As empresas ficam tão apanhadas com o potencial do Facebook no que toca à publicidade, que se esquecem de tudo aquilo que podem fazer para tirar maior partido desta plataforma.

Um dos maiores benefícios é crescer a sua lista de emails.

Já pensou em todas aquelas pessoas que vão à sua página Facebook? E aquelas que estão a pensar comprar algo de si e que até gostariam de ter algum incentivo via ofertas e algumas atualizações sobre o seu negócio.

5 formas de usar o Facebook para angariar uma lista de emails

É uma pena que muitas empresas não dão valor a estes utilizadores Facebook. O que acontece é que quanto mais pessoas tiver na sua lista de emails, mais são as pessoas a que poderá chegar, mesmo que elas não tenham tempo para ver as suas atualizações Facebook.

Em adição, uma vantagem de angariar uma lista de emails é que será um bom recurso para criar uma Audiência Personalizada (Custom Audience) para criar anúncios facebook mais eficazes.

Utilize o email para chegar mais além e transforme os seus fãs Facebook em subscritores, porque irá ajudar a ter clientes de longa duração.

1. Coloque um formulário na sua página Facebook

É possível colocar certos separadores numa página empresarial Facebook, como uma call-to-action (apelo à ação). Pode integrar um formulário no Facebook para que seja fácil para o seu público-alvo se consiga subscrever na sua lista.

Para este separador, tenha uma imagem relevante e um apelo à ação do género “Subscreva-se”. Pode usar uma app para este tipo de formulário de inscrição. A maioria dos clientes de emails como o MailChimp e o E-goi têm estas apps. Siga a documentação apropriada na sua plataforma de email marketing preferida.

Formulário e-goi separador Facebook

Exemplo de formulário de contacto E-goi num separador Facebook

1424695904_ktipDica do autor: O Facebook obriga o ‘http’ para todas as suas apps. O seu conteúdo deve ser alojado usando o protocolo https, caso contrário o Facebook não irá mostrar a app.

2. Faça um concurso Facebook

Crie sorteios que aliciem as pessoas, pedindo-lhes que se subscrevam à sua lista de email como requisito de entrada. Os campos mais comums para sorteios são o nome, email e morada.

Apresente como prémio algo apelativo que motive as pessoas de querer entrar no concurso e ganhar. Isto não só irá reforçar a conexão com a sua audiência, mas também lhes irá dar oportunidade de poderem ao vencedor de se vangloriar, o que aumentará as subscrições de emails. Mais pessoas irão dar o seu email se colocar a partilha da página do sorteio como um dos requisitos de entrada.

Exemplo de sorteio Facebook

Exemplo de sorteio Facebook

As pessoas podem entrar no concurso apenas ao colocar um endereço de email, mas poderá também pedir-lhes outros dados (nome, morada).

Como tática de marketing, pode usar uma contagem regressiva para incentivar as pessoas a agir agora. O concurso deve receber entradas durante algumas semanas, no máximo, pois se os fãs “3 meses até acabar”, eles podem pensar que têm tempo suficiente e abandonam a página do sorteio para nunca mais a visitar.

3. Promova conteúdo da newsletter

Pode colocar uma publicação (post) com um link para uma landing page onde as pessoas se podem inscrever na sua lista de emails. Para tal, deverá ter um incentivo que as leve a deixar o seu email, pois as pessoas não se vão inscrever só porque nós queremos.

Apresente um incentivo, como nós fazemos aqui. Pode ser um desconto nos seus produtos ou serviços, um guia, ou algo do género. Tal como um sorteio, verifique o link tem uma imagem relevante para o incentivo e um forte apelo à ação.

Exemplo apelo à ação para um formulário

Exemplo apelo à ação para um formulário

Ao colocar um post (publicação) assim, poderá levar as pessoas para uma página de destino (landing page) onde poderão colocar o seu email para receber ofertas, promoções e atualizações.

Pode promover até essa publicação através dos anúncios Facebook, pois irá aumentar o alcance desse mesmo post e contribuir para crescer mais a sua lista de emails.

4. Faça parte de causas sociais

Faça parte duma causa, pois isto permitirá à sua empresa publicar histórias que envolvem e motivam as pessoas. A sua audiência estará mais propensa a agir através de bom conteúdo, que envolva e emocione, com uma forte call-to-action.

Coloque uma publicação de que está a ajudar uma causa social e ajude as pessoas a juntarem-se à causa ao submeterem o seu email.

Publicações deste género, quando bem feitas, podem desencadear emoções que levam as pessoas a partilhar o seu conteúdo nas redes sociais. Simples apelos à ação como “junte-se a esta causa” ou “lute contra o assassínio das baleias” levam as pessoas a agir.

Pode criar uma página de destino específica para esta causa e colocar o link no Facebook. Esta página de destino pode pedir às pessoas para se inscreverem para receberem mais informação sobre como poderão ajudar.

Exemplo de landing page com causa social.

Exemplo de landing page com causa social.

5. Faça um seminário

O Facebook é uma das melhores plataformas para atrair o seu público-alvo para um webinário. Muitas empresas e profissionais já fazem isto. Aqueles que já o fazem sabem que pedir o email é um requisito para o registo típico deste tipo de eventos.

Pedir às pessoas para se inscreverem com o email, para poderem atender ao webinário, não é pedir muito, porque afinal de contas, o seu webinário irá agregar valor às pessoas.

Exemplo evento facebook

Exemplo evento Facebook para webinário.

Para fechar

Enquanto consegue ter a atenção da sua audiência, tire o melhor partido dela para obter mais envolvimento com eles. As dicas apresentadas neste artigo não só o vão ajudar a encontrar bons subscritores, mas também potenciais clientes que estarão mais propensos para as suas ofertas.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment