como falar com a sua audiência nas redes sociais

As redes sociais são uma ferramenta útil que o/a ajudam a comunicar melhor com os seus clientes, mas como pode ter a certeza que o faz da maneira correta?

As redes sociais são uma parte vital do ecossistema digital e podem oferecer ao seu negócio uma série de benefícios, ajudam a ampliar o alcance da sua empresa, ao oferecer novas formas de se comunicar com os seus clientes.

Embora, a popularidade e a visibilidade das redes sociais possam parecer intimidantes, em geral, as recompensas podem superar o esforço.

Eis algumas dicas para ajudar a sua empresa a envolver-se com os seus clientes nas redes sociais.

Por onde começar?

Antes de saltar para o mundo das redes sociais, é importante que desenvolva uma estratégia ou plano de marketing, onde descreve o que deseja alcançar.

Precisa ter resposta para algumas perguntas ao fazer a sua estratégia:

  • Qual o público que quer alcançar?
  • Como deseja alcançar as pessoas e com que frequência?
  • Quais os seus objetivos?

É importante que estabeleça objetivos (quantos posts por semana, em que redes sociais, quantos gostos, partilhas, etc.). Para conseguir medir os seus esforços e selecionar quais as redes sociais que são adequadas para a sua empresa.

icone canetabulletpoint - Como falar com a sua audiência nas redes sociais

Depois de estabelecer a sua estratégia, é altura de configurar o seu perfil ou perfis nas redes sociais escolhidas.

Felizmente, estabelecer uma página para a sua empresa nas redes sociais é muito simples e económico, o que significa que a sua empresa não precisa gastar recursos valiosos para começar.

Deve vincular a atividade da sua empresa nas redes sociais ao seu site. O seu site deve ser o centro da sua presença online.

Ao ligar o seu site às redes sociais e vice-versa, pode ajudar a direcionar o tráfego entre essas duas partes do ecossistema digital.

Isto, não só pode ajudar a sua presença online, como permite que os usuários beneficiem do envolvimento das redes sociais, bem como as informações e suporte adicionais disponíveis no seu site.

Os benefícios das redes sociais

As redes sociais oferecem às empresas a oportunidade de se comunicarem diretamente com o seu público-alvo.

Cada rede social tem uma audiência específica e envolvida, que as empresas têm a oportunidade de tirar partido.

Redes sociais icones

As redes sociais, podem ajudar as pequenas e médias empresas, a chegar a um público mais vasto e potencialmente até se expandirem para o exterior.

Geralmente, a construção do alcance de uma empresa é de vital importância para as PMEs. E a popularidade das redes sociais em todo o mundo significa que, se a sua empresa for capaz de estabelecer uma presença social atraente, o seu negócio pode ser conhecido por uma audiência maior.

Dado o número de pessoas e empresas que usam as redes sociais, provavelmente já apanhou o barco, e está a pensar, como pode tirar ainda mais partido deste oceano das redes sociais.

Em 2017, estima-se que a receita de publicidade nas redes sociais seja uns bons $41 bilhões. Este valor demonstra o quanto as empresas estão dispostas a gastar para colher os benefícios desta parte do ecossistema digital.

O envolvimento é a chave

As redes sociais oferecem ao seu negócio várias maneiras de se poder comunicar com os seus clientes, seja através de publicidade paga ou de conteúdo original e envolvente.

Antes de se mandar de cabeça, analise e pense sobre o seu público-alvo e como pretende atraí-los.

Lembre-se que, as redes sociais não são um sítio para se ter uma conversa unidirecional e que podem, ser usadas para se envolver ativamente com utilizadores que possam estar interessados na sua empresa.

Pessoas a dar testemunhos e referencia

Imagine que está a usar o Facebook e alguém faz uma pergunta sobre um produto ou um serviço da sua empresa, responda assim que possível de maneira acolhedora e prestável o quanto possível.

Nas redes sociais, não precisa usar uma linguagem formal como no seu site ou num comunicado de imprensa, onde a linguagem formal é a norma.

Pode ter um estilo menos formal, converse com os seus clientes de uma forma mais casual. Isto pode ajudar a ter um melhor relacionamento com os seus usuários, mas não se surpreenda se nem todas as interações forem positivas.

As redes sociais oferecem aos seus clientes ou audiência uma maneira rápida de poderem entrar em contacto consigo ou com a sua empresa, em relação a uma dúvida, reclamação ou problema que possam ter tido.

O facto, de esses posts serem visíveis para todos, é essencial que tenha alguém que monitorize as suas contas.

Uma das melhores estratégias é responder a essas questões o mais rápido possível de uma forma profissional e direta.

Ao ignorar queixas por muito tempo, arrisca a que as pessoas fiquem com a ideia de que é indiferente, o que pode prejudicar a reputação da sua empresa.

As redes sociais não devem ser usadas como uma ferramenta reativa, a sua empresa deve garantir que promove conteúdo envolvente e atraente para construir uma base de seguidores.

Publicar imagens, artigos ou vídeos interessantes pode ajudar a se envolver com o seu público, e ao mesmo tempo mantém-se atulizado/a com as tendências do seu setor.

Isto pode ajudar a manter a sua marca como uma referência, criando confiança entre os seus clientes e potenciais clientes.

Ao interagir com os clientes de forma envolvente, a sua empresa começa com o pé-direito, no mundo das redes sociais.

Na DesignPT, ajudamos empresas de todos os tamanhos a construir marcas imparáveis, se você ou a sua equipa precisa de ajuda ou aconselhamento com a sua marca, entre em contacto connosco.

Artigos relacionados:
As métricas das redes socias que deve estar de olho
8 dicas rápidas para usar nas redes sociais
Alcance e Interação: qual é mais importante nas redes sociais?
Seja amigo dos clientes nas redes sociais
7 regras das redes sociais para PME’s
Venda mais nas redes sociais
Como ser reconhecido nas redes sociais

logotipo sauzza3 - Como falar com a sua audiência nas redes sociais
Logótipo
Design logótipo profissional
a partir de €200

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment