6 tipos de logotipos

Não há nada tão imediato quanto um logotipo. O seu logotipo é o seu selo no mundo, um símbolo visual cheio de significado que pode, num instante, revelar aos seus clientes a essência da sua marca.

Neste sentido, o seu logotipo é a ponta do iceberg da sua marca, um reflexo pequeno, mas revelador, da densa complexidade do que está por baixo.

Os logotipos não são o produto de sessões de imaginação de designers. Eles são informados pela pesquisa de marca e guiados pela estratégia e posicionamento.

Até o logotipo mais simples, é o resultado de esforços meticulosos para destilar os princípios fundamentais de uma marca.

Caracterizado por imagens simbólicas, o seu logotipo deve ser inspirado por informações obtidas no processo de estratégia da marca. Por fim, um logotipo de sucesso executa a estratégia através do design.

Em resumo, criar um bom logotipo não é fácil. Tem tipos de letra, cores e símbolo(s) para trabalhar. Ao usar estes elementos, um designer deve criar uma imagem original, que represente a sua marca.

Essa imagem deve ser única e ser altamente diferenciada da sua concorrência.

O seu logótipo tem de evocar a personalidade da sua marca e transmitir as peculiaridades que caracterizam o tom de voz da sua marca.

No entanto, o seu logotipo deve se resumir a uma única ideia. Logotipos que tentam transmitir vários conceitos são lembrados por nenhum deles.

A boa notícia, é que não falta tipos de logotipos. Eles podem ser baseados em texto ou imagem, literal ou simbólico, estático ou dinâmico. É útil entender os vários tipos de logotipos para criar ou fazer um redesign do seu próprio logótipo.

As categorias a seguir não são exclusivas ou definitivas, algumas marcas incorporam mais do que um elemento. Mas, as decisões sobre qual o estilo que funcionará melhor para a sua marca, devem ser calculadas e deliberadas, com base em pesquisa, análise e conhecimento.

Os seis tipos de logótipos que vamos analisar são: Lettermark, Wordmark, Emblema, Símbolo ou Ícone, Combinação e Dinâmico.

Lettermark

exemplos tipos de logotipos lettermark

O lettermark apresenta uma letra singular, para representar graficamente uma marca. Como são independentes e não constituem uma palavra ou mensagem completa, as formas das letras devem ser caracterizadas por personalidade e significado ousado.

Um lettermark bem-sucedido evoca automática e inconscientemente o nome completo de uma marca na mente dos consumidores. O “Y” do Yahoo, o “A” da Airbnb ou “M” da McDonalds, são bons exemplos destes tipos de logotipos.

Como estes tipos de logótipos têm poucos elementos, podem ser facilmente reduzidos para ícones de aplicativos, redes sociais e similares.

Quando usar o tipo de logotipo lettermark?

Uma das vantagens do uso do lettermark consegue simplificar nomes complicados ou longos. Este tipo de logótipo lettermark também se encaixam melhor em vários tamanhos, desde o mais pequeno ao maior.

A desvantagem, é que a maioria dos tipos lettermark depende da exibição repetida para haver reconhecimento. Se não for criado com habilidade, um lettermark pode não ser legível.

Wordmarks

exemplos tipos de logotipos wordmarks

O wordmark é um tipo de logotipo em que apenas o nome da empresa, produto ou marca é usado para representá-la.

Seja o nome formal da sua empresa ou um acrónimo mais facilmente reconhecível, o wordmark compreende uma(s) palavra(s) e deve ser fácil de ler e ter um tipo de letra altamente distinto.

Neste sentido, o tipo wordmark é sem dúvida a forma mais simples de expressão de uma marca. Ele não precisa se basear no simbolismo, mas na harmonia dos caracteres.

Este tipo de logotipo, às vezes é de natureza conceptual ou pictórica, representa uma ideia além do nome que ele soletra.

Logo da FedEx com seta nas últimas duas letras.

Independentemente de ter notado ou não, o logotipo da FedEx apresenta uma seta no espaço em branco entre as duas letras finais. Habilmente sugerindo movimento e progresso, a subtileza do símbolo é de fato a sua característica mais poderosa.

Quando usar wordmark?

A vantagem é que ao usar o nome completo contorna o problema do reconhecimento, quando se trata de procurar um símbolo que seja simples e único.

A desvantagem, é que se não for bem-sucedido, será apenas um conjunto de letras pode ser genérico e não ter valor mnemónico.

Emblema

exemplos tipos de logotipos com emblema

Quando o wordmark, letterform, ou ícones e símbolos é alojado numa forma que é uma parte essencial da sua identidade, é um emblema. Os emblemas geralmente contêm vários elementos, mas ao escolher este caminho, é recomendável manter a simplicidade como objetivo final.

O emblema é uma marca na qual o nome da empresa está inevitavelmente ligado a um elemento pictórico.

E o que os diferencia de outros tipos de logotipos é que os elementos nunca são isolados.

A desvantagem dos emblemas é quando se tem de minimizar. Como o tipo de imagem ou a imagem da marca é, por definição, contida num espaço fixo, esses elementos podem se tornar ilegíveis à medida que o logotipo é reduzido para fins móveis, redes sociais ou outros.

É por isso que a Starbucks mudou o seu logótipo emblema, para um símbolo ou ícone no seu rebranding.

logotipo starbucks

Emblemas são frequentemente usados para aumentar os sentimentos dos consumidores quanto à qualidade, confiança e longevidade da marca.

Quando usar um emblema?

A vantagem é que os emblemas parecem maravilhosos como um bordado num uniforme.

A desvantagem é que, o emblema pode apresentar um maior desafio de legibilidade quando minimizado.

Símbolo ou Ícone

exemplos tipos de logotipos com símbolo ou ícone

Os símbolos ou ícones, baseiam-se no poder das imagens para conotar os princípios fundamentais das marcas que eles representam.

Quer eles representem um símbolo/ícone facilmente reconhecível, ou uma forma mais abstrata e ambígua, este tipo de logótipo deve ser simples, mas cheios de significado, e aproveitar ao máximo as sombras e o espaço negativo.

Quanto mais simples o design, mais difícil é a execução. Por serem ambíguos por natureza, este tipo de logotipo é particularmente eficaz para marcas tecnológicas, mas existem excelentes exemplos em todo o tipo de marcas.

Quando usar um símbolo ou ícone?

A vantagem, já diz o velho ditado “uma imagem vale mais que mil palavras”

A Desvantagem é que pode ser difícil de reconhecer sem um grande investimento em publicidade.

Combinação

exemplos tipos de logotipos combinação

O nome diz praticamente tudo, os logotipos de combinação combinam, símbolos ou ícones e palavras no seu design.

Este tipo de logótipo faz uso de texto com um símbolo ou ícone, que transmite a imagem de marca que deseja criar para a sua empresa ou organização.

O texto conciso pode complementar um ícone ou símbolo, fornecendo clareza suplementar sobre o que é a sua empresa. Estes logótipos são principalmente uma combinação de texto com símbolo ou ícone.

Quando usar o tipo de logotipo combinação?

Vantagens: atraente, reconhecível, eterno, versátil.

Com símbolos e letras à sua disposição, pode usar o seu logotipo para criar uma mensagem clara da marca.

O logotipo de combinação, também permite um rebranding mais fácil, o nome da sua empresa, por exemplo, combinado com um símbolo ou ícone (abstrato ou não) será associado como um só, de modo que, eventualmente, se os seus clientes virem apenas o símbolo podem associar imediatamente à sua marca.

A Nike fez exatamente isto com o seu famoso símbolo, enquanto o logotipo tradicional é o nome combinado à imagem do símbolo, o vestuário costuma ser marcado apenas com o símbolo, e são instantaneamente reconhecidos.

Dinâmico

exemplos tipos de logotipos com dinâmico

Há cada vez menos instâncias em que o seu logotipo não é apresentado por meio de media digital. Isso significa que os logotipos não são mais limitados pela natureza estática da impressão. Eles podem se mover e se transformar e até assumir a forma de narrativas em miniatura.

Quando a Casa Da Musica, o centro musical de Rem Kohlhaas, em Portugal, precisava de uma identidade versátil, o designer Stefan Sagmeister, desenvolveu uma marca dinâmica inspirada na forma arquitetónica do edifício, e que apresenta perspetivas instáveis e paletas de cores personalizáveis.

Quando usar logotipo dinâmico?

Vantagens:

  • Requer um contexto forte.
  • Transmite identidade à sua marca.
  • Pode ser tão criativo quanto quiser! Como existem muitos meios pelos quais pode construir a sua marca (Web sites responsivos ou apps, blogs, media digital, produtos, anúncios, etc.), pode modificar o seu logotipo para se adequar a qualquer cenário.

Além disso, os logotipos dinâmicos mantêm as coisas interessantes, o seu público-alvo estará atento para ver o que vem a seguir.

Escolher o tipo certo de logotipo pode ser uma tarefa assustadora. O processo torna-se mais fácil, quando conhece a sua marca por dentro e por fora.

Depois de definir a personalidade, o posicionamento e as mensagens fundamentais da sua marca, o tipo de logotipo que melhor a representará torna-se mais um pressentimento do que um jogo de adivinha.

Este nível de entendimento abrangente ocorre somente após uma pesquisa e estratégia de marca completas.

Decidir um tipo de logotipo deve ser uma das primeiras etapas no desenvolvimento de uma identidade de marca.

Não existe uma regra para determinar qual funcionará melhor para o seu tipo de negócio.

Ao projetar uma marca, é imperativo garantir que o logotipo represente a sua empresa da maneira certa.

O design de logotipo não é sobre o que se gosta ou não, é sobre o que funciona.


A DesignPT Agência Digital ajuda a comunicar o melhor que a sua marca tem às pessoas, de forma inteligente.

Peça-nos um orçamento, contacte-nos agora, invista na sua imagem.

Artigos relacionados:
Dicas para criar logótipo profissional
Logótipo design – como avaliar um logotipo
A importância de um logótipo
A psicologia por trás do design de logótipo
A importância da cor no design de um logótipo
Gostar do seu logotipo – 10 dicas para um bom design
Branding, Identidade e Logótipo, Quais as diferenças?
Porque a sua empresa precisa de um logotipo profissional

logotipo sauzza3 - 6 Tipos de Logotipos: Descubra as Diferenças
Logótipo
Design logótipo profissional
a partir de €200

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment