As redes sociais podem ser uma ferramenta poderosa de marketing para as empresas, mas o seu primeiro passo, deve ser pesquisar e escolher a rede social certa para uma empresa.
Tal como os canais de televisão ou jornais e revistas, as plataformas de rede sociais têm públicos que as empresas podem anunciar e conversar.
Embora, as redes sociais possam ser uma boa plataforma para as empresas usarem, isto não significa que as empresas devem criar uma conta em todas as plataformas.
Diferentes canais oferecem benefícios diferentes e públicos diferentes.
Deve analisar, quem é o seu público e quais são os canais adequados para alcança-los, só desta forma vai perceber realmente os benefícios de estar nas redes sociais.
As variáveis
Não pense, que quantas mais presenças a sua empresa tiver nas redes sociais melhor.
Cada rede social tem os seus benefícios e o seu público. Os vários canais oferecem diferentes recursos e públicos diferentes.
A escolha da rede social pode depender de várias coisas. Pode variar de acordo com o tipo de conteúdo que vai usar.
Por exemplo, se quiser ser mais visual o Instagram, Pinterest e o YouTube podem funcionar bem.
No entanto, a decisão também pode variar no tipo de público. Por exemplo se o seu alvo principal for grandes empresas, o LinkedIn pode ser um dos melhores lugares para alcança-los.
O Facebook e o Instagram, são duas das redes sociais mais populares que as empresas podem optar por usar. Não tem de usar só uma pode optar por usar as duas. Desde que o faça de forma regular.
O Instagram, tem um público demográfico mais jovem, esta rede pode funcionar bem para empresas e serviços voltados para este público.
Atualmente, o Facebook é a rede social onde os utilizadores são mais ativos, o que em geral é mais atraente para as empresas.
Dependendo do tipo de negócio, também pode ser interessante verificar plataformas e fóruns de redes sociais específicos para a sua indústria.
Há muitos, que abordam temas específicos, como música, jogos ou outros. Se o seu alvo são estas indústrias, deve estar atento a outras opções.
Embora, não tenha uma audiência assim tão grande para falar nestas plataformas, o objetivo é que pode chegar até a um público muito específico e provavelmente mais comprometido com o seu conteúdo do que nas redes sociais habituais.
A escolha certa
É importante fazer uma escolha informada, antes de escolher a rede social certa para o seu negócio.
As redes sociais, podem oferecer às empresas todo o tipo de oportunidades do mundo digital, mas escolher o canal certo é uma parte importante do processo.
E não precisa ser apenas um canal. Muitas empresas usam vários canais de redes sociais, bem como o site, que é um complemento.
Por exemplo, usar as redes sociais para interagir com os seus clientes e prospetos, e posteriormente levá-los para o seu site mostrar informações sobre produtos e serviços.
Ao ligar o seu site as redes sociais e vice-versa, pode gerar tráfego entre estes dois canais e fortalecer a sua presença na web, oferecendo aos clientes mais informações e variedade ao se envolverem online.
Ao configurar as redes sociais, certifique-se de manter o seu site como o centro da sua atividade online e usar os dois em conjunto.
As redes sociais não são uma solução mágica para as empresas e deve ter uma estratégia bem pensada. Mas quando bem feito, as empresas podem encontrar novos públicos.
Artigos relacionados
Quais as melhores redes sociais para o meu negócio?
Como começar nas redes sociais com o pé-direito
Como ser reconhecido nas redes sociais
Como criar um plano de marketing para as redes sociais
Quais os elementos duma boa Landing Page?
8 dicas rápidas para usar nas redes sociais