como criar logotipo para empresa

Um logótipo pode ser cativante, memorável e transmitir instantaneamente uma mensagem aos clientes. Ao colocar o logótipo em todos os seus materiais de marketing como cartões-de-visita, faturas, envelopes, materiais promocionais, website, etc., está a ajudar a criar uma imagem de marca, que os clientes vão associar aos seus produtos e serviços de qualidade oferecidos pela sua empresa.

Como um logótipo desempenha um papel tão importante e destaca a sua empresa da concorrência, vale a pena investir algum tempo e dinheiro para criar um logótipo.

1. Analise logótipos

Existem três tipos básicos de logótipos. Os logótipos que simplesmente têm como base fontes, representam o nome da empresa numa fonte e apresentação que estão absolutamente associadas ao negócio.

Outros têm símbolos relacionados à oferta da empresa, por exemplo cereais para uma padaria. Outros são abstratos, como por exemplo, o logótipo da Nike.

Analise os logótipos da sua concorrência, tanto os eficazes como os ineficazes e veja o que funciona e não funciona.

2. Contrate profissionais

Não o faça você mesmo, em vez disso contrate um designer ou uma agência para criar o seu logótipo profissional. Não queira fazer tudo por si, já diz o ditado “Cada macaco no seu galho”.

Se o seu orçamento for limitado, pondere contratar um designer em início de carreira, ou um estudante de design gráfico.

3. Menos é mais, mantenha o seu logótipo simples

O seu logótipo deve ser visível e reconhecido tanto em tamanho grande como em tamanho pequeno. Um logótipo com muitos elementos e muito complicado pode causar problemas na impressão e não ser percetível.

Também, é importante escolher uma fonte que seja legível. Não importa, o quanto a fonte do seu logótipo é futurista ou se é a sua favorita, se os seus clientes não conseguirem ler ou perceber o nome da sua empresa.

Um logótipo com muitas cores pode ser atraente, mas na altura de imprimir torna-se mais caro. No máximo opte por três cores. Peça ao seu designer para lhe mostrar uma versão com uma cor, duas e três cores para que possa fazer a escolha certa.

Ao contrário do que possa pensar um logótipo com uma só cor pode funcionar na perfeição, se pensar em logótipos de marcas conhecidas, como a Vodafone, Nike, Apple, Satarbuks, etc., só têm uma cor.

Veja também: A importância da cor no design de um logótipo

4. Registe o seu logótipo

Deve registar o seu logótipo, para que não venha a ter dissabores. Pode fazê-lo no site do instituto nacional da propriedade industrial.

Só com o seu logótipo registado é que está protegido/a de ser apropriado por concorrentes ou empresas fora do seu setor.

5. O seu logótipo em todo o lado

Use o seu logótipo em todos os seus materiais promocionais, cartões de contacto, envelopes, folha de carta, folhetos, website, veículos, montras, etc.

Use o seu logótipo de uma forma consistente.

6. Dicas

Criar um logótipo pode ser um processo fora do seu orçamento, mas não é hora de cortar custos. Um logótipo, quando bem feito pode ainda estar atualizado passado décadas, o que vendo bem as coisas torna-se um investimento muito rentável.

Evite se comprometer com um logótipo até ter certeza que é o adequado. A mudança frequente de logótipo pode transmitir instabilidade no negócio para os ses clientes. E também, se torna mais difícil para os seus clientes
memorizarem o seu logótipo se estiver a mudar com frequência.

Artigos relacionados:
A importância de um logótipo
Porque a sua empresa precisa de um logotipo profissional
Um logótipo não é uma marca
7 sinais de que precisa dum redesign do seu logótipo
O logotipo duma empresa pode ditar o sucesso dela?
A psicologia por trás do design de logótipo

Logótipo
Design logótipo profissional
a partir de €200

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment