O que é uma página de qualidade para o Google

O Google lança pela primeira vez a versão completa e oficial dos guias de orientação de qualidade de pesquisa, um documento que ajuda os revisores manuais do Google a classificar a qualidade dum resultado de pesquisa (sim, o Google tem empregados que fazem revisões manuais aos websites).

Isto não significa que este documento seja a receita secreta para ser o número 1 no Google, aí pode tirar o cavalinho da chuva. Mas irá mostrar-lhe o que é que o Google considera ser uma página de “alta qualidade”.

Este documento tem 160 páginas e pode ser uma bela fonte de conhecimento SEO para todos os marketeers e entusiastas, para que consigam melhorar as suas páginas.

Podemos partir do princípio que este documento é aquilo que o Google espera que os seus empregados classifiquem como websites bem posicionados nos resultados de pesquisa.

O sistema de classificação e posicionamento de páginas no Google é baseado num algoritmo, e não numa pessoa ou conjunto de pessoas, mas o Google sabe que eles têm e querem otimizar para o ser humano.

Por isso é que na última década o Google tem usado por todo o mundo os seus “Search Quality Evaluators” para medir e testar o desempenho do seu motor de busca e as mudanças que fazem nele.

Estes avaliadores testam a validade dos resultados de pesquisa no Google para garantir que as páginas corretas (as que merecem e são mais relevantes) aparecem no topo.

Este documento não é “escrito na pedra”, ou seja, ele estará em constante evolução. Este guia irá continuar a ser editado e provavelmente lançado pelo Google à medida que os critérios de avaliação evoluem, e como as pessoas usam os motores de busca para pesquisar.

Se 160 páginas é “muita fruta” para si, veja pelo menos estas secções do documento PDF:

  • Section 4.0 – High Quality Pages (página 20);
  • Section 12.0 – Undersanding Mobile User Needs (página 67).

Descarregue o documento PDF: Search Quality Evaluator Guidelines – Novembro 2015

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment