O que é um content upgrade

A maioria das pessoas lê um artigo na diagonal – se é o que o lê de todo. Quando têm interesse no tópico, lêem-no até ao fim.

Mas aquilo que torna um artigo de blog eficaz é um content upgrade, e estes são particularmente úteis para crescer a sua lista de emails.

Quanto mais pessoas tiverem na sua lista, mais oportunidades tem para criar uma relação lucrativa com elas.

Então o que é um content upgrade e como é que isso pode ajudar o seu negócio?

Content upgrade é um download grátis que coloca num artigo relacionado com o tema.

É considerado um “upgrade” porque é um valor adicionado ao artigo.

Por exemplo, neste artigo que escrevi sobre anúncios Facebook coloquei um content upgrade a meio do artigo.

Exemplo de content upgrade

Esse content upgrade é uma “Checklist de Anúncios Facebook”, note como é relevante para esse artigo sobre anúncios Facebook.

Quer ver um content upgrade em ação?

Eis um content upgrade, que é um guia para content upgrades (bom exemplo ‘meta’).

[thrive_leads id=’18095′]

Um content upgrade deve ser simples. Pode ser:

  • uma checklist
  • uma cheatsheet
  • um template
  • um conjunto de dicas

Vou-lhe mostrar exemplos e alguns websites que usam content upgrades e têm bom sucesso nesta estratégia.

5 exemplos de content upgrades

Vamos então aos exemplos.

Exemplo 1: Artigo em PDF

Há leitores que preferem fazer o download do seu artigo, especialmente se for um tipo de informação detalhada que serve como referência.

Algumas pessoas ainda preferem imprimir e ter as coisas à mão, e neste caso, oferecer o seu artigo como um recurso descarregável pode fazer todo o sentido.

Para isso pode colocar no final do artigo algum botão ou formulário para que o visitante dê os seus dados em troca de receber o artigo em formato PDF.

Assim os seus visitantes convertem-se em leads e têm a vantagem de poder ler o artigo com mais calma.

ícone PDF

Exemplo 2: Cheatsheet

Uma cheatsheet é uma “cábula”, um mini-guia, normalmente de uma página, que mostra como fazer alguma coisa.

Uma cheatsheet costuma conter atalhos, scripts ou templates para ajudar num determinado resultado. Um exemplo seria uma cheatsheet para um programa, como o Adobe Photoshop.

Atalhos Photoshop

Mas estas cheatsheets (cábulas) podem ser usados para vários de negócios: “A Cheatsheet para ter umas nádegas de aço” ou “A Cheatsheet para Coaches obterem mais leads”, ou “Cheathseet para escrever emails que geram vendas”.

Exemplo 3: Checklist

Uma checklist não é uma cheatsheet.

Uma checklist é normalmente um documento de 1 página com ações a tomar para chegar a um determinado fim. Este é um dos meus content upgrades favoritos, porque é fácil e rápido de consumir.

A maior parte das pessoas não tem tempo ou paciência para ler um ebook de 15 páginas, mas provavelmente vão abrir e agir num PDF de uma página.

Neste exemplo, a Wishpond usa como content upgrade uma checklist grátis sobre a psicologia da conversão, em que quando o leitor clica no link azul para download, abre uma janela para colocar o seu nome e email e poder fazer o download da checklist (ou ser-lhe enviada por email).

Content upgrade de Checklist da Wishpond

Isto é semelhante ao que usamos nos content upgrades da nossa agência, que é basicamente um processo de dois passos: primeiro a pessoa clica no link e depois é que abre uma janela para inserir os seus dados.

Exemplo 4: Conteúdo bónus

Tudo o que é grátis é apelativo às pessoas e torna-se algo irresistível.

Se tem um leitor agarrado a ler o seu artigo, pode oferecer-lhe conteúdo bónus, algum tipo de informação adicional em que eles possam estar interessados.

Neste exemplo temos um artigo que esta blogger escreveu sobre como “100 ideias de títulos para artigos”, e no meio desse artigo, ela colocou um content upgrade com dois bónus: o artigo convertido em PDF e outro documento adicional com mais 50 ideias de títulos.

Conteúdo bónus

Exemplo 5: Guia

Um guia rápido e curto que ensina algo que pode ser complicado, mas de forma simples. As pessoas querem coisas simples e resultados rápidos, e dar-lhes um mini-guia que elas consigam consumir e perceber rapidamente vai dar-lhes bons resultados.

Se o seu artigo for sobre as melhores peças decorativas de cerâmica para a casa, o seu guia pode ser um “crash course” de decoração de casa, onde irá recomendar onde as suas peças irão assentar melhor.

No exemplo deste artigo, tenho um guia para si sobre content upgrades. Sim, um guia sobre content upgrades e pode fazer o download dele ao clicar no link em baixo.

[thrive_leads id=’18095′]

Content upgrades vs lead magnets: há diferenças?

Há alguma sobreposição entre content upgrades e lead magnets. A principal diferença entre eles é a maneira como eles são dispostos e integrados no seu site.

Content upgrades são normalmente colocados a meio dum artigo. Por exemplo, você já viu um exemplo dum dos nossos content upgrades espalhados neste artigo: é um Guia de Content Upgrades que tenho para si. É uma caixinha colorida com um link que, quando clicado, abre uma janela para colocar o seu nome e email para obter o seu guia.

Um content upgrade é um conteúdo rápido de consumir e está relacionado com o artigo que o leitor está a ver. Pode ser uma checklist (o meu favorito), cheatsheet ou guia.

Um lead magnet pode não estar associado a um artigo. Pode ser um download com a sua própria landing page, pode ser um mini-curso, um e-book, etc.

Como criar o seu primeiro content upgrade

  1. Vá ao seu Google Analytics e veja que artigos ou páginas têm mais tráfego
  2. Abra o Microsoft Word, bloco de notas ou Google Docs.
  3. Decida que tipo de content upgrade vai criar. Dica: checklists, cheatsheets e guias curtos convertem melhor, porque são conteúdos de baixo-compromisso (rápido a consumir) e as pessoas obtêm valor instantâneo.
  4. Seja simples. Use o meu exemplo como template. Veja como escrevi o apelo à ação: “Download Grátis: Guia Content Upgrades (clique aqui)”, faça download do guia e veja como o escrevi. No final do guia coloque uma chamada de atenção para os seus serviços.
  5. Guarde o seu content uprade como PDF. Faça o upload para o seu site. Eu uso um processo mais avançado, mas você pode carregá-lo para o seu site WordPress e usar um formulário Wufoo para captar os emails. Os seus clientes serão redirecionados para o seu PDF. Ou pode inscrever-se no LeadPages, que permite ter um processo de opt-in de dois passos e que envia o content upgrade.

Dica bónus: Crie content upgrades que possam ser reciclados em outros artigos de blog. Estes podem ser artigos que já fez ou que está a planear fazer. Fazer um content upgrade para cada artigo de blog é impensável, por isso é que deve escolher os artigos mais visitados e relevantes para os seus leitores, para assim lhes criar um content upgrade que lhes dê valor – e que os coloque no seu funil, para que lhes possa tornar em clientes pagadores mais tarde.

Conclusão

Os content upgrades são uma boa tática para ter a meio do seu funil. É um tipo de conteúdo de baixo esforço e baixo compromisso, mas que apresenta grande valor para as pessoas, para ajudar o seu negócio a convertê-los em clientes.

Só para recapitular:

  • Saiba quais os seus artigos mais populares (Google Analytics). Crie content upgrades para artigos passados e para futuros artigos;
  • Use ferramentas gratuitas como o Wufoo e WordPress ou use LeadPages;
  • Seja simples na sua copy e no content upgrade, deve ser rápido de consumir;
  • No final do content upgrade coloque um apelo à ação para contacto

Já alguma vez implementou um content upgrade no seu site? Que resultados teve? Está a pensar implementar um agora? Partilhe comigo nos comentários.

P.S.: Leia este artigo no Co-Schedule sobre content upgrades, é bastante compreensivo no tema.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.


Notice: presscore_display_share_buttons_for_post foi chamada incorrectamente. Function is deprecated, use the7_display_post_share_buttons instead. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 7.8.0.) in /home/joaoxgaz/public_html/wp-includes/functions.php on line 4773

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment