A pesquisa local é uma boa forma para as pequenas empresas serem encontradas e gerarem leads.

Quando um cliente usa a internet para pesquisar produtos ou serviços, eles não estão só à procura de qualquer empresa: estão à procura dum negócio que os possa ajudar.

Por isso é importante que o seu negócio seja visível a nível local, para todos aqueles que habitam nos arredores, ou que estejam nos arredores e possam fazer uso dos seus serviços.

1. Preencha os seus dados Google My Business

Google my business

Registe a sua empresa no Google My Business

Uma forma fácil e eficaz de aumentar a visibilidade nos resultados de pesquisa local é registar o seu negócio no Google My Business. Para tirar máximo partido disto, preencha todos os campos, com morada, nº de contacto e horário de funcionamento.

Recomendo ainda colocar fotos das instalações e da sua equipa para dar um aspeto mais humano.

2. Seja consistente com Nome, Morada, Telefone

Nome morada e telefone no google my business

Seja consistente: coloque o mesmo nome, morada e telefone do seu negócio na net

Quando o Google vasculha a internet à procura de resultados de pesquisa, ele procura menções do seu negócio, em relação ao nome, morada e número de telefone.

Mesmo pequenas variações, como uma morada abreviada, podem confundir o Google, portanto convém que a informação que coloca na internet (no seu site, nas redes sociais, etc) seja consistente para as citações terem relevo.

3. Reivindique listagens online

Listagens online

Coloque informação do seu negócio em listagens online (diretorias, outros)

As listagens de negócios online (ex.: diretorias) são uma parte integrante da otimização dos motores de busca a nível local.

Ter links que apontam para o seu site, juntamente com citações consistentes de nome, morada e telefone, aumenta a visibilidade online local do seu negócio e dão a entender ao Google que o seu website é relevante e de confiança.

4. Obtenha backlinks de outros sites

Obter backlinks de sites

Obtenha backlinks de outros website

As diretorias online não são os únicos sítios onde se podem obter links. Incentive outros websites, como bloggers ou sites noticiosos, para linkarem para o seu website.

Patrocinar ou ir a eventos de networking (online ou offline), pode ajudar a cultivar conexões, com pessoas que irão levar a uma maior exposição online.

5. Seja específico nas suas landing pages

Coloque o seu local específico no site e landing pages

Leve as pessoas para landing page

Não coloque apenas o nome da sua empresa no título e conteúdo da sua homepage, coloque também a cidade ou região principal de atividade.

Quanto mais específico for com a cidade ou região (Porto, em vez de Portugal, ou “Norte”), melhor serão as suas hipóteses de estar bem posicionado nos resultados de pesquisa.

6. Use keywords long-tail (cauda longa)

Dinossauro em gráfico

Palavras de “cauda longa” são expressões com 3 ou mais palavras.

Use keywords (palavras-chave) para segmentar o seu negócio a certos nichos de mercado.

Isto não só ajuda os potenciais clientes a encontrar o seu serviço específico, também ajuda a sua empresa a estar melhor posicionado porque o seu website estará a fazer uso de termos e palavras-chave menos competitivas. Por exemplo, palavras de “cauda longa” como “restaurante em Marquês de Pombal” em vez de “restaurante em Lisboa”.

7. Crie um website adaptado a móveis

Web design responsivo

O seu website é “mobile-friendly”?

É incontornável a importância que os dispositivos móveis têm no nosso dia-a-dia. Por isso, é importante que o seu website esteja preparado para receber estes visitantes.

Se quer aumentar a visibilidade do seu negócio a nível local, o seu site deve aparecer bem em smartphones e tablets, assim como nos computadores de secretária. Para verificar se o seu site é “mobile-friendly”, faça o teste mobile-friendly do Google.

8. Responda às reviews

Responder a comentários de pessoas

Responda aos comentários das pessoas e agradeça

Quando os clientes deixam uma análise no Google ou em outro website (ex.: Tripadvisor, TrustPilot), isso ajuda nos resultados de pesquisa dos motores de busca.

Incentive os clientes a irem à internet e deixaram uma review, e se eles o fizerem, responda-lhes com um agradecimento cordial, tanto para comentários positivos ou negativos. Isto irá ajudar a melhorar a sua reputação com as pessoas que pesquisam e lêem estes comentários.

9. Crie conteúdo local

Conteúdo local

Crie conteúdo (ex.: artigos) com uma vertente local

Agregue valor adicional aos seus clientes com um blog, uma página de FAQ (frequently asked questions) e outro conteúdo geograficamente específico para a sua empresa para ser mais atraente para os motores de busca.

Se quer ter um melhor posicionamento nos resultados de pesquisa, personalize o seu conteúdo (no site ou no blog) com palavras-chave que acentuem a sua área geográfica de atuação, como por exemplo um artigo sobre os melhores arraiais em Lisboa.

10. Proporcione uma boa experiência

Bom user experience no seu site

Proporcione uma boa experiência ao utilizador

No que toca a implementar bom SEO local, o mais importante é colocar-se na pele da outra pessoa e pensar como um cliente.

O Google quer proporcionar a melhor experiência possível à pessoa que está a pesquisar, e você também deverá ter esse objetivo, por isso mesmo é que é importante ter um site apelativo, rápido, fácil de usar e informativo.

Artigos Relacionados
O que é uma citação Local? SEO localizado
Introdução ao tutorial SEO
SEO: otimize para as pessoas; não para os motores de busca

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.