Importância de um logótipo para uma empresa

Um logótipo é um aspeto crítico do marketing empresarial. Como a principal representação gráfica de uma empresa, um logótipo é uma âncora da marca de uma empresa e torna-se a manifestação mais visível da empresa dentro do mercado alvo.

Por este motivo, um logótipo profissional, é uma parte essencial da estratégia geral de marketing, de qualquer empresa.

Propósito

Um logótipo corporativo pretende ser a “cara” de uma empresa. São exibições gráficas da entidade exclusiva de uma empresa e, pelas cores, fontes e imagens, fornece informações essenciais sobre uma empresa que permite aos clientes se identificarem com a marca principal da empresa.

Um logótipo, também é uma forma abreviada de se referir à empresa em materiais de marketing. Ele fornece um ponto de ligação para os vários meios, cores e opções de design, em todos os outros materiais de marketing comercial.

Princípios de design

Um bom logótipo, deve ser único e compreensível para os potenciais clientes. Embora, existam inúmeras opções de cores, elementos visuais e tipografia, no geral, um logótipo deve ajudar a transmitir algumas informações sobre a empresa, ou ser desenvolvido de forma a dar algum sentido à empresa ou ao seu setor.

Por exemplo, empresas de tecnologia de ponta tendem a ter logótipos angulares para transmitirem velocidade, enquanto empresas de prestação de serviços têm logótipos arredondados para transmitir um senso de serviço e confiança.

Identidade Corporativa

Um logótipo é a principal componente visual da identidade geral da marca de uma empresa. O logótipo aparece em cartões de contacto, folhas de carta, site, assinaturas de email, publicidade, etc.

Por esta razão, um bom logótipo pode contribuir para o sucesso do seu negócio, enquanto um mau logótipo pode transmitir amadorismo e afastar potenciais clientes.

No entanto, um logótipo deve ser coerente com outros aspetos da apresentação visual de uma empresa. Nenhum logótipo, embora bem projetado, vai parecer bom quando está cercado por elementos gráficos contraditórios ou fontes inconsistentes.

É por isso, que um logótipo é o elo de ligação da identidade de uma marca, que inclui as fontes de uma empresa, cores e diretrizes de design dos seus documentos.

Veja este artigo para saber mais sobre identidade corporativa.

Retorno sobre o investimento

À medida que os consumidores começam a conhecer, gostar e confiar numa marca específica, é mais provável que eles respondam positivamente a encontros sucessivos com um logótipo, o que pode levar a um aumento de vendas ou à melhoria do conhecimento da sua marca por parte do seu mercado-alvo.

Além disso, um bom logótipo implica um grau de profissionalismo e competência, que pode ajudar a potenciais clientes escolherem a sua empresa, em vez de um concorrente sem um logótipo ou com um logótipo amador.

Erros comuns

É comum vermos logótipos que não são usados adequadamente, têm um tamanho desproporcional, ou são posicionados de forma inadequada, ou são cercados de outros elementos gráficos, incluindo cliparts, que competem visualmente com o logótipo.

Evite recriar diferentes tipos de logótipos para fins específicos (por exemplo, para papel de carta e cartões de contacto) ou ter versões semelhantes, mas não idênticas, para fins de impressão e online.

A DesignPT Agência Digital ajuda a comunicar o melhor que a sua marca tem às pessoas, de forma inteligente. Peça ajuda dum profissional, invista na sua imagem, obtenha bom design & branding.

Artigos relacionados:
Branding, Identidade e Logótipo, Quais as diferenças?
Um logótipo não é uma marca
Como Desenhar o seu Logótipo
6 passos para um grande logo
Dicas para criar logótipo profissional
Um logótipo não é uma marca
Checklist para um logótipo de sucesso
Os 7 pecados mortais de uma marca
Porque é o logótipo da McDonald’s tão bem sucedido?
Como saber se precisa de um novo logótipo

logotipo sauzza3 - A importância de um logótipo
Logótipo
Design logótipo profissional
a partir de €200

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment