Técnicas usadas no logótipos de marcas conhecidas

Neste artigo deixo alguns exemplos de como marcas conhecidas usam as cores, personalidade, linguagem e outras técnicas no design dos seus logótipos, para comunicar os seus valores de marca.

Cor & Evolução no design de logótipo

A memorização de uma marca aumenta em 80% com a cor e entre as 100 marcas mais valiosas, mais de metade (51%) usam apenas uma cor. Com estes números é caso para pensar que cores usar no seu logótipo.

Quando se cria um logótipo, primeiro vem a personalidade e depois a cor. Não deve escolher primeiro a cor “X”, deve escolhê-la(s) com base na personalidade da sua marca. Ao criar o seu logótipo, precisa ter um contexto que reforce o porquê de escolher uma cor.

Marcas como por exemplo a Virgin ou a Coca-Cola, que usam principalmente o vermelho, querem ser vistas como empresas poderosas, mas com compaixão.

logotipo coca-cola

O Amarelo é outra cor popular, usada por empresas como o McDonald’s e Ikea, significa que o cliente terá uma experiência feliz e divertida com a marca.

A marca Virgin é completamente vermelha desde o seu logo, aos seus produtos e até ao uniforme da equipa. O logótipo original da Virgin, que foi criado no início dos anos 70, representou uma era de música rock progressiva.

O logótipo mais recente foi inspirado por Richard Branson quando ele assinou o Sex Pistols, ele queria algo um pouco menos hippy e um pouco mais punk. Foi assim que surgiu a assinatura.

Evolução do logótipo da Virgin

Há muitos rumores sobre como surgiu o logo da Virgin, um deles é que um jovem designer rabiscou o logótipo num guardanapo, contudo a marca diz que isto não passa de um “mito urbano”.

Símbolos e Semiótica

Muitas marcas deixaram de ter texto no seu logótipo para ter só um símbolo. O logo da Nike é um dos melhores exemplos. Muitos dos produtos da Nike incluem só o símbolo e, como uma das maiores marcas do mundo do desporto, quebra barreiras linguísticas e é reconhecida globalmente.

Logotipo da Nike

Outra marca global a World Wildlife Federation usa “WWF” para representar a sua marca e uma silhueta de um panda. A ideia de usar um símbolo é que uma imagem deve dizer mais do que mil palavras – conte a história do seu negócio com uma única imagem.

Logotipo da wwf

A Starbucks é uma das maiores e mais conhecidas empresas de café. O logótipo da Starbucks foi evoluindo desde que começaram o negócio em 1971, no entanto, a sereia da Starbucks está presente desde o início, em cada copo de café que eles vendem. A Starbucks afirma que a sereia, representa as fortes raízes marítimas de Seattle, que são representadas pela sua sereia.

Evolução do logótipo da Starbucks

“Nos últimos 40 anos, fizemos algumas mudanças na identidade. Fazemos isso, para nos manter relevantes à medida que evoluímos sem nunca perder de vista a nossa herança. Mas a sereia sempre esteve lá. Ela está no coração da Starbucks.” – Starbucks

Torne-o visível

Tal como a Starbucks, a Apple tem o seu logótipo visível em todos os seus produtos. Uma pequena maçã na parte traseira de cada telefone e uma versão maior nos portáteis e desktops.

A ideia de ter uma maçã com uma dentada parece muito autoexplicativa para esta empresa, no entanto, nem sempre foi esse o caso.

O primeiro logótipo da Apple, criado em 1976 por Ronald Wayne, que é frequentemente chamado de terceiro cofundador da Apple, desenhou Isaac Newton sentado por baixo de uma árvore, com uma maçã pendurada por cima da sua cabeça e a frase “Newton… A Mind Forever Voyaging Through Strange Seas of Thought … Alone” à volta do logótipo.

Evolução do logótipo da Apple

Depois veio o logótipo multicolorido da Apple, que trouxe a empresa para uma nova era. Jean-Louis Gassée, ex-executivo da Apple, acreditava que o logótipo devia mostrar a paixão e a personalidade da empresa.

“One of the deep mysteries to me is our logo, the symbol of lust and knowledge, bitten into, all crossed with the colors of the rainbow in the wrong order. You couldn’t dream a more appropriate logo: lust, knowledge, hope and anarchy.” – Jean-Louis Gassée

Steve Jobs introduziu cores para ajudar a humanizar a marca, no entanto em 1998 a empresa mudou as coisas novamente e criou a versão monocromática que conhecemos hoje.

Ao ter um logótipo simples e monocromático, a Apple pode transferir isso para todos os seus produtos, criando uma marca que é uma das mais reconhecidas do mundo.

Transforme o seu logótipo

Como pode transformar o seu logo? Se está a criar ou a pensar criar um logótipo, pense em como ele pode ser usado em diferentes plataformas.

O logótipo do Twitter é um ótimo exemplo de como um logótipo pode ser responsivo para se acomodar ao mundo digital.

Logótipo Twitter

Um logótipo deve ter personalidade. Estamos expostos a centenas de logos diariamente e muitas vezes tomamos o por trás deles como certo. Ao criar o seu logótipo, assegure-se que tem significado e reflete a personalidade dos seus negócios da maneira mais simples possível.

A DesignPT Agência Digital ajuda a comunicar o melhor que a sua marca tem às pessoas, de forma inteligente. Peça ajuda dum profissional, invista na sua imagem, obtenha bom design & branding.

Artigos relacionados:
Dicas para design de logótipo
O que precisa saber antes de desenhar o seu logótipo
6 passos para um grande logo
Branding, Identidade e Logótipo, Quais as diferenças?
Um logótipo não é uma marca
Gostar do seu logotipo – 10 dicas para um bom design
7 sinais de que precisa dum redesign do seu logótipo
Como saber se precisa de um novo logótipo

Logótipo
Design logótipo profissional
a partir de €200

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.


Notice: presscore_display_share_buttons_for_post foi chamada incorrectamente. Function is deprecated, use the7_display_post_share_buttons instead. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 7.8.0.) in /home/joaoxgaz/public_html/wp-includes/functions.php on line 4773

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment