A psicologia por trás das formas de um logótipo

Quando se pensa em criar uma marca o design do logótipo é o passo mais importante. Um logótipo pode desencadear uma resposta emocional, pode repercutir na forma como os clientes e potenciais clientes visualizam um determinado produto, serviço ou empresa.

Um bom logótipo pode parecer simples, mas não há nada de simples sobre a criação de um logótipo eficaz e as suas formas.

A forma de um logótipo pode ter um impacto significante, o nosso subconsciente reage de forma diferente às várias formas, por isso é importante ter isto em mente quando se está a criar um logótipo é importante pensar que tipo de forma quer que ele tenha.

Provavelmente, já reparou nas formas dos logótipos, das marcas mais reconhecidas do mercado, as suas formas não foram escolhidas ao acaso.

Linhas, quadrados, círculos, curvas, todos transmitem significados diferentes, veja o exemplo do símbolo da Nike a combinação de linhas curvilíneas que terminam numa ponta afiada, transmite uma forte sugestão de movimento.

Eis como as formas de um logótipo, podem transmitir o efeito desejado.

Círculos, ovais e elipses

Estas formas tendem a projetar uma mensagem emocionalmente positiva. Usar um círculo num logótipo pode sugerir comunidade, amor, amizade, relacionamentos e unidade.

Os anéis fazem lembrar casamento e parceria, sugerindo estabilidade e resistência. As curvas têm tendência de serem vistas como um elemento feminino.

Logótipos Land Rover Hyundai Pepsi

Logótipos como o da Land Rover, Hyundai e Pepsi fazem uso de formas circulares e transmitem uma mensagem emocionalmente positiva.

Linhas verticais e horizontais

O nosso subconsciente associa linhas verticais com masculinidade, força e agressividade, enquanto linhas horizontais transmitem comunidade, tranquilidade e calma.

Logotipos IBM, Cisco, Giorgio Armani

Alguns exemplos de logótipos que fazem uso de linhas são a IBM, Cisco e Giorgio Armani. O tipo de letra escolhido também tem implicações nas formas de um logótipo por exemplo, fontes sem serifas e geométricas transmitem descontração e juventude.

Triângulos e quadrados

Um logótipo com formas triangulares ou quadradas, transmite estabilidade e também equilíbrio. Linhas retas, também podem transmitir força, eficiência e profissionalismo, no entanto, se forem combinadas com cores como o azul e cinza podem ser pouco convidativos e transparecer frieza, pode-se contornar estas associações ao usar cores mais quentes.

Logotipos CAT Mitsubishi Adidas

Os triângulos têm uma boa associação com o poder, a ciência, a religião e a lei. Estas formas tendem a ser vistas como atributos masculinos, então não é nenhuma coincidência quando vemos logótipos de marcas, cujos produtos são destinados a um público-alvo maioritariamente masculino com formas mais retas, como é o caso da CAT, Mitsubishi e Adidas.

Como aplicar a psicologia das formas num logótipo

Antes de começar a criar um logótipo é importante criar uma lista de valores e atributos, que o logótipo deve transmitir. Esta é uma das razões, porque é importante enviar um briefing ao cliente, para ficarmos a conhecer melhor o seu negócio.

Ter ideia da mensagem que o logótipo precisa divulgar, torna-se mais fácil combinar não apenas as formas do logótipo, mas também as cores e tipo de letra.

Combine estes três elementos para sua vantagem, por exemplo se escolher uma forma forte, mas achar que é muito agressiva ou masculina, use uma cor ou cores que atenuem o aspeto masculino.

Assim, como a fonte e a cor a forma também desempenha um papel importante na psicologia por trás de um logótipo e um bom design de logótipo, pode usar a forma para transmitir qualidades particulares sobre a sua marca.

Na DesignPT, ajudamos empresas de todos os tamanhos a construir as suas marcas, se precisa de ajuda ou aconselhamento com o design do seu logótipo, entre em contacto connosco.

Artigos relacionados:
A psicologia por trás do design de logótipo
6 passos para um grande logo
4 Coisas a não fazer quando quiser um logótipo
Como saber se precisa de um novo logótipo
5 Razões porque um logótipo simples funciona melhor para a sua empresa

Design Logótipo
Crie a sua marca com orgulho
a partir de €200

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.


Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment