Como capturar leads B2B com a sua pág. empresarial
O melhor marketing nas redes sociais que pode ter está no LinkedIn. É esta a maior rede profissional social do mundo, proporcionando boas oportunidades para ter uma boa reputação online.
Cerca de 400 milhões de pessoas usam o LinkedIn para networking. As pessoas passam cerca de 17 minutos por mês a explorar conteúdo no LinkedIn, e 13% são membros ativos, usando a rede social diariamente.
No que toca ao marketing B2B, não há nenhuma outra rede social que proporcione os resultados do LinkedIn, considerada uma rede social para efeitos profissionais. E justamente por serem profissionais, requer uma abordagem de marketing diferente das outras.
Os primeiros passos no LinkedIn
Estou no LinkedIn há bastante tempo, na altura ainda não havia o LinkedIn Pulse e o n.º de pessoas que usavam a rede social era tão pequenina que eu era capaz de visitar o LinkedIn uma vez por mês que não perdia nada.
Mas atualmente, o LinkedIn proporciona oportunidades de marketing e ferramentas que pode usar para criar credibilidade e reputação junto do seu mercado.
Para isso é necessário perceber as características que torna esta uma rede social especial para marketing B2B no LinkedIn.
Se quer aumentar o seu número de conexões e a popularidade da sua marca (empresa, ou pessoal), este artigo tem o que precisa.
O que deve ter a sua página empresarial LinkedIn
No LinkedIn, a qualidade do seu perfil pessoal conta muito, mas a qualidade da sua página de empresa pode ser ainda mais importante.
Criar uma página de empresa no LinkedIn nem é complicado, é uma questão de preencher os campos requisitados. Mas é necessário usar alguma criatividade e planeamento ao criar a sua página.
Para começar, verifique se todos os elementos da sua marca estão presentes na página. Eles são o seu logótipo, slogan, descrição, e tudo o resto que possa ser usado para aumentar a perceção da marca.
Na página, coloque as especialidades da empresa, pois estas são palavras-chave que as pessoas podem usar para encontrar empresas num determinado ramo. Por exemplo, design é um dos serviços que fazemos na agência, e como tal incluímos isso na nossa página de empresa.
Outros detalhes que podem ser importantes incluir:
- tamanho da empresa
- website da empresa
- ano de fundação
- seu segmento de mercado (restauração, etc.)
Estes detalhes podem parecer básicos ou irrelevantes para si, mas para as pessoas, que (ainda) não o conhecem, ajudam-nas a perceber o que faz a sua empresa.
Além do mais, isso mostra aos potenciais clientes há quanto tempo está no ativo, no que é que se especializa, o tamanho da sua empresa, e se tem as competências necessárias para os potenciais clientes.
Dê vida à sua página
O próximo passo na criação da página é promovê-la.
Peça ajuda aos seus colegas e colaboradores para promovê-la em conjunto. Quando todos estão alinhados com o mesmo objetivo, torna-se mais fácil chegar a mais pessoas, especialmente àquelas que interessam (potenciais clientes).
Peça aos seus empregados para fazerem alguma promoção e partilharem a página através de forma a que não pareça spam, mas sim que pareça um word of mouth digital, pois isto ajudará a página a crescer.
Após adquirir um número significativo de seguidores, a sua próxima tarefa é alimentar conteúdos para a página e permitir que a sua audiência faça a promoção por si.
Bónus
Coloque ainda um botão LinkedIn no seu website empresarial. As pessoas que visitam a sua página web podem querer seguir a sua página no LinkedIn. É uma maneira fácil de ganhar alguns seguidores extra, ou pelo menos ter algumas partilhas a mais.