Lápide com logotipo facebook

Muito se conta sobre o Facebook. “O Facebook está morto”, o “Facebook irá acabar?” Vários utilizadores estão insatisfeitos com a falta de bons conteúdos nas suas newsfeeds. Tanto empresários como marketers preocupam-se com pequenos detalhes sobre o alcance orgânico em como os anúncios custam cada vez mais, e alcançam cada vez menos.

Mas ignore os mal dizeres e observe os factos. O Facebook continua a ser aquela máquina, a rede social de eleição onde a maioria das pessoas passam o seu tempo. O Facebook tem vindo a facturar receitas a um nível progressivo cada vez maior, senão veja.

  • Facturação em publicidade cresceu +60% por ano
  • +3 biliões de dólares de facturação nos primeiros 3 meses de 2014
  • +8000 empregados, aumento de 40% desde 2013
  • 1 bilião de visualizações diárias em Setembro de 2014
  • +60 milhões de utilizadores activos fazem login todos os dias
  • Quase 900 milhões de utilizadores activos (2014)
  • 700 milhões de utilizadores acedem ao facebook via móveis (40% crescimento por ano)
  • Custo de anúncios aumentou 250% devido a uma maior qualidade/competição

Fonte – Inside Facebook

Facebook a “bombar” em 2015

Tudo aponta para que esta rede social esteja cada vez mais potente. Por isso, que planos tem em mente para usar o Facebook, agora que percebe que o Facebook não só não está morto como está a prosperar a passos largos? Aqui ficam cinco razões para usar esta rede social para a sua marca e reivindicar o seu lugar ao sol.

1. Facebook é a maior rede social

Ponto final. Isto é incontestado. No marketing tradicional uma empresa tem de pagar bastante para anunciar em meios que sejam populares. Isto faz sentido. Suponhamos que a sua empresa beneficiaria de ter uma grande exposição na televisão. Este é um meio que pode funcionar muito bem, mas é desproporcionalmente caro para a maioria das pequenas empresas. No caso do Facebook, temos um meio à nossa disposição que não é tão caro e pode ser muito eficaz.

No entanto, pense em como irá apresentar a sua mensagem de forma genuína e duradoura para que os seus clientes e potenciais clientes queiram comprar de si e recomendar a sua marca aos seus amigos, colegas e familiares.

Bom conteúdo ainda é uma das melhores táticas a empregar no que toca ao marketing, especialmente no Facebook. Com a nossa ajuda, os nossos clientes empregam estas duas características na sua estratégia de conteúdos:

  • Usam a experiência dos seus empregados para criar valor, produzindo conteúdo relevante e útil que atrai não só um cliente potencial, mas um cliente ideal;
  • Fazem boas campanhas de anúncios que segmentam apenas aqueles que desejam ligar-se à sua marca e consumir o seu conteúdos nas newsfeeds deles.

2. Bom desempenho em anúncios Facebook

Quando feitos por profissionais, é raro encontrar um canal tão eficaz quanto os anúncios Facebook, pois estes permitem segmentar os seus compradores ideais com anúncios nos quais eles estão interessados, a alturas apropriadas, sem perder orçamento que pode ser usado para ser injectado em mais campanhas.

Pode não ser tão fácil (ou lucrativo) tentar fazer isto por si próprio, mas os Facebook Ads geram tráfego (visitantes), leads e vendas. Podem ser usados para atrair novos clientes como para re-atrair clientes passados para que lhes possa vender mais coisas de novo.

O Facebook é ainda uma das maneiras mais económicas para as marcas angariarem mais potenciais clientes. Além do mais, a interação com clientes atuais ajuda a lembrá-los do seu relacionamento consigo.

3. O Facebook é ótimo para levar visitantes para o seu website

Ao publicar os artigos do seu website no Facebook, poderá experimentar usar a opção “Promover Publicação” para que hajam mais utilizadores a visualizar a mesma. Poderá ser um investimento, mas cada clique trará mais pessoas para o seu website.

Ao fazer isto, estará a informar potenciais compradores de produtos ou serviços nos quais eles possam estar interessados, e além do mais, os motores de busca tomam nota dos cliques provenientes de redes sociais e podem vir a recompensar o seu website e a sua marca com um melhor (mesmo que ligeiro) posicionamento. Qualquer coisa é melhor que nada.

4. Facebook pode ser usado para apoio a cliente

Apesar de haverem vários casos em que o Twitter é melhor para apoio a cliente, essa rede é mais popular com os anglo-saxónicos. Em Portugal, o Facebook é usado para apaziguar os ânimos quando as coisas correm mal. Quando a sua marca “ouve” os clientes, e estes se sentem ouvidos, eles estarão mais propensos para divulgar a sua marca e comprar.

Quase metade dos utilizadores nas redes sociais já procuraram algum tipo de apoio a cliente, perguntas ou dúvidas às empresas. Daqueles que receberam bom feedback por parte das marcas às quais colocaram as suas questões ou problemas, eles estão muito mais propensos para falarem bem sobre a sua empresa e recomendarem a sua marca aos outros.

Se no entanto não foi responsivo (ou não foi diplomático na sua resposta), eles não irão sentir-se motivados para recomendar seja o que for. Imagine passar por alguém na rua que conhece, dizer bom dia, e a pessoa não lhe dizer nada. É assim que o seu potencial cliente se sentirá se não responder, ou não responder a tempo (responder no dia a seguir não é responder a tempo).

5. A sua fanpage dita os seus resultados

As publicações que uma empresa coloca numa rede social influenciam bastante a imagem que os seus potenciais clientes têm sobre si e a sua marca.

Crie um processo para que os seus colaboradores tenham um sistema que podem seguir, desde responder a comentários, a estender a mão aos utilizadores e a saber lidar com crises. Faça uso do conceito do Social Selling para vender mais e melhor.

À medida que caminhamos para 2015, o Facebook deve ser uma parte importante (não extensa, mas importante) da sua estratégia de marketing. Pode ser confuso e intimidador ao princípio, mas se tiver um bom profissional para o acompanhar, o processo correrá muito melhor e será mais proveitoso.

Ignore os mal dizeres. O Facebook está cá para ficar, e aproveite 2015 em grande.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.


Notice: presscore_display_share_buttons_for_post foi chamada incorrectamente. Function is deprecated, use the7_display_post_share_buttons instead. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 7.8.0.) in /home/joaoxgaz/public_html/wp-includes/functions.php on line 5167

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment