Como criar uma marca para o seu negócio

Para uma pequena empresa, uma marca forte pode ser muito importante. A sua marca é como o seu negócio é percebido pelo seu público-alvo, e pode ser um grande benefício ou obstáculo, dependendo de como vai construí-la.

Ter uma marca forte online, pode ajudar a levar a um maior sucesso para o seu negócio. Se o seu negócio é percebido como oferecer aos clientes uma excelente experiência, ou vende produtos de alta qualidade e valor, a reputação da sua empresa pode melhorar e, como resultado pode atrair mais consumidores.

Estabelecer uma forte presença online

Estabelecer uma presença online para a sua empresa pode oferecer uma série de benefícios, quer seja a ajudar a comunicar-se melhor com o seu público-alvo ou a ampliar o seu alcance.

Uma presença online positiva, também pode ajudar a fortalecer a sua marca e o nome do domínio certo pode ser fundamental para isso.

Um primeiro passo ao escolher o nome do seu domínio é selecionar a extensão do domínio. Uma extensão (.com, .pt, .net…) pode dizer muitos às pessoas sobre a sua empresa, por isso é importante que faça uma boa escolha.

Nome de domínio

A extensão .com é das mais usadas, milhões de indivíduos e empresas em todo o mundo confiam na .com para a sua presença online.

Depois de selecionar a sua extensão, está na altura de pensar no nome do seu domínio.

O nome do seu domínio é muitas vezes a primeira impressão do cliente da sua presença online, e é como a sua empresa pode ser alcançada na internet.

O seu domínio deve representar com precisão a sua empresa e a sua marca. Caso contrário, existe o risco de que os clientes que procuram pelos seus produtos, não consigam encontrá-lo online.

Se possível, o seu domínio deve ser registado na mesma altura que o nome da sua marca é escolhido, para que possa garantir que os dois correspondem.

Uma outra opção é usar palavras-chave relevantes para o seu negócio no nome do seu domínio. Vamos imaginar que vende todo o tipo de ferramentas. Neste caso, usar a palavra “ferramentas” no seu domínio pode ser uma boa opção. Torna mais fácil para os seus potenciais clientes encontrarem-no online e também torna o nome do seu domínio mais fácil de memorizar.

Crie uma identidade de marca consistente

Para criar uma marca memorável, a sua empresa deve ter a sua própria personalidade e identidade distintas.

Produtos ou serviços excelentes são importantes na construção de uma forte reputação e marca para a sua empresa, mas uma identidade de marca única e interessante pode ajudar a destacar a sua empresa.

estrategia branding - Como criar uma marca para o seu negócio

Tem de responder à pergunta: Qual é a personalidade da sua empresa ou negócio?

Se vende anéis e alianças de ouro ou outros artigos de luxo, faz sentido projectar uma marca séria, uma que pode ser confiável para se fazer compras de um valor elevado.

É improvável, que compre uma casa de uma empresa que não se leva a sério ou que não tenha boa reputação ou que não transmita confiança.

Por outro lado, se vender itens de baixo custo, pode ser apropriado para a sua empresa refletir isso na sua identidade.

Pode adaptar o conteúdo na web da sua empresa, desde as descrições de produtos, a páginas de FAQ’s e materiais de marketing para que eles pareçam bem humorados ou familiar, transmitindo aos seus clientes que a sua marca é divertida.

Enquanto que, uma marca memorável é importante, é igualmente importante que o tom da mensagem da sua empresa permaneça consistente em todos os meios, seja nas redes sociais ou pessoalmente.

Se a sua empresa tem uma personalidade de marca séria, pode não ser boa ideia partilhar no Facebook vídeos de gatos.

Cachorro e gato amigos

Na verdade, oferecer aos clientes uma experiência online positiva, de acordo com os valores da sua empresa, é um dos aspectos mais importantes da construção de uma marca.

Se alguém entrar em contacto consigo através de uma rede social, é importante que trate esse contacto com a mesma importância que faria se alguém entrasse na sua loja ou escritório.

Se deixar um cliente ou potencial cliente sem resposta numa rede social, provavelmente irá ganhar uma reputação de ignorar ou negligência clientes, uma reputação que poderá danificar a sua marca e fazer com que outros clientes pensem duas vezes em trabalhar consigo.

Garantir que o seu site oferece aos seus clientes as ferramentas e as informações necessárias, quando eles precisam, pode aumentar a hipótese de a sua marca ser considerada útil e fácil de usar.

Fornecer página de perguntas frequentes, chatbots e formulários de contacto pode ajudar os seus clientes a ter uma experiência agradável e consistente da sua marca.

Ao estabelecer uma forte presença online e manter uma identidade interessante e consistente, a sua marca pode fortalecer-se e pode ver o seu negócio prosperar como resultado.

Artigos relacionados:
Como escolher o nome certo para a sua marca
Um logótipo não é uma marca
10 passos para criar uma marca para a sua firma
Branding, Identidade e Logótipo, Quais as diferenças?
Um logótipo não é uma marca
PME’s: como criar uma marca espetacular
Os 7 pecados mortais de uma marca
5 Dicas para criar uma marca memorável
O Poder do Branding
Crie um plano de branding para o seu negócio

logotipo sauzza3 - Como criar uma marca para o seu negócio
Logótipo
Design logótipo profissional
a partir de €200

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment