Coisas a não fazer quando criar nome para empresa

Escolher o nome para um negócio pode ser uma verdadeira dor de cabeça. Neste artigo vou falar de seis coisas a não fazer quando criar nome para empresa e comprar o seu domínio. Não vou falar de nada técnico, mas vou deixar algumas dicas, que podem vir ajudar a evitar alguns erros, que podem vir a sair caro no futuro.

1. Escolher um nome que já existe

Este é muito óbvio, mas nunca é demais lembrar. No mínimo, escolher um nome que já está a ser usado confundirá os seus clientes.

Na pior das hipóteses, acabará por ser processado por violar uma marca registada. E, se usar o nome de uma empresa que já está registado, provavelmente o domínio já estará a ser usado.

Faça muita pesquisa antes de escolher um nome. Certifique-se de verificar marcas registadas, para evitar problemas legais. E verificar se o nome escolhido para a sua empresa tem o domínio também disponível.

2. Escolher um nome complicado

O que é que nomes como Apple, Google ou Facebook têm em comum? São nomes curtos, fáceis de memorizar e de soletrar. E também sabe que se colocar “.com” depois de qualquer um destes nomes, vai parar ao site da empresa.

Imagine um nome como este DFJL Canalizador e Sistemas de Rega. Se tivesse de memorizar este nome em 30 segundos, provavelmente ia-se esquecer. O mesmo iria acontecer com um potencial cliente.

Agora imagine este nome como um domínio DFJLCanalizadorSistemasRega.pt, fica ainda mais difícil de memorizar.

Mantenha o nome da sua empresa e domínio o mais simples possível, evite usar carateres especiais. Para ser fácil de memorizar, soletrar e escrever, o seu nome deve ser o mais curto possível. Os nomes curtos também são mais fáceis de partilhar nas redes sociais.

Sempre que o seu nome aparecer listado nos resultados de um motor de busca, num email ou mesmo impresso, um nome curto oferece a vantagem do espaço.

Também, sugiro que evite números no seu nome. Isto gera muita confusão se tiver de explicar que o número no seu domínio é mesmo um número em vez de texto por extenso.

3. Perder o seu domínio

Encontrou o nome perfeito para a sua empresa, verifica que o domínio está disponível, mas como ainda não precisa de um website não compra o domínio.

Depois de um ano ou dois de crescimento, decide que está na altura de expandir as suas vendas para o online. Vai comprar o nome do domínio que corresponde ao nome da sua empresa, e não pode porque nesses dois anos outra pessoa o comprou.

Nome de domínio

Nome dum domínio

Isto acontece muitas vezes e é muito frustrante. Sim, há uma maneira de recuperar um domínio de alguém. Sim, pode ter uma reivindicação por violação de marca registada.

Mas este processo é caro, consome tempo e stress. Por isso, é sempre melhor comprar o nome do domínio correspondente ao nome da sua empresa o mais rápido possível. O custo de um domínio não é nada comparado ao custo de uma ação legal.

4. Seguir modas

Por vezes é difícil chegar a um nome que esteja disponível, por isso os erros de ortografia propositados ou distorções linguísticas tornaram-se comuns. Como é o caso do “bit.ly”.

Considere se será uma boa estratégia seguir uma moda ou se isto vai marcar a sua marca como sendo de uma época específica, passando uma imagem desatualizada.

Escolher um nome só porque está a seguir uma tendência pode acabar por ficar com um negócio que parece desatualizado. Se isto acontecer, poderá ter que mudar de marca, o que lhe pode custar um investimento que poderá não ter.

Escolha um nome porque gosta dele, não porque acha que está na moda.

5. Escolher a extensão errada do domínio

Deve escolher .com, .pt, .net ou outra? Com tantas extensões de domínio pelo mercado, escolher a certa pode parecer complicado.

Quando se trata de .com vs .pt, se o seu foco de mercado for inteiramente clientes em Portugal faz sentido se for o .pt. Mas, se quiser vender para os EUA, exclua o .pt, pois não é relevante para este mercado.

Existem muitas extensões que pode escolher, aplica-se a mesma regra. Está a pensar abrir uma agência de viagens, talvez faça sentido o .travel. Vai abrir um café em Portugal, faz todo o sentido .pt, pensa expandir para cidades europeias, então o .com, já faz mais sentido. Tem um centro de explicações ou vende cursos online, poderá fazer sentido o .edu.

Recomendo que registe o nome do seu domínio, nas extensões mais usadas, quantas puder e fizerem sentido para o seu negócio, e redirecioná-las para o seu domínio principal.

Por exemplo, o dominio principal seria oseudominio.com, as restantes como oseudominio.pt, oseudominio.com.pt, oseudominio.net redirecionam para o principal. Isto impede que os seus concorrentes registem estes domínios e que fiquem com visitantes que procuram pelo seu negócio.

6. Decidir por conta própria

Escolher um nome para a sua empresa pode parecer uma decisão muito pessoal. Mas, está a escolher um nome que os seus clientes e potenciais clientes gostem e se lembrem.

Se tiver orçamento, talvez faça sentido pedir ajuda a profissionais. Se não tiver pergunte a alguns amigos ou até mesmo a alguns clientes que possa ter o que eles acham do seu nome.

Pasta feedback

Tente reunir opiniões honestas sobre o que está bem e o que pode ser melhorado. Isto não significa que tem de mudar a sua escolha, mas talvez queira enfatizar benefícios específicos nos seus esforços inicias de marketing, se o nome em si não os comunicar claramente.

Espero que estas dicas ajudem na sua escolha. Se tiver experiências ou outras dicas partilhe connosco nos comentários.

A DesignPT Agência Digital ajuda a comunicar o melhor que a sua marca tem às pessoas, de forma inteligente. Peça ajuda dum profissional, invista na sua imagem, obtenha bom design & branding.

Artigos relacionados:
Como escolher nome para empresa
10 Dicas para criar nome para empresa
Como escolher o nome certo para a sua marca
10 passos para criar uma marca para a sua firma
Como Impor uma Marca
Um logótipo não é uma marca
Como criar uma marca para o seu negócio

logotipo sauzza3 - 6 Coisas a não fazer quando criar nome para empresa e domínio
Logótipo
Design logótipo profissional
a partir de €200

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment