10 Dicas para criar nome para empresa

Criar nome para empresa, negócio, produto, etc., pode parecer uma tarefa difícil e desafiadora. O seu nome precisa representar perfeitamente a sua visão, em apenas uma ou duas palavras.

A pensar nisso, deixo aqui 10 dicas para que possa ajudar a criar o seu nome memorável.

1. Não aborreça os clientes com o seu nome

O consumidor de hoje em dia está sobrecarregado com empresas e produtos que disputam por sua atenção.

Muitas vezes, as marcas só têm alguns segundos para chamar a atenção de um cliente, antes que eles sigam o seu caminho.

Escolher um nome pouco interessante coloca-o/a em desvantagem, as pessoas são atraídas por um nome evocativo que soe profundamente e pessoalmente.

2. Conte em contexto

É mais fácil avaliar o poder de um nome quando é colocado em contexto. Como empreendedor/a, sabe que é essencial definir o propósito, os benefícios e os objectivos do seu projecto antes de criar o nome.

Uma boa pergunta para fazer é “Eu quero que esta marca se encaixe ou se destaque?”

3. Mantenha o seu nome simples

Menos é mais. Quer que os seus clientes sejam capazes de se lembrar do nome da sua empresa, para que possam procurá-lo nas redes sociais ou numa pesquisa nos motores de busca.

Muitas vezes, encontramos um negócio ou marca, com um nome que não fazemos a ideia de como se pronuncia. Nomes assim, são muito difíceis de lembrar. Criar conhecimento e reconhecimento de uma marca assim é difícil. Escolha um nome simples, e vai reduzir nas suas despesas de marketing.

4. Não use nomes que só algumas pessoas vão entender

Uma marca que é espirituosa pode ser muito atraente para o público certo. No entanto, quando se trata de um nome, não vá pelo caminho de uma metáfora, que apenas um punhado do seu público-alvo será capaz de se lembrar rapidamente.

Um nome difícil, pode significar a perda de um potencial cliente passado por uma referência.

5. Obtenha ajuda para criar o nome da sua empresa

Não tente encontrar o nome perfeito por si mesmo/a, fazer brainstorming com outros aumenta a probabilidade de encontrar o nome certo.

Trabalhar com outras pessoas, vai ajudar a que surjam mais ideias, o que pode ajudar a encontrar o nome certo mais depressa. Ter que explicar os seus objetivos, missão e visão para os outros também ajudará a aprimorar as bases do seu projecto.

6. Verifique a disponibilidade da URL

Chegar ao nome certo e depois descobrir que não tem o URL disponível, pode ser uma desilusão.

Antes de estabelecer o seu nome, certifique-se de que o URL está disponível.

7. Pense além-fronteiras

Existem muitos casos, em que nomes de empresas internacionais acabam por ter um significado ofensivo em outro idioma.

A Nokia é um exemplo disto, com o telemóvel Lumia. Lumia é um termo para uma “senhora da noite” em espanhol.

8. Não se esqueça da legalidade

Ao criar o seu nome, tenha em mente as implicações legais, ao longo de todo o processo.

Escolher um nome que já está em uso, não só não compre o obejetivo de ser único, como pode causar problemas legais ao longo do caminho.

Para saber se um nome já está registado ou para registar, basta ir ao site do INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

9. Mantenha o seu público-alvo em mente

O seu público-alvo deve estar bem presente quando estiver a juntar as suas ideias. O seu objetivo é chegar a um nome que o seu público-alvo goste de usar, não siga a tentação de querer agradar a todos.

Adapte o seu nome para se adequar à personalidade e desejos do seu público-alvo. Criar o seu nome, para apelar diretamente ao seu público-alvo terá um impacto significativo no sucesso da sua empresa.

10. Valide o seu nome com o seu público-alvo

Mesmo que crie o seu nome com o seu público-alvo em mente, ainda precisa de ter a certeza que ele atrai o seu público preferido.

Escolha duas ou três opções de nomes, faça um questionário online ao seu público-alvo, para ajudar a chegar ao nome que mais lhes é apelativo.

Com estas dicas espero ajudar o seu processo de criar nome para empresa e tornando-o num processo gratificante, emocionante e divertido.

A DesignPT Agência Digital ajuda a comunicar o melhor que a sua marca tem às pessoas, de forma inteligente. Peça ajuda dum profissional, invista na sua imagem, obtenha bom design & branding.

Artigos relacionados:
Como escolher nome para empresa
Como escolher o nome certo para a sua marca
10 passos para criar uma marca para a sua firma
Como Impor uma Marca
Um logótipo não é uma marca

Logótipo
Design logótipo profissional
a partir de €200

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.


Notice: presscore_display_share_buttons_for_post foi chamada incorrectamente. Function is deprecated, use the7_display_post_share_buttons instead. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 7.8.0.) in /home/joaoxgaz/public_html/wp-includes/functions.php on line 4773

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment