Provavelmente, já usa o email marketing e reconhece a sua importância para se manter em contacto com os seus clientes e potenciais clientes, ao mesmo tempo que gera mais oportunidades para o seu negócio.
Existem algumas práticas menos éticas, mas quando bem feito o email marketing pode realmente beneficiar o seu negócio.
Mito #1 Email marketing é spam
Quem não recebeu já emails não solicitados, de alguém ou de empresas, o que o(a) pode ter deixado relutante em experimentar o email marketing para o seu negócio. O que é compreensível, porquê arriscar a sua reputação ou a da sua empresa?
Email consentido, é entregar emails de valor que interessam à sua audiência, com informação que os recipientes acham interessante e de valor.
Acima de tudo, está a enviar informações para pessoas que se subscreveram para receberem os seus emails.
Mito #2 As pessoas não gostam de receber emails
Algumas pesquisas recentes realizadas nos EUA, revelaram que 91% dos inquiridos, gostam de receber emails promocionais de empresas com as quais fazem negócios, enquanto 86% disseram que gostam de receber emails promocionais, pelo menos uma vez por mês e 61% semanalmente.
Se pensar no seu caso, provavelmente existem emails que recebe e raramente abre, mas existem outros, que gosta de receber e abre regularmente. Receber emails regularmente, permite que fique atualizado(a) de uma forma que lhe seja conveniente e se decidir que quer fazer opt-out, tem a capacidade de o fazer.
Mito #3 As pessoas não podem remover-se da lista
Um dos benefícios do email marketing, é o controlo que se dá aos clientes e contactos, de se adicionarem à lista ou de se removerem da lista a qualquer momento.
Cada email que envia deve conter um link de remoção, para que os seus subscritores o possam fazer quando eles quiserem.
Mito #4 Precisa ser um(a) especialista em marketing para tirar proveito do email marketing
Tudo o que precisa, é usar uma plataforma de email marketing, que ofereça uma grande variedade de templates profissionais e responsivos. Templates estes, que foram desenhados para permitir que envie os seus emails de forma rápida, fácil e garantir que seja de uma forma profissional.
Mito #5 O email não é tão eficaz como as redes sociais
Hoje em dia, as pequenas empresas têm acesso a canais de marketing a baixo custo que não tinham à 20 ou 30 anos atrás, sempre que aparece algo novo, alguns dos métodos de marketing mais tradicionais são postos de lado.
Redes sociais, como por exemplo, o Facebook e o Twitter podem ser extremamente eficazes, mas estas redes não são suas e o seu alcance pode variar e muito.
O email, é quase 40 vezes mais eficaz do que o Facebook e o Twitter juntos, na angariação de clientes novos.
Vamos tomar o Facebook como exemplo, os posts no Facebook chegam a cerca de 2% dos seus fãs, já o email chega ao seu destino alvo (na caixa de entrada dos seus clientes ou potenciais clientes) 90% das vezes.
Não se trata de uma questão, de escolher um canal ou outro, é uma questão de vários métodos e vários canais. Usar as redes sociais, em conjunto com o email marketing, aumenta o envolvimento dos clientes em 73%, aumenta o número de novos clientes em 57% e o aumento do tráfego do website em 54%.
Artigos relacionados:
5 segredos simples para que abram os seus emails
7 Erros de Email Marketing que os Empresários Cometem
Email marketing – vale a pena em B2B?
5 dicas rápidas de Email Marketing
10 dados de email marketing que deve pedir
Email marketing: tornar os seus emails virais
Como medir o ROI do email marketing?