Há uma obsessão à volta da criação de conteúdo, e conquanto que o SEO é um canal poderoso, não deve ser usado em isolação. Temos de ir para além das keywords e frases.

Artigo relacionado – Tutorial SEO para iniciados

Como empresário(a) ou marketer, sabe que “chegou lá” quando as pessoas reconhecem a sua marca como sendo sinónimo dos seus produtos e serviços em vez de pesquisar aquilo que faz ou vende.

Isto não significa que não nos devemos focar em estar bem posicionado nos motores de busca, devemos perseguir isso, mas quando atingirmos esse objetivo, foque a sua atenção para o brand building, para a criação da sua marca.

Comece com a sua Brand Story

Muitas empresas preocupam-se muito com frases e palavras chave e não o suficiente em saber comunicar a sua marca. É necessário começar com o posicionamento da marca e o desenvolvimento duma estratégia de conteúdo a partir daí.

Quais são os valores da sua empresa, a missão, a proposição única de valor e a sua mensagem?

À medida que desenvolve o seu calendário editorial, comece com os seus serviços base. Por exemplo, se está na restauração e os seus serviços base são refeições diárias e encomendas, crie um calendário editorial à volta desses dois serviços. Se está a criar conteúdo útil para esses dois serviços, a sua marca irá ser associados a eles cada vez mais.

Ao contar a sua história, o objetivo final é o brand building. A sua marca deve ser reconhecida pelos seus serviços base.

O poder da marca: mais lucro

Se for bem sucedido a contar uma boa história através do marketing de conteúdos, a sua marca irá cada vez mais estar asociada aos seus serviços base. Isto significa que mais pessoas pesquisarão pela sua empresa do que uma outra qualquer com serviço genérico.

Um utilizador na web ao pesquisar pela sua empresa (restaurante XPTO), em vez de um termo genérico (restaurante), dá-lhe mais credibilidade, podendo cobrar-se mais pelos seus serviços.

Aos olhos das pessoas, o preço é baseado no “risco vs recompensa”. Normalmente quanto mais elevado for o preço dum serviço, menos risco há em alguma coisa correr mal. Quanto mais baixo for o preço, mais desconfiado poderá estar o consumidor.

Se alguém pesquisa pela sua empresa específicamente e encontra outras duas empresas através duma pesquisa genérica, com qual empresa acha que eles vão ser mais tolerantes no que toca ao preço?

A resposta é a empresa com o poder do reconhecimento de marca, aquele que o utilizador pesquisou específicamnte. Por isso crie e mantenha a reputação e reconhecimento da sua marca para um ou dois serviços específicos.

Brand Building com SEO

A criação da marca via SEO é apenas um meio para um fim. Houve tantas alterações no algoritmo do Google nos últimos anos que é difícil manter-se a par de tudo e de todas as táticas (ler guia sobre SEO).

Os motores de busca não querem que os webmasters e os websites estejam atafulhados com palavras e frases chave, eles querem que as empresas criem bom conteúdo que agregue valor para o utilizador, e que demonstrem a sua especialidade nos produtos ou serviços que fazem.

Enquanto cria a sua marca através da sua história, as palavras chave para as quais quer que o seu website esteja bem posicionado irão começar a aparecer naturalmente. Além do mais, se escrever em torno da sua marca, em vez de para motivos de SEO, a mensagem será mais congruente e apelativa.

Com boa copy no seu website, e bons artigos, escreva primeiro para a marca, e se o fizer bem, as palavras chave para as quais quer estar bem posicionado, aparecerão naturalmente.

Artigo relacionado – Está a escrever apenas para o SEO?

Não se disperse

Não queira ser tudo para toda a gente. O mesmo se aplica com o SEO.

Faça com que a sua brand messaging seja única e os benefícios de SEO, com o tempo, virão. Identifique um ou dois bons serviços nas quais a sua empresa é boa e concentre-se a gerar conteúdo para o blog e website para esses.

Desta forma, terá melhores hipóteses para um potencial melhor posicionamento para as suas áreas de especialidade, ao invés de querer dominar todas as palavras e frases chave que lhe poderiam ser úteis, mas que muito dificilmente as iria conseguir.

Sucesso: como saber?

Se teve dedicação na criação da sua marca, sabe que teve sucesso simplesmente ao perguntar às pessoas que contactam a sua empresa, “Como tomou conhecimento nosso?” e provavelmente irá ouvir coisas do género “Li o vosso blog durante anos e sei que vocês têm boa reputação” ou “li o vosso press release sobre um projeto recente que fizeram e por isso decidi contactar-vos”.

Estas são melhores respostas do que “Ah, sei lá, pesquisei na internet e encontrei-vos”.

O brand building leva tempo. As táticas de SEO mais eficazes complementam as boas táticas de criação da marca. Pode demorar anos para ganhar uma boa reputação e tornar-se numa história de sucesso, portanto estar bem posicionado na sua categoria de serviços é uma boa maneira de gerar leads na fase inicial.

Gerar leads, de forma sustentável, é feito através duma boa marca. Sabe que teve sucesso se continuar a ouvir mais leads a dizerem-lhe que ouviram falar de si através do bom trabalho que faz e da sua reputação no mercado.

Também pode ser se os utilizadores estão a pesquisar pelo nome da sua marca e a chegarem ao seu website através de análise de estatísticas. Ao concentrar-se no brand building, e atrair pessoas que pesquisam pela sua marca, estará a criar uma estratégia de geração de leads para anos vindouros.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.