tendências de design de logotipos para 2019

Não é apenas o design de logótipo que vai passar por uma mudança em 2019, o branding também.

Com a crescente navegação no mobile, o mundo do marketing teve de se adaptar, e mudar as suas prioridades, para tornar as coisas bonitas e cativantes, em ecrãs mais pequenos.

Atualmente, os designers estão alcançar as últimas tendências em design de logótipos, para um novo cenário digital. Os futuros logótipos aproveitarão os avanços tecnológicos e o fascínio pelo futuro, mas não vão esquecer o passado.

Analisámos as tendências e compilámos uma lista, do que prevemos como as principais tendências de design de logotipos para 2019.

Principais tendências de design de logotipos para 2019

    1. Logótipos que mudam de formas
    2. Minimalismo Extremo
    3. Espaço Negativo
    4. Logótipos Detalhados
    5. Geometria mais Amigável
    6. Sobreposições
    7. Logótipos Retro
    8. Ilusões de ótica
    9. Emblemas
    10. Letras Manuscritas
    11. Quase Plano
    12 Diversão e Animado
    13. Vintage
    14. Anos 80 e 90

1. Logótipos que mudam de formas

Esta tendência afeta todas as marcas, independentemente do setor, tamanho ou personalidade. Criar variações do seu logótipo, para que possa otimizar melhor a sua marca, com base no sitio onde o logótipo é mostrado.

Esta tendência combina quatro tendências que estão em alta ao já algum tempo:

Logótipos Dinâmicos – Logótipos “vivos” que mudam constantemente, geralmente com base num algoritmo ou linguagem de marca predeterminada.

Logótipos Responsivos – Adaptam-se a diferentes tamanhos de ecrãs, por exemplo telemóveis, tablets, desktop.

Logótipos Contextuais – Adaptam-se ao local em que são usados, por exemplo um logótipo monocromático para um cartão-de-visita, um logótipo personalizado para uma t-shirt, etc.)

Logótipos Variáveis – Alguns aspetos do logótipo mudam consoante a campanha de marketing, por exemplo, um logótipo apropriado para crianças para uma campanha infantil, diferentes logótipos que promovem diferentes serviços.

Normalmente, ter quatro variantes de logótipo, chega para todas as necessidades, não é preciso exagerar.

Exemplos de logótipos dinâmicos

Exemplos de logótipos responsivos.

Exemplos de logótipos responsivos

Exemplo de um logótipo responsivo.

Exemplo de logótipo responsivo.

Logótipo da Apple com padrões abstratos.

2. Minimalismo Extremo

O minimalismo faz parte do design digital, graças ao benefício prático de reduzir o tempo de carregamento e melhorar os recursos visuais nos ecrãs dos telemóveis. E isto, também se aplica em design de logótipo e branding.

As marcas, principalmente nas indústrias tecnológicas e de moda, estão a remover qualquer elemento “a mais” nos seus logótipos e a focarem-se no tipo de letras, com a grande maioria a ir para fontes grotescas sem serifas.

Os designers, estão a criar designs com linhas de traço únicas, ou tipos de letras usados de maneiras criativas, para transmitir esse look minimalista.

Exemplos de logótipos minimalistas.

Exemplos de logótipos minimalistas.

3. Espaço Negativo

O espaço negativo é um “truque” que tem sido usado durante séculos, tem-se tornado bastante popular nos últimos anos, e a tendência continua em 2019, onde iremos ver o espaço negativo usado de forma inteligente e original.

Esta tendência torna os logótipos visualmente mais interessantes, assim como permite uma profundidade extra.

Logótipos com espaço negativo

Logótipo com espaço negativo.

Logótipo com espaço negativo.

Logótipo com espaço negativo.

4. Logótipos Detalhados

Embora, o minimalismo no design digital permaneça invicto, os logótipos em 2019, vão seguir a tendência de mais detalhados e elaborados. Normalmente, envolvendo ilustrações desenhadas à mão, vemos muitos designs de inspiração barroca, cheios de detalhes.

Esta tendência traz de volta os sombreados, floreados para preencher espaços negativos, círculos concêntricos, linhas paralelas e atenção a pequenos detalhes.

Esta tendência é fortemente prevalente na indústria da alimentação e bebidas.

Exemplo de um logótipo detalhado.

Exemplos de logótipos detalhados.

Exemplo de logótipo detalhado.

Exemplo de um logótipo detalhado de uma marca de cerveja.

5. Geometria mais Amigável

Como referido, no nosso artigo sobre “Tendências de Design Gráfico para 2019”, a geometria e as formas abstratas são uma tendência predominante em todos os setores.

Estas formas e imagens são ideais para recriar um visual futurístico e de ficção científica. No entanto, a desvantagem é que este estilo pode parecer frio ou opressivo. Uma maneira de contornar isto é usar cores quentes e brilhantes, e juntar curvas para equilibrar as composições do logótipo.

Exemplo de um logótipo com formas geométricas.

Exemplo de um logótipo com formas geométricas.

6. Sobreposições

Semelhante à tendência do espaço negativo, que já abordamos acima, as sobreposições são outra maneira visualmente dinâmica de adicionar dualidade e camadas extra ao seu logótipo.

A criação de um segundo ou até mesmo terceiro elemento, a partir do espaço sobreposto de um logótipo, permite oportunidades de criação e misturas hipnotizantes de cor.

Exemplo de um logótipo que faz uso de sobreposições.

Exemplo de sobreposições, num logótipo.

7. Logótipos Retro

Logótipos vintage e retro eram uma tendência popular dos logótipos em 2018, tão popular que em 2019, se você quer que seu logotipo retro se destaque, tem de se inspirar bem lá “atrás”. Mais logótipos estão a ter influência dos estilos renascentista ou medieval, observando imagens de emblemas de alianças, brasões, anteriores à era industrial na esperança de absorver a sua autenticidade.

Exemplo de um logótipo retro.

Exemplo de um logótipo retro.

Exemplo de um logótipo retro.

8. Ilusões óticas

Uma forma de criar um logótipo atraente é fazer com que o espetador olhe duas vezes. As ilusões óticas estão a tornar-se mais populares. Designers manipulam perspetiva e sombreamento, para imagens que desafiam a lógica e aumentam a suas chances de serem lembradas. Esta tendência inclui, ilusão de dobras, ilusão de deformações, ilusão de quebras, etc.

Exemplo de uma ilusão ótica.

Exemplo de um logótipo com ilusão ótica.

Exemplo de um logótipo com ilusão ótica.

Vários exemplos de um logótipo com ilusão ótica.

Exemplo de um logótipo com ilusão ótica.

9. Emblemas

Os emblemas têm sido um estilo comum no design de logótipos, desde o início. Hoje em dia, eles são uma maneira poderosa, eficaz e versátil de transmitir a identidade de um negócio, especialmente para integrar a tagline e o ano em que a empresa foi criada.

Exemplo de um logotipo que é um emblema.

Exemplo de um logotipo que é um emblema.

Exemplo de um logotipo que é um emblema.

Exemplo de um logotipo que tem um emblema.

Exemplo de um logotipo que tem um emblema.

10. Letras Manuscritas

As letras manuscritas cresceram o ano passado e tudo indica que se vão tornar ainda mais fortes em 2019. À medida que nos tornamos mais conscientes como consumidores, também apreciamos o valor por trás de um serviço, um negócio, uma marca e, por fim, a arte e o artista por trás disso.

Logótipo com um tipo de letra manuscrito.

Logótipos com um tipo de letra manuscrito.

11. Semiplano

Em 2012-2013, o design plano era o padrão oficial, hoje o semiplano ou o Flat 2.0 continuou a manter a sua presença, o que veio naturalmente, em 2018, foi o uso de sombras. As sombras subtis e os detalhes dão lugar a uma hierarquia visual que realça os logótipos e identidade como um todo.

Exemplo de um logotipo flat.

Exemplo de um logotipo flat.

12. Divertido e Animado

Um design divertido e animado é um antídoto para o negativismo no mundo, e as marcas estão a mostrar que não têm medo de uma abordagem um pouco diferente.

Esta abordagem é muitas vezes feita com ilustrações, não é apenas para ser atraente, mas também para transmitir uma sensação positiva, confiança e conforto, que preenche a lacuna entre clientes e uma experiência memorável.

Logotipo do Mailchimp, o exemplo de um logotipo divertido e animado.

Exemplo de um logotipo divertido e animado.

Exemplo de um logotipo divertido e animado.

13. Vintage

A tendência Vintage traz de volta memórias, cheiros e sensações de outra época, para os dias de hoje. Embora, aplicável a uma ampla gama de empresas, as indústrias da alimentação e da moda são as que capitalizam esta moda.

Transmite uma sensação de habilidade e autenticidade para a marca.

Exemplo de um logotipo vintage

Exemplos de logotipos vintage

14. Anos 80 e 90

Em 2018, foi o estilo de design dos anos 80 que reinou, mas espere ver mais anos 90 em 2019. Espere ver o melhor dos anos 90 de volta aos holofotes, num esforço para atrair os millennials e as crianças dos anos 80.

E não é só copiar e colar o que funcionou antes, tem de evoluir a partir das matérias-primas fornecidas pela história. O que é moderno sobre isto é a sua relevância em tempo útil.

Anos 80, uma tendência de design de logótipos para 2019.

Exemplo de um logótipo inspirado nos anos 80.

Exemplo de um logótipo inspirado nos anos 80.

Exemplo de um logótipo inspirado nos anos 80.

Estas são as nossas melhores previsões de tendências de design de logotipos para 2019. Tem mais alguma tendência de design de logótipo? Gostaríamos muito de ouvir a sua opinião, partilhe connosco nos comentários.

A DesignPT Agência Digital ajuda a comunicar o melhor que a sua marca tem às pessoas, de forma inteligente. Peça ajuda dum profissional, invista na sua imagem, obtenha bom design & branding.

Artigos relacionados:
Dicas para design de logótipo
Dicas para criar logótipo profissional
Gostar do seu logotipo – 10 dicas para um bom design
4 Coisas a não fazer quando quiser um logótipo
O que precisa saber antes de desenhar o seu logótipo
Como Desenhar o seu Logótipo
Checklist para um logótipo de sucesso
6 passos para um grande logo

Logótipo
Design logótipo profissional
a partir de €200

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.


Notice: presscore_display_share_buttons_for_post foi chamada incorrectamente. Function is deprecated, use the7_display_post_share_buttons instead. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 7.8.0.) in /home/joaoxgaz/public_html/wp-includes/functions.php on line 4778

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment