Muitas pequenas empresas têm páginas Facebook, mas muitas não têm ideia de como usá-la para gerar vendas. A página até pode ter centenas ou milhares de likes, mas sem vendas, não tem grande valor.

Como é que um negócio pode transformar likes virtuais em compras verdadeiras?

Não tenha medo de promover os seus produtos e serviços
O Facebook existe para que se possa ligar aos seus clientes e prospetos, criando um relacionamento com eles, ao publicar artigos educativos, fotos e vídeos relacionados com a sua marca.

Conquanto que não deva ser demasiado promocional, nenhuma marca pode esperar gerar vendas se não publicar algo sobre os seus produtos e serviços. Não se sinta com necessidade de disfarçar um pithc de vendas. Por vezes uma mensagem direta é a melhor forma de captar a atenção do prospeto e gerar uma venda.

Artigo relacionado – Dicas para boas publicações Facebook

Conte uma história engraçada
Conte uma história que inclua o seu produto para que as pessoas queiram comprar. Associar o produto ou serviço da empresa a algo divertido gera mais envolvimento. Um exemplo espetacular é o que a Evian fez com o seu vídeo viral, em que associou algo banal, como água, com dança, emoção e bébés giros.

Publique o vídeo ou uma pré-visualização da história na sua página Facebook com um link para o vídeo (Youtube, ou seu website) e para o seu produto ou serviço.

Ligue-se online
Uma abordagem que integre o marketing online e offline gera mais likes e envolvimento, assim como mais visitas para uma loja que tenha localização física. Este tipo de publicações podem motivar os fãs e consumidores a habituarem-se à sua marca.

Aquilo que estiver com destaque na loja deverá estar com destaque também nas redes sociais. Quando anunciar alguma oferta num lado, faça-o também no outro.

Ofertas exclusivas para fãs
Para motivar mais pessoas a comprar pelo Facebook pode apresentar produtos exclusivos para fãs Facebook. Isto pode incluir edições especiais ou limitadas, ou novos lançamentos de produtos que são apresentados primeiro aos fãs, como nota de agradecimento e lealdade.

Tenha um separador de subscrição
Adicione um separador na sua página empresarial Facebook que apresenta uma forma do visitante se poder subscrever na sua lista de email. Note que os Like-Gating já não são permitidos desde finais de 2014.

Poderá monitorar através das estatísticas do Facebook o que está a funcionar e o que não está. Estas mostrarão informação de pessoas que gostam da página e estão envolvidas com as suas publicações. Também permite rastrear páginas competitivas para efeitos de comparação.

Incentivo aos fãs para partilhar experiência
Cerca de 90% das pessoas nas redes sociais confiam e acreditam nas recomendações de amigos (e até de estranhos).

Encorage os fãs a submeter fotos com os produtos que eles compraram de si, juntamente com avaliações dos mesmos. Motive conversas entre os fãs e clientes sobre a qualidade do serviço que receberam. Dê descontos ou bónus especiais àqueles que publicam no Facebook deles após terem comprado algo de si, como forma de os recompensar e motivar outros a fazer o mesmo.

Use também os anúncios Facebook para promover certas publicações para aumentar o envolvimento com as pessoas de forma a que elas comprem mais de si através do Facebook.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment