Lâmpadas com papel quadriculado

Vejo empreendedores e startups com websites bem concebidos, mas em que não prestaram atenção ao blog, que ficou para trás.

Isto é infeliz, pois deve-se tratar bem a secção do blog, pois é o sítio onde podemos criar conteúdo que agrega valor à nossa audiência.

Muitas empresas no ramo tecnológico até podem ter blogs, mas têm-nos como algo secundário, em que não lhe prestam atenção.

Podem até ter criado um website personalizado com developers que têm na equipa e um website programado todo à mão. E depois, adicionam um blogzito feito em WordPress num subdomínio (blog.meuwebsite.com). Estes blogs por vezes têm um design completamente separado e com navegação diferente.

O seu blog deve ser uma parte integral do design do seu site logo desde a conceção deste. Isto pode parecer um detalhes insignificante, mas integrar o seu blog no seu website é importante para uma estratégia de marketing de conteúdos de sucesso. E eis o porquê.

Boa experiência para o utilizador

O seu blog é o primeiro sítio em que prospetos e pessoas interessadas podem ver para saber o que está a pensar. Na maioria dos heatmaps (mapas de calor), consigo ver pela minha análise, que a maioria das pessoas que visita vai direto para o blog da nossa agência.

É no blog que as pessoas vão ter uma ideia rápida daquilo que você pensa, o que faz e como apresenta os seus conteúdos e agrega valor à sua audiência.

Outra vantagem é que provavelmente as pessoas encontram o seu site por via do seu blog. Ao publicar bom conteúdo, é provável que quem pesquisa na internet encontre um artigo qualquer seu, que está no blog. Assim, o blog ajuda no seu posicionamento, se estiver a publicar conteúdo amigável do ponto de vista do SEO.

Para ser consistente, o seu blog deve ter a mesma navegação e proporcionar a mesma experiência do utilizador como outras páginas no seu website.

Melhora o SEO

Isto pode parecer um bocado técnico, mas é fácil. Vamos falar sobre subdiretorias versus subdomínios.

Um blog que está numa subdiretoria tem um endereço que se parece com isto: “www.meusite.com/blog”. Um blog que está num subdomínio parece-se com isto: “www.blog.meusite.com”.

Subdominio e subdiretoria

Há frequentemente confusão (e opiniões fortes) sobre o que é melhor a nível de SEO para organizar as suas páginas, se é dentro duma subdiretoria ou subdomínio. A resposta resume-se a como quer que os motores de busca e pessoas encontrem o seu website.

Subdiretorias mantêm o seu conteúdo num único site, tornando fácil para que sites novos e pequenas empresas criem autoridade nele ao longo do tempo. Além do mais, as subdiretorias tendem a ser mais fácil de ser organizadas nos bastidores do website.

Subdomínio, tendo o blog lá dentro, leva os visitantes para fora do seu site principal, o que é o oposto do que quer que o seu conteúdo faça. No entanto, adicionar subdomínios pode ser útil se quer ser visto como um líder na sua área em diferentes tópicos ou áreas geográficas. Se vier a vender partes específicas do seu negócio no futuro, pode ser mais fácil “desligar” um subdomínio.

A Google, enquanto motor de busca, afirma que não prioriza uma tática em relação a outra para efeitos de SEO. No seu caso, analise a sua estratégia de marketing de conteúdos para decidir como quer fazer. Para a maioria dos casos, startups e outras empresas, aconselho subdiretorias.

Torna-se mais fácil analisar dados

Não sabe como o seu marketing de conteúdos está a funcionar para seu benefício se não medir os resultados. Recomendo acompanhar o tráfego do seu website e blog (porque são, ou deveriam ser, a mesma coisa) num único perfil de Google Analytics.

Se estiver a fazer o rastreamento do tráfego para os seus artigos do blog e outras páginas do website no mesmo sítio (usando subdiretorias), é mais fácil perceber como as pessoas o encontram, o que elas lêem e o que os seus artigos no blog as inspiram a fazer quando estão no seu website.

Se no entanto estiver a comparar dois sites diferentes (usando subdomínio), está a olhar para diferentes experiências do utilizador. Os relatórios que gera não serão tão úteis, já que estará a adivinhar o que fez com que os seus visitantes saltassem entre os dois domínios.

Precisa de ajuda para pensar a estratégia do seu blog? Contacte a nossa agência.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.


Notice: presscore_display_share_buttons_for_post foi chamada incorrectamente. Function is deprecated, use the7_display_post_share_buttons instead. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 7.8.0.) in /home/joaoxgaz/public_html/wp-includes/functions.php on line 4986

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment