Botão Like e portão

Em Novembro de 2014, o Facebook desligou a funcionalidade que permitia fazer like-gate, ou seja, um separador numa página de Facebook que visa angariar um “Gosto” para desbloquear algum tipo de conteúdo.

Isto significa que não poderá mais esconder conteúdo das pessoas para elas gostarem da sua fanpage. Esta mudança foi feita para impedir as empresas de angariarem likes superficiais, e em vez disso focarem-se em criar conexões que agreguem valor para com os utilizadores no Facebook.

Esta tática, quando funcionava, e era feita de forma autêntica, era uma maneira eficaz de aumentar os likes numa página, portanto acaba por ser uma perda para as pequenas empresas que usavam esta funcionalidade.

Mas nada está perdido, porque existem outras formas criativas de levar mais pessoas para a sua página Facebook e obter mais Gostos.

1. Adicione uma caixa de Gosto no seu website

Quem visita o seu website é um candidado para gostar da sua página Facebook. A caixa de gostos é um widget que pode embutir no seu website, permitindo aos seus visitantes gostarem da sua página sem sequer sairem do seu website. Pode colocá-la em qualquer sítio do seu website, mas aconselho na barra lateral ou no rodapé.

caixa gosto na barra lateral

2. Faça brindes exclusivos na sua página

Os like-gates acabaram, mas ainda pode usar um separador personalizado com qualquer outro conteúdo que queira, e isso inclui um formulário. Faça um brinde exclusivo na sua página facebook para levar mais tráfego para a sua página e promova o brinde via email, partilhas ou outros meios de marketing.

Ao submeter o formulário, incentive os participantes a gostar da sua página em troca de atualizações futuras sobre o brinde.

Giveaway personal training

3. Peça a amigos e família para gostarem da página

Convide os seus amigos e familiares para gostarem da sua fanpage e passarem palavra a outros. Se eles começarem a interagir com as suas publicações, os seus amigos começaram a ver atividade da sua página a aparecer de forma orgânica nas feeds de notícias deles também.

Para convidar amigos, vá à sua fanpage e clique em “… > Convidar amigos”.

Convidar amigos

4. Partilhe imagems apelativas

Uma das formas mais eficazes de aumentar o seu alcance orgânico no Facebook é ter os seus fãs a partilharem o seu conteúdo. Mas como fazer com que eles queiram partilhá-lo?

Artigo útil – Conteúdo que gera envolvimento no Facebook

É pouco provável as pessoas partilharem publicações que contenham só texto, portanto tenha imagens apelativas nas suas publicações. Inclua uma imagem que tenha 552 pixéis de largura. Pode criar imagens de forma prática com o Canva (ou Photoshop, se for profissional da área).

Se partilhar um link que não contenha uma imagem, pode substituí-la pela sua própria imagem.

Carregar imagem publicação

5. Enviar uma campanha de email

Envia emails para os seus clientes e potenciais clientes? Se sim, talvez prefiram receber atualizações suas através do Facebook. Envie um email ocasional para a sua lista a incentivá-los para gostarem da sua página. Se eles já estão subscritos à sua lista, estarão mais inclinados para gostar da sua página Facebook em contraste às pessoas que não conhecem a sua marca.

Goste de nós (newsletter)

Como está a sentir a perda do like-gate? Partilhe nos comentários em baixo.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment