “correspondência exata”. Esse é o número de vezes que a frase/palavra exata foi pesquisada dessa forma. O n.º de pessoas a pesquisar por um tema geral (ex.: dentes, em vez de dor de dentes) é sempre maior.

O seu objetivo com isto é saber o seguinte:

  • As pessoas estão mesmo a pesquisar pela frase?
  • Qual é a popularidade? Centenas, milhares?
  • Há frases que podem ser melhores que estas?

Ignore a coluna da concorrência, pois apenas mostra competência para os anúncios Adwords. O nosso foco aqui é a pesquisa orgânica, e não o pay-per-click.

Ignorar a coluna da concorrência

Ignore a coluna da concorrência

A tabela seguinte apresenta uma linha de orientação geral, e não uma regra definitiva. Se estiver fora destes números, volte atrás e comece de novo.

Se a sua Autoridade de Domínio é…Aponte para frases com volume de pesquisa de…
10-291-100
30-49100-500
50-70500-1000
70+1000+

Passo 5. Pesquise pela frase no Google

Pesquise pelas suas frases. Faça logout de quaisquer contas google (para não influenciar os resultados) e coloque a primeira frase na caixa de pesquisa.

Como é a primeira página do Google para essa frase? Analise estes três factores.

  1. Estou no caminho certo? Se alguém que pesquisa pelo seu artigo encontrou estes resultados de pesquisa, será que eles iriam clicar? Ou iriam sentir que estavam no caminho errado e irão procurar por outra coisa diferente?
  2. Há muito ruído por aqui? o Google continua a adicionar elementos aos resultados de pesquisa, como anúncios, imagens, produtos, listas locais, mapas e caixas de informação. Eles apelidam isto de “resultado de pesquisa universal”. Veja onde está a página na primeira posição. Estará enterrada por baixo doutros elementos? Estes elementos distraem e tornam os seus esforços mais dificeis.
  3. O Google coloca certas palavras a negrito? O significado de pesquisa é mais importante para o Google o que a mera combinação de letras e palavras. Isto é a “pesquisa semântica”. Faça scroll pelos resultados de pesquisa e veja se existem outras frases (além da sua) estão a negrito. Se vê sinónimos e palavras relacionados a negrito, isso significa que o Google criou uma associação semântica entre as suas palavras e estas palavras. Escreva-as.

Se não estiver no caminho certo ou houver muito ruído visual, volte atrás e experimente outras frases.

Passo 6. Use a MozBar e experimente de novo

Pesquisar a concorrência é importante. Instale a MozBar no seu browser. Esta é uma extensão/add-on que existe para Chrome e Firefox. Após adicionado, irá ver um “M” na barra de navegação no canto superior direito do seu browser.

Pesquisa pela sua frase no Google, e depois clique nela.

MozBar e autoridade de domínio

Use a MozBar para saber a DA (Autoridade de Domínio) das páginas dos concorrentes

A MozBar mostra-lhe a popularidade dos links das páginas bem posicionadas, mostrando, à semelhança do Open Site Explorer, informação como a Autoridade de Domínio, entre outros.

1424695904_ktipDica do autor: A Autoridade da Página (PA) é a popularidade do link duma página específica (em vez do domínio). Este métrico é mais fiável em bons posicionamentos, mas como ainda não criámos a nossa página/artigo, não podemos comparar a PA à deles, daí usarmos a Autoridade de Domínio.

Se a sua Autoridade de Domínio e a Autoridade de Domínio das páginas bem posicionadas estão dentro dos mesmos valores, temos uma hipótese. O ideal é que a Autoridade do Domínio do seu website esteja dentro dos valores (altos e baixos da Autoridade de Domínio das páginas que estão posicionadas na primeira página para essa frase.

Pense no seu site como se fosse um corredor, ciclista ou condutor. Cada frase é uma maratona, corrida de bicicleta ou corrida de carros. Não espere ganhar uma corridade bicicleta a pé, ou uma corrida de carros de bicicleta. Mas se estiver de bicicleta, irá ganhar a maratona facilmente.

Gráfico de popularidade de links e autoridade de domínio

Popularidade de links (concorrência) relacionado com autoridade do domínio

1424695904_ktipDica do Autor: Algumas das páginas bem posicionadas podem fazer parte de websites famosos (com Autoridade de Domínio 80+, como Amazon, Wikipedia ou outras). É improvável que alguma vez os consiga ultrapassar, a menos que a página bem posicionada deles não esteja bem focada no tema. Se conseguir criar uma página de qualidade que é mais relevante, será possível passar-lhes à frente.

Se estiver abaixo de determinado patamar de valores, então a frase é muito competitiva (alta concorrência) para si. Volte atrás e comece de novo. Se estiver dentro dos valores sugeridos, encontrou uma boa frase-chave.

Passo 7. Escreva a melhor página que puder

Dedique-se (ou contrate alguém) para escrever a melhor página (no tema e frase-chave pretendida) que conseguir. Invista os seus esforços para criar uma boa página ou artigo. Seja conciso e preciso, mas também detalhado quando necessário. Apresente o seu melhor conselho e especialidade na informação que apresentar.

Siga estes 3 factores para criar páginas que atraem visitantes.

  1. Extensão – o artigo deve ser longo, não com palha, mas com informação relevante. Conteúdo extenso tem tendência para ter um bom desempenho nos motores de busca.
  2. Formatação – não escreva parágrafos compridos. Use sub-títulos quando necessário, negritos, itálicos, sublinhados e listas (bullet points •) quando apropriado. Inclua imagens e vídeo.
  3. Títulos – títulos devem ser concisos e claros, ou não serão apelativos, fazendo com que não sejam lidos ou partilhados.

Escreva algo de valor, lembre-se que será lido por potenciais dezenas, centenas ou milhares de visitas.

Passo 8. Otimize a página para a sua frase-chave

Após ter criado o seu conteúdo de forma exemplar, está na altura de alinhá-lo de acordo com a sua frase-chave. Tráfego segmentado é atraído para uma página que se foca num tema específico.

Como já escolheu a(s) suas(s) frase(s) antes de ter começado a escrever o conteúdo, provavelmente já a usou de forma consciente e pensada, mas de qualquer forma faça uma revisão e verifique se inclui a sua frase.

Uma página otimizada usa as frases da seguinte maneira.

  • Uma vez na etiqueta (tag) do <title>. Coloque no princípio do título e o nome da sua empresa no final do título.
  • Uma vez no cabeçalho <h1>. Este título é muitas vezes o mesmo que a etiqueta do título anterior, mas nem sempre.
  • Quatro a cinco vezes no corpo do artigo. Num artigo com mais de 1000 palavras, provavelmente já a usou vezes suficientes. A frase deve manter-se fiel às palavras (e ordem) em que é constituída pelo menos algumas vezes.
  • Use sinónimos e termos relacionados. Se destacou palavras a negrito (que indica links semânticos) nos resultados de pesquisa do passo cinco, lembre-se de os usar aqui.

1424695904_ktipDica do Autor: Há muitos sítios onde pode usar a sua frase-chave, como legendas, comentários, endereços e etiquetas “alt”. No entanto, quanto menos visível é para o leitor, menos importante é para o Google. Foque-se então nos elementos listados acima, pois é aí que os leitores e o google se interessam.

O objetivo disto é mostrar a relevância da frase, mas não queira empanturrar a frase no conteúdo. Keyword stuffing é spam. Use a frase-chave de forma natural de maneira a ajudar os robots do Google e os leitores a perceber sobre que tema em que a página se orienta.

Passo 9. Publique-a

Faça uma revisão ao seu conteúdo, e publique-o. Após isto, deve promovê-lo, porque o conteúdo pode ser muito bom, mas se ninguém o consumir, é como se não existisse. Para tal, siga estas dicas para obter tráfego.

  • Envie um exerto do artigo na sua newsletter de email.
  • Partilhe nas suas redes sociais várias vezes ao longo dos próximos dias e semanas. Ao partilhar, mencione o tipo de pessoas (audiência) que estarão mais propensas a gostar.
  • Crie links para este artigo a partir de artigos antigos e páginas relacionadas no seu website, usando a frase-chave como texto (âncora texto) dos links.

Passo 10. Espere uma semana, e verifique posicionamento

Normalmente não leva muito tempo para perceber o posicionamento da sua página. Dê pelo menos uma semana, faça logout (ou abra uma nova janela sem registo no Chrome) da sua conta Google, e depois pesquisa pela sua frase.

A sua frase está na página 1? Muito bom, aumentou o seu tráfego segmentado. Verifique as suas estatísticas (Analytics) para saber quanto mais visitantes conseguiu obter e quão envolvidos eles estão.

A sua frase está na página 2? Talvez se tenha concentrado numa frase muito competitiva. Edite o artigo e dê mais relevância à frase-chave. Crie mais links internos a partir de páginas existentes suas.

A sua frase está na página 3? Siga o conselho em baixo.

Não desista

Esta é uma forma um pouco lenta (mas consistente) de aumentar tráfego segmentado, sendo também a razão pela qual alguns sites têm mais visitantes do que outros. Quando funciona, funciona bem.

Em vez de obter tráfego através de apenas o email marketing, anúncios pagos ou redes sociais, irá ter um fluxo constante de visitantes segmentados para a página criada vindas dos motores de busca nos próximos meses e talvez até anos.

É trabalho árduo, mas a longo prazo irá pagar-se. Mais vale bom conteúdo, e extenso, do que criar um artigo curto e rápido só por criar. Vale a pena o trabalho em criar algo que dê valor ao leitor.

Se tiver tentado isto e não tiver obtido resultados, faça isto.

  • Publique mais artigos em temas relacionados. Quanto mais publicar conteúdo em temas relacionados, mais provável é que o seu site se posicione bem. Concentre-se em frases relacionadas, publique em formatos diferentes.
  • Torne a página mais visível para outros criadores de conteúdo. Outros criadores de conteúdo poderão encontrar a página útil e referi-la quando escrevem o conteúdo deles. Se o seu artigo for mencionado, a Autoridade da Página melhora e está mais propensa a posicionar-se bem, e obter mais tráfego. Crie algo de valor que vale a pena ser mencionado para amigos e estranhos para que eles espalhem a palavra.
  • Escreva um artigo como convidado num tema relacionado. Guest blogging, escrever para outras pessoas é uma forma de ganhar atenção para as audiências desses websites/blogs, especialmente se for um website credível. Quando usado de forma apropriada, o seu artigo é publicado no seu nome em outro site e obterá potencialmente links para o seu website ou a sua página.

Você é um especialista na sua indústria. Tem respostas para questões às quais as pessoas se colocam. Publique a informação que elas estão à procura.

Escreva e publique artigos de valor, credíveis e autoritários, alinhando-os com as suas frases-chave. Seja relevante, conciso e detalhado quando necessário. A principal diferença entre websites com muito tráfego e pouco tráfego é o posicionamento e a relevância.

A principal diferença entre websites com muito tráfego e pouco tráfego é o posicionamento e a relevância.

Tweet: A principal diferença entre websites com muito tráfego e pouco tráfego é o posicionamento e a relevância.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment