psicologia da cor no branding

Lembra-se da famosa imagem de um vestido, em que muitos estavam divididos quanto ao vestido em questão, ser branco e dourado, ou azul e preto?

Muitos perguntavam-se: Como algo tão aparentemente incontestável como a cor, poderia levantar tanta discordância?

A resposta, ao que parece, está na intersecção da psicologia da cor e da marca. Bem como as marcas, as cores não são nada mais do que perceções.

Elas não existem em nenhum lugar, exceto na mente daqueles que as experimentam. Elas também têm um efeito poderoso nas nossas emoções.

A psicologia da cor tem sido amplamente explorada por diversos especialistas.

E, enquanto o efeito emocional das cores difere de pessoa para pessoa, com base no género, contexto cultural, experiência pessoal e variações neurológicas, existem algumas diretrizes gerais que foram confirmadas por inúmeros estudos da psicologia da cor.

Um entendimento dessas diretrizes dá-lhe mais uma ferramenta para o objetivo subjacente da marca: arquitetar a realidade influenciando e moldando a perceção do consumidor.

Provavelmente, está ciente de que a cor vermelha pode evocar sentimentos de romance ou perigo. Ou que o azul possa evocar emoções como serenidade ou frieza. Mas e o roxo ou cinza?

E as emoções mais subtis, como harmonia ou esperança? Quais as cores que mais são associadas a elas? Como a cor está entre os estímulos visuais fundamentais na sequência humana da cognição, essas questões são importantes. A psicologia da cor tem as respostas.

Nós criamos a lista das doze cores que são mais usadas em branding e design de logótipo, além das diretrizes emotivas de cada uma delas.

Lembre-se, nenhuma destas respostas emocionais são fixadas a nenhuma cor. Quando se trata da psicologia da cor, o contexto e a cultura são importantes.

E, porque uma cor pode transmitir dois sentimentos profundamente divergentes, a maneira específica pela qual uma marca utiliza uma cor pode significar duas coisas tão diferentes como doença ou saúde (como é o caso do verde).

Com isto em mente e uma sólida compreensão da personalidade da sua marca, escolher a cor certa para a sua marca pode ser uma decisão racional e informada, em vez de uma preferência passageira ou extravagante.

Cor de Laranja

cor de laranja
Cor de laranja é estimulante, transmite sentimentos de excitação, entusiasmo e calor. É uma cor divertida e energética, usada na marca de muitas equipas desportivas e de marcas que têm como público-alvo crianças. O laranja é usado para chamar a atenção, como em cones do trânsito.

Os consumidores tendem a associar a cor de laranja a valor, uma realidade em que marcas como a Home Depot se aproveitaram. Na extremidade física do espetro, evoca conforto, como comida, calor e abrigo.

É a cor do pôr-do-sol, dos citrinos e das abóboras, sempre ligadas ao outono e ao dia das bruxas. Neste último caso quando usado com preto, dá-lhe um toque de medo. Outras características emocionais ligadas ao laranja são as seguintes:

Emoções Positivas

Coragem
Confiança
Calor
Inovação
Simpatia
Energia

Emoções Negativas

Privação
Frustração
Frivolidade
Imaturidade
Ignorância
Lentidão

Amarelo

amarelo
O amarelo parece ser a cor com o menor clube de fãs. É considerado um tom alegre, mas muito amarelo também pode desencadear sentimentos de raiva, frustração, medo e ansiedade. Isto porque é a cor mais difícil de absorver.

É o suficiente, para fazer os bebés chorarem, em alguns estudos. O amarelo mostrou aumentar o metabolismo e pode aumentar a autoestima quando utilizado corretamente.

Por ter um comprimento de onda relativamente longo, é a cor mais visível, é estimulante e chama a atenção. Sinais de trânsito, anúncios, blocos de anotações e certos rótulos de advertência tiram proveito desse fato. Outras características emocionais ligadas ao amarelo são as seguintes:

Emoções Positivas

Otimismo
Calor
Felicidade
Criatividade
Intelecto
Extroversão

Emoções Negativas

Irracionalidade
Medo
Cuidado
Ansiedade
Frustração
Covardia

Vermelho

vermelho
Indiscutivelmente uma das cores mais vivas, os efeitos do vermelho na psique não são subtis. Por isso, é importante que seja usado com cuidado para fins de branding.

O vermelho mostrou reduzir o pensamento analítico, acelera e intensifica as nossas reações. Há uma razão pela qual os preços de liquidação são colocados em etiquetas vermelhas.

Atletas contra oponentes que usam vermelho estão mais propensos a perder. E os alunos estão propensos a ter resultados piores nos testes se expostos ao vermelho de antemão.

O Vermelho, é o sinal de aviso para parar nos semáforos, dos erros gramaticais e das finanças negativas. O vermelho tem o maior comprimento de onda de todas as cores, e parece estar mais perto do que realmente está.

É a cor da paixão e do romance. O vermelho tende a aumentar o apetite. O vermelho é a cor da bandeira do comunismo e do socialismo. Outras características emocionais ligadas ao vermelho são as seguintes:

Emoções Positivas

Poder
Paixão
Energia
Coragem
Força
Excitação

Emoções Negativas

Raiva
Perigo
Atenção
Desafio
Agressão
Dor

Verde

verde
A cor verde é a mais fácil aos nossos olhos, porque não requer ajustes quando atinge a retina. É, portanto, uma cor calmante, repousante e agradável. Artistas que esperam para entrar no palco ou na televisão esperam em “salas verdes” para relaxar.

O verde, pode realmente melhorar a visão e é usado na visão noturna porque os nossos olhos podem discernir a maioria dos tons dele. Está confortavelmente no meio do espetro, o verde é a cor do equilíbrio. Representa a natureza, a fertilidade e até a sexualidade.

Um planeta verde é um mundo seguro, exuberante, cheio de água e vivificante. Por esse motivo, é uma cor tranquilizadora.

Como todas as cores, o verde tem o seu lado negativo. É ao mesmo tempo o símbolo de saúde e doença, sorte e ciúme.

A lista de atributos emotivos do verde inclui:

Emoções Positivas

Saúde
Esperança
Frescura
Natureza
Crescimento
Prosperidade

Emoções Negativas

Tédio
Estagnação
Inveja
Brandura
Enervar
Doença

Azul

azul
Sereno e calmante, o azul é a cor da clareza e da comunicação. De acordo com estudos da psicologia da cor o azul é a cor favorita da população em geral, sendo particularmente preferido pelos homens.

O azul, é uma presença constante no nosso dia-a-dia. É a cor do céu, dos oceanos e dos lagos. Esta preferência global e omnipresença ambiental tornam o azul não ameaçador, conservador e tradicional. As marcas não correm riscos quando escolhem o azul para a sua identidade.

É visto como um sinal de estabilidade e confiabilidade, e tem sido demonstrado que os trabalhadores são mais produtivos em salas azuis. O azul, também é a cor da tristeza e da frieza, está entre o menos apetitoso das cores porque é um indicador da deterioração e do veneno.

É comum para quem quer comer menos, sugerir que se coma de um prato azul, pois é provável que se coma menos. Outras características psicológicas associadas ao azul são:

Emoções Positivas

Confiança
Lealdade
Segurança
Lógica
Serenidade

Emoções Negativas

Frieza
Indiferença
Sem emoção
Hostilidade

Azul-Turquesa

azul-turquesa
O azul-turquesa, é uma cor transformadora, incorporando a sua posição espetral entre a segurança do azul e a natureza do verde. Sugere clareza de pensamento e comunicação. É uma cor inspiradora, associada a recarregar o espírito, reabastecer os níveis de energia e provocar o pensamento positivo.

O azul-turquesa é ao mesmo tempo introspetivo e externamente expressivo, sugerindo criatividade e auto expressão.

O azul-turquesa, é frequentemente usado por marcas centradas na comunicação, incluindo educação, media e tecnologia. É a cor ideal para produtos de limpeza, pois evoca limpeza e pureza.

Como uma cor de transformação, o azul-turquesa pode sugerir indecisão e falta de deliberação quando usado no contexto errado. Outras características psicológicas associadas ao azul-turquesa são:

Emoções Positivas

Comunicação
Clareza
Calma
Inspiração
Auto expressão
Cura

Emoções Negativas

Ostentação
Secretismo
Falta de confiabilidade
Reticência
Hesitação
Indiferença
Hesitação

Roxo

roxo
O roxo surge da mistura entre o vermelho e o azul. O roxo é um equilíbrio intrigante entre traços masculinos e femininos, ao mesmo tempo quente e frio.

Esta fusão da calma do azul e do estímulo do vermelho pode ser enervante, a menos que o domínio de um ou do outro seja claro. O roxo azulado é calmante, enquanto o roxo avermelhado é quente.

O roxo é a cor da realeza e bravura, conota riqueza, luxo e sofisticação. Está entre as cores mais raras da natureza e, como tal, pode parecer especial ou artificial.

Fica num comprimento de onda mais curto e é o último a ser visível. Por esta razão o roxo está associado ao tempo, ao espaço e ao cosmos. É imbuído de espiritualidade e meditação, sugerindo criatividade e imaginação. Outras características psicológicas associadas ao roxo são:

Emoções Positivas

Sabedoria
Luxo
Riqueza
Espiritualidade
Criatividade
Sofisticação

Emoções Negativas

Introversão
Decadência
Supressão
Inferioridade
Extravagância
Tristeza

Magenta

magenta
Não é bem vermelho, nem roxo. O magenta é uma cor de equilíbrio emocional e harmonia física. É sofisticado mas pragmático, evoca lógica e perspicácia. Magenta transmite um sentimento de compaixão, apoio e bondade, e está associado a sentimentos de auto-respeito e contentamento.

É uma cor de transformação, sugere mudança, retém um certo nível de ousadia do vermelho e pode parecer escandaloso e chocante ou inovador e imaginativo, dependendo do contexto.

O magenta, é adequado para esforços criativos e inconformistas. Outras características psicológicas associadas ao magenta são:

Emoções Positivas

Imaginativo
Paixão
Transformação
Criativo
Inovação
Equilíbrio

Emoções Negativas

Chocante
Inconformismo
Irreverência
Impulsividade
Excentricidade
Efemeridade

Castanho

castanho
O castanho é constituído por vermelho e amarelo, com uma grande percentagem de preto. Por esta razão transmite a mesma seriedade que o preto, mas com um tom mais quente e suave.

O castanho é resistente e confiável, é a cor da terra e abundante na natureza. Tem a confiabilidade da madeira e do couro, e é uma das cores favoritas entre os homens. Tem tons calmantes, mas também pode ser triste e melancólico.

É uma cor prática e utilitária, se usado corretamente pode ser sofisticado. Outras características psicológicas associadas ao castanho são:

Emoções Positivas

Seriedade
Calor
Natureza
Confiabilidade
Apoio
Suporte
Autenticidade

Emoções Negativas

Melancólico
Opressão
Falta de sofisticação
Tristeza
Sujidade
Conservador

Branco

branco
Ao contrário do preto que é a absorção de toda a luz e a junção de todas as cores, o branco é o reflexo e a ausência. Por esta razão, tem sido um símbolo de pureza e inocência. Nos serviços de saúde, o branco significa limpeza e desinfetado.

O branco está profundamente ligado ao casamento e vestidos de noiva. Também é moderno, impulsionado por marcas como a Apple para transmitir um estilo chique e elegante.

É a cor mais minimalista, impregnando uma perceção aumentada do espaço. É a cor de louças, simbolizando frescura e novo.

A higiene que simboliza na saúde, pode se virar contra ele quando usado noutro contexto. Usado ao acaso, o branco pode trazer à mente a frieza, o vazio e o isolamento.

Outras características psicológicas associadas ao branco são:

Emoções Positivas

Limpeza
Clareza
Pureza
Simplicidade
Sofisticação
Frescura

Emoções Negativas

Frieza
Hostilidade
Elitismo
Isolamento
Vazio

Preto

preto
O preto é a absorção de todas as cores. Este fato por si só tem profundas implicações psicológicas. O preto é um o símbolo de poder. É uma cor de barreira: absorve energia e esconde a personalidade. É essencialmente a ausência de luz, que lhe dá os seus tons sinistros.

O preto significa sofisticação, peso e seriedade. O preto é intemporal e elegante. É a cor da sofisticação, mas também do luto. Usado por padres e vilões, o preto pode implicar submissão (a deus) e maldade.

É uma cor prática e utilitária, se usado corretamente pode ser sofisticado. Outras características psicológicas associadas ao preto são:

Emoções Positivas

Sofisticação
Segurança
Poder
Elegância
Autoridade
Solidez

Emoções Negativas

Opressão
Frieza
Ameaça
Indolência
Mal
Luto

Cinzento

cinzento
O cinzento é a única cor que mostrou não ter características psicológicas dominantes. Mas, isto não significa que não seja poderosamente sugestivo.

O cinzento é moderno e sofisticado, funciona bem para marcas de tecnologia e luxo. A sua subtileza inerente tanto pode ser uma força como uma fraqueza.

O uso habilidoso do cinzento evoca poder e sofisticação. O cinzento é a cor do sinistro, mas poderoso. Ele tem um efeito profundo nas cores que estejam ao seu redor, tanto para equilibrar tons, como para estabelecer espaço negativo.

Outras características psicológicas associadas ao cinzento são:

Emoções Positivas

Intemporal
Neutralidade
Segurança
Equilíbrio
Inteligência
Força

Emoções Negativas

Falta de confiança
Humidade
Depressão
Hibernação
Falta de energia
Brandura

Conclusão

A identidade da sua marca define como o mundo percebe a sua marca. A cor, é um componente integral dessa perceção.

Escolher a tonalidade, que melhor incorpora a personalidade da sua marca, é fundamental para construir uma marca verdadeiramente autêntica. Não é uma decisão que deve ser deixada por mero gosto preferencial.

Ao perceber a psicologia da cor, pode fazer uma seleção com base no conhecimento adquirido a partir de pesquisas científicas.

Artigos relacionados:
A importância da cor no design de um logótipo
Conceitos básicos do branding
Branding, Identidade e Logótipo, Quais as diferenças?
Crie um plano de branding para o seu negócio
Como usar a emoção no branding
6 Lições de Branding que podemos aprender com a Apple

Logótipo
Design logótipo profissional
a partir de €200

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment