Porque deve agendar publicações nas redes sociais

É difícil ter-se tempo para conseguir fazer tudo quando se está à frente de uma pequena empresa. No meio de tanta coisa a fazer, normalmente a interação com o seu público-alvo nas redes sociais acaba por ficar para trás.

Felizmente, as ferramentas de agendamento de publicações nas redes sociais, como a Buffer, Hootsuite, entre outras, são uma mais valia quando se trata de agendar conteúdo para as redes sociais como o Fcebook, LinkedIn, Twitter, YouTube, etc.

Neste artigo, vou mostrar os benefícios de agendar publicações nas redes sociais e o que evitar se deseja alcançar o sucesso nas redes sociais.

Porquê agendar as suas publicações?

Quando se considera o curto ciclo de vida das atualizações e a rapidez com que a informação se desloca no Facebook, LinkedIn e outras redes sociais, o conteúdo das redes sociais sente-se no momento e em tempo real.

No entanto, isto não significa que o agendamento das suas publicações com antecedência, não deixará espaço para atualizações em tempo real.

Quando a programação é feita corretamente, ela lhe dará a flexibilidade necessária para partilhar conteúdo quando não estiver disponível e também oferecer a oportunidade para publicar em tempo real.

Existem vários benefícios se criar conteúdos para as redes sociais e planeá-los com tempo. Eis os cinco mais importantes:

    1. Ajuda a manter a consistência. Ao manter a consistência, o seu público já sabe quando esperar pelo seu conteúdo.

    2. Permite que planeie com tempo. Quer vá lançar um produto ou uma venda, um webinar ou um Facebook Live, pode facilmente planear o seu conteúdo com o devido tempo.

    3. O seu marketing social fica mais organizado. Quando planeia o seu conteúdo social, pode permitir que outros membros da sua equipa se envolvam. É mais fácil de partilhar com a sua equipa.

    4. Serve como um sistema de registo. Vai poder analisar as suas publicações, a frequência ideal e o tipo de conteúdo que melhor funciona para o seu público e para cada rede social. Ao analisar esta informação, consegue determinar o tipo de conteúdo que o seu público achou mais relevante, assim como a melhor altura para publicar o seu conteúdo, para garantir mais envolvimento.

    5. Reforça a “regra 411”.
    Manter um calendário editorial ajuda a que siga a “regra 411”. Esta regra diz que deve publicar quatro posts educacionais e divertidos por cada uma “promoção suave” (como a promoção de um evento), ou por cada uma “promoção agressiva” (como uma demonstração). Usar um calendário editorial é uma forma de manter os seus posts equilibrados, porque lhe dá um panorama do tipo de posts que publica.

O que ter em atenção quando agenda os posts

Existem algumas coisas a ter em conta quando se trata de agendar e automatizar a sua presença online.

Não automatizar tudo

Quando se trata de redes sociais, há uma coisa importante a lembrar: é uma experiência humana. Portanto, nem tudo o que pode ser automatizado, deve ser.

A interação do cliente é uma coisa que não deve automatizar. Respostas simples como “obrigado” até pode ser aceitável, mas qualquer coisa além disso pode ser embaraçoso e levar a algumas experiências menos boas.

Qual o conteúdo que deve agendar? Qualquer coisa que não seja sensível ao tempo, como:

  • Fotos
  • Perguntas
  • Vídeos
  • Frases inspiradoras
  • Links para artigos ou conteúdos de outros sites
  • Memes engraçados
  • Artigos do seu blog

Quando agenda publicações sociais, pode trabalhar de forma mais eficiente e tornar o seu tempo gasto nas redes sociais, o mais produtivo e lucrativo possível. No entanto, não basta agendá-lo e esquecê-lo. Agende o que pode e o que faz sentido para si enquanto ainda está envolvido.

Publicações diferentes, para redes sociais diferentes

Lembre-se que cada rede social tem um estilo único, crie publicações distintas para cada rede social, nas quais partilha conteúdo. Partilhar a mesma mensagem em todas as suas contas, pode parecer robótico e insincero.

Evite agendar exatamente a mesma publicação em todas as redes sociais. Em vez disso, use uma mensagem distinta para cada plataforma. Com o limite de carateres do Twitter, a sua mensagem nesta rede deve ser clara e concisa.

No Facebook, tem mais espaço para adicionar mais informação e transmitir a sua mensagem. O LinkedIn, tem uma audiência mais composta por profissionais, portanto assegure-se de ajustar a sua mensagem para atender a este público específico.

Não ficar a par dos eventos atuais

Quando está agendar as suas publicações com antecedência é importante que se mantenha atualizado com as notícias e esteja ciente do que se está a passar no momento: tragédias, feriados ou outros eventos importantes.

Estar desatualizado em relação a certos acontecimentos pode transformar um simples post numa verdadeira dor de cabeça. Foi o que aconteceu quando a American Rifleman publicou o tweet em baixo, no dia de um grave tiroteio nos EUA.

Exemplo de post agendado
Quem agendou o tweet aparentemente não tinha conhecimento da tragédia. O tweet foi removido três horas depois e poucas horas depois a conta que tinha cerca de 16.000 seguidores, foi excluída do Twitter.

O tweet foi publicado via HootSuite, uma ferramenta que permite aos utilizadores agendar as suas publicações com antecedência. Não agende e esqueça. Fique atento as suas publicações agendadas e as notícias da sua industria e do mundo.

Não estar por perto

Um dos problemas de se agendar posts é que pode acabar por se esquecer de verificar os comentários recebidos. Ninguém quer ficar sem resposta nas redes sociais, se quiser ser bem sucedido precisa estar ativo, estar lá para ouvir e responder.

Não deve automatizar:

  • Respostas aos comentários publicados na sua página
  • Respostas às perguntas colocadas na sua página
  • Respostas às mensagens na sua página
  • Os seus comentários em outras páginas
  • Mensagens diretas ou privadas

Isto não significa que tem de estar disponível 24 horas por dia. Quando está agendar o seu conteúdo, analise se será necessário estar disponível para moderar a página nessa altura.

Por exemplo, se estiver a agendar uma imagem ou uma frase inspiradora que é mais provável que só tenha gostos, partilhas e só alguns comentários, não é necessário estar atento.

Mas, se agendar um artigo de um blog ou um tópico muito mediático que provavelmente vá gerar comentários ou perguntas, já faz mais sentido estar atento para que possa responder rapidamente.

Em resumo

Em relação ao agendamento de posts nas redes sociais, existem algumas regras que devem ser lembradas:

  • Não agende tudo
  • Esteja pronto para se envolver quando os seus posts forem publicados
  • Mantenha-se atualizado em relação aos eventos atuais e tendências

Costuma agendar os seus posts? Tem algumas dicas que queira partilhar connosco? Nós vamos gostar de saber, partilhe nos comentários.

Artigos relacionados:
Escrever posts que se tornam virais nas redes sociais
8 dicas rápidas para usar nas redes sociais
Redes sociais: o que publicar, e quantas vezes?
Como começar nas redes sociais com o pé-direito
7 regras das redes sociais para PME’s
Quais as melhores redes sociais para o meu negócio?
Como aumentar alcance social sem pagar por anúncios

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment